Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada?

Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada?

O petróleo é um dos compostos orgânicos mais importantes atualmente (provavelmente o mais importante!). A partir do petróleo, se dá origem a diversos produtos, tais como plásticos, combustíveis ou o asfalto. Sendo assim, o nosso objetivo de hoje é estudar o processo de destilação fracionada na produção de petróleo. Vamos mostrar quais são os produtos resultantes da destilação, mostrando também a importância do petróleo no dia a dia.

Como falamos, após o petróleo ser extraído da natureza, este vai para as refinarias para então ser fracionado em outros diversos compostos que vamos ilustrar adiante. Estes produtos formados são logicamente hidrocarbonetos, que são separados em função de suas ligações e densidade, através do processo de destilação fracionada.

  • Destilação fracionada
  • Compostos formados
  • Utilização dos compostos
    • Leia mais:

O processo de destilação fracionada, que já estudamos em postagens anteriores (relembre essa postagem clicando aqui!) é um dos processos mais utilizados na obtenção dos subprodutos do petróleo. Como já explicamos anteriormente, de maneira geral, à medida que o petróleo chega nas refinarias, é direcionado para uma fornalha, onde é aquecido, e devido ao tamanho das moléculas dos hidrocarbonetos, são encontradas diferentes temperaturas de ebulição que dão origem aos diferentes compostos. Veja na figura a seguir uma esquematização do processo de destilação fracionada do petróleo, assim como as temperaturas de ebulição para os diferentes compostos:

Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada?

Compostos formados

Já havíamos adiantado na figura acima quais são os compostos produzidos a partir da destilação do petróleo. Veja na tabela a seguir uma tabela, contendo os produtos resultantes da destilação do petróleo, assim como a temperatura de ebulição dos elementos, que deve ser atingida para a sua obtenção e também a quantidade de carbonos presentes na fórmula química de cada um dos compostos:

Produto formado Ponto de ebulição Quantidade de carbonos
Gases (propano e butano) 20 °C De 1 a 4 carbonos
Gasolina 150 °C 5 a 10 carbonos
Querosene 200 °C 10 a 16 carbonos
Diesel 300 °C 14 a 20 carbonos
Óleo combustível 370 °C 20 a 70 carbonos
Óleo lubrificante 400 °C 20 a 50 carbonos
Parafina, asfalto Acima de 400 °C Mais de 70 carbonos

Observando a tabela você pode perceber a complexidade do processo de produção do petróleo. Existem ainda diversos modelos de destiladores, cada um com algum ponto forte diferente. No entanto, isso foge do nosso escopo e ficará para uma próxima postagem.

Utilização dos compostos

Estes compostos produzidos através da destilação do petróleo são encontrados em diversas atividades diariamente, vamos ver as principais:

Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada?

  • Gases: são transformados em GLP (gás liquefeito de petróleo) e são amplamente utilizados em fogões e chuveiros;
  • Gasolina: Amplamente utilizada em motores a combustão;
  • Querosene: Utilizado como combustível para aviões;
  • Diesel: Combustível de ônibus e caminhões;
  • Óleo combustível: Utilizado como combustível de navios e embarcações;
  • Óleo lubrificante: Usado para a lubrificação de motores e componentes mecânicos;
  • Asfalto: Utilizado para a pavimentação de ruas e avenidas.

Desta forma, estudamos sobre a importância da destilação fracionada do petróleo. Este processo dá origem a uma série de produtos utilizados em nosso cotidiano. Além disso, aprendemos também sobre quais são os produtos formados, além de conhecer um pouco mais sobre o processo de destilação fracionada.

Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada?

Principal diferença

A principal diferença entre a destilação fracionada e a destilação simples é que a destilação fracionada é um processo usado para separar líquidos que possuem pontos de ebulição muito próximos, enquanto a destilação simples em que apenas os líquidos que possuem grandes pontos de ebulição são separados. de pontos de ebulição entre eles.

A destilação fracionada é um método usado para separar líquidos que têm pontos de ebulição muito próximos. Por outro lado, a destilação simples pode ser usada para separar apenas os líquidos que possuem grandes intervalos de ponto de ebulição de pelo menos 50 graus entre eles. A destilação fracionada é um procedimento mais demorado e demorado; no entanto, a destilação simples requer apenas vaporização e, portanto, a condensação leva menos tempo do que sua comparação.

A destilação fracionada também consome mais recursos, pois pode exigir que o processo seja repetido várias vezes para completar a separação de todos os fluidos, mas a destilação simples consome menos tempo devido à simplicidade de seu processo. A destilação fracionada utiliza o mesmo aparelho com a adição de uma coluna de fracionamento, enquanto a destilação simples envolve um aparelho simples com dois frascos e um condensador.

Na destilação fracionada, a coluna de fracionamento é utilizada no processo como segregador para os diferentes líquidos envolvidos no processo, enquanto na destilação simples, o líquido é separado à medida que o líquido de menor ponto de ebulição é separado à medida que vaporiza e, em seguida, condensa para a forma líquida. A destilação fracionada requer que o processo seja repetido várias vezes para completar a separação de todas as soluções, enquanto que para a destilação simples, o processo não precisa ser repetido várias vezes, pois um único disparo pode fazer o trabalho.

A destilação fracionada não pode ser usada para separar um solvente de um soluto; no entanto, em uma destilação simples, o solvente pode ser separado do soluto seguindo o processo. Na destilação fracionada, muitos componentes importantes devem ser recuperados como produtos, enquanto na destilação simples, o componente principal geralmente é um único produto que deve ser separado. O principal exemplo de destilação fracionada é o refino de petróleo bruto, enquanto a água salgada é refinada seguindo o processo de destilação simples.

Quadro comparativo

Destilação fraccionada destilação simples
A destilação fracionada é usada para isolar líquidos com pontos de ebulição muito próximos. A destilação simples pode ser usada para separar apenas os líquidos que têm grandes intervalos de ponto de ebulição de pelo menos 50 graus entre eles.
Aparelho
Ele usa um aparato complexo que inclui uma coluna de fracionamento. A destilação simples envolve um aparelho simples e nenhuma coluna de fracionamento.
Recursos
consumir mais energia e tempo Consuma menos energia e tempo
Processar
O componente em ebulição é coletado em suas diferentes colunas fracionárias específicas resultando na separação como produto refinado. O solvente a ser separado ferve em um ponto de ebulição anterior, deixando para trás todos os solutos indesejados.
Precisão
Você pode purificar facilmente líquidos complexos. Dá pior separação
Repetição
Requer que o processo seja repetido mais de uma vez para completar a separação de todos os fluidos Não requer que o processo seja repetido.
Separação de solventes
Não pode ser usado para separar um solvente de um soluto. O solvente pode ser separado do soluto seguindo o processo
Produtos
Muitos componentes importantes devem ser recuperados como produtos O componente principal geralmente é um único produto que deve ser separado.
Principais usos
Extração de uma combinação de líquidos com pequenas variações no ponto de ebulição. Líquidos de extração com grandes variações de ponto de ebulição ou líquidos com contaminações

O que é destilação fracionada?

A destilação fracionada é uma técnica utilizada para a separação de componentes de misturas complexas. Esses componentes deste complexo têm pontos de ebulição mais próximos. Para estes tipos de misturas complexas, a forma tradicional de processos de destilação não faz sentido. Lá, uma destilação modificada como a destilação fracionada faz o trabalho.

A destilação fracionada é um método usado para separar líquidos que têm pontos de ebulição muito próximos. O aparato utilizado na destilação fracionada é complexo se comparado ao aparato tradicional com a adição de uma coluna de fracionamento. Esta coluna de fracionamento é anexada a um frasco contendo a mistura líquida. Essas colunas de fracionamento atuam como um pequeno plugue e impedem que os gases subam na câmara. Isso impedirá a passagem de vapores impuros.

As contas de vidro nesta coluna de fracionamento fornecem uma área de superfície maior para os processos de vaporização e condensação. Esta coluna de fracionamento é utilizada no processo como separador para os diferentes líquidos envolvidos no processo. Como dizemos, se uma mistura de dois componentes for aquecida, o vapor formado será formado por ambos os componentes devido à menor diferença em seus pontos de ebulição.

Mas com o passar do tempo, a temperatura cairá gradualmente e o topo da coluna de fracionamento atingirá o ponto de temperatura mais baixa. O constituinte com ponto de ebulição mais baixo será ali filtrado e o restante com ponto de ebulição mais alto será coletado na extremidade inferior do frasco.

Líquidos complexos têm um ponto de ebulição ligeiramente diferente e com a ajuda desta coluna de fracionamento esses líquidos são separados em seu ponto de ebulição. Por mais simples que pareça, a coluna fracionária adiciona complexidade ao seu aparelho. A destilação fracionada requer que o processo seja repetido várias vezes para completar a separação de todos os fluidos. Este tipo de destilação não pode ser usado para separar um solvente de um soluto.

Em vez disso, um composto como o petróleo bruto é destilado, e tantos componentes importantes quanto os produtos precisam ser recuperados durante a destilação. O fenômeno envolvido na destilação fracionada é que componentes que possuem diferentes pontos de ebulição são coletados em diferentes frações durante o processo. Esta destilação é repetida muitas vezes, razão pela qual também é conhecida como destilação de retificação.

As repetições no processo significam uma melhor separação dos diferentes componentes. A destilação fracionada é usada principalmente no refino de petróleo bruto, onde todos os diferentes componentes são separados durante o processo.

O que é destilação simples?

A destilação simples é um tipo de destilação usada para separar os líquidos que possuem grandes lacunas de ponto de ebulição. Essas lacunas maiores podem ter pelo menos 50 graus de distância, já que você não usa uma coluna de fracionamento. É um aparelho simples com dois frascos e um condensador.

O processo de destilação não precisa ser repetido várias vezes, pois um único disparo pode fazer o trabalho. Este processo começa com a mistura fervendo no início, e o componente que tem o ponto de fusão mais baixo começará a ferver e depois começará a vaporizar. Os vapores são enviados através do condensador onde são condensados, resfriados e então liquefeitos para coleta como um composto separado.

O solvente a ser separado geralmente ferve em um ponto de ebulição anterior, deixando para trás todos os solutos indesejados. Neste tipo de destilação, um solvente pode ser separado do soluto seguindo o processo. O componente principal geralmente é um único produto que deve ser separado. A destilação simples é geralmente usada para separar solventes líquidos de substâncias sólidas. A água salgada é refinada seguindo o processo de destilação simples.

Principais diferenças

  1. A destilação fracionada é um procedimento que ajuda a dividir líquidos que contêm pontos de ebulição muito próximos; por outro lado, a destilação simples pode ajudar a separar apenas os tipos de líquidos que consistem em grandes quebras de ponto de ebulição.
  2. A destilação fracionada é considerada um método mais demorado e demorado; no entanto, a destilação simples requer apenas vaporização e condensação e requer um tempo comparativamente mínimo.
  3. O difícil aparato incluindo suporte de fracionamento é usado para destilação fracionada; Por outro lado, a destilação simples inclui um dispositivo simples que possui dois frascos e um condensador.
  4. Na destilação fracionada, o polo fracionador participa do processo como separador dos diferentes líquidos que levam no processo, enquanto o líquido é dividido na destilação simples quando um líquido que tem ponto de ebulição mínimo, é alinhado por evaporação e depois é comprimido para uma forma líquida.
  5. A destilação fracionada implica que o método seja repetido muitas vezes para completar a separação de todos os líquidos; pelo contrário, o processo não precisa ser repetido muitas vezes em uma simples destilação, pois um único disparo pode fazer a determinação.
  6. No método de isolamento de um solvente de um soluto em solução, a destilação fracionada não pode ser utilizada neste processo; no entanto, o solvente pode ser separado do soluto em uma destilação simples seguindo o método.
  7. Muitos mecanismos vitais devem ser recuperados como produtos de destilação fracionada, enquanto o fator chave é muitas vezes um único produto de destilação simples que deve ser dividido.
  8. O refino de petróleo bruto é o principal exemplo de destilação fracionada, enquanto a destilação de água salgada é feita por destilação simples.

Conclusão

A destilação fracionada é um processo complexo usado para separar líquidos que têm pontos de ebulição muito próximos, enquanto a destilação simples é um processo de destilação muito simples que pode ser usado para separar apenas os líquidos que têm grandes lacunas de ponto de ebulição. pelo menos 50 graus entre eles.

Como é feita a destilação fracionada?

A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo. O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que a água, formado por uma mistura de substâncias. O petróleo bruto é extraído do subsolo da crosta terrestre e pode estar misturado com água salgada, areia e argila.

Como é feita a destilação fracionada do petróleo?

Os equipamentos que fazem essa destilação são específicos para esta aplicação, e possuem a coluna de fracionamento em forma de torre (torre de destilação), por onde passam as frações de compostos originários do petróleo em forma de vapor. Diagrama de uma torre de destilação de petróleo. Ilustração (adaptado): via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0.

Qual a diferença entre a coluna de fracionamento e a densidade do vapor?

Atravessa a coluna de fracionamento apenas o vapor do líquido que apresentar o menor ponto de ebulição, já que, quanto menor o ponto de ebulição, menor é a densidade do vapor.

Como funciona a coluna de fracionamento?

Como a coluna de fracionamento é um obstáculo, por conter várias bolinhas e pouco espaço livre, apenas um dos vapores consegue atravessá-la. Atravessa a coluna de fracionamento apenas o vapor do líquido que apresentar o menor ponto de ebulição, já que, quanto menor o ponto de ebulição, menor é a densidade do vapor.

Quais os produtos da destilação fracionada?

Os compostos que são originados da destilação do petróleo, sucessivamente do menor ao maior ponto de ebulição são: Gás Natural (Metano, Butano e Propano), Naftas, Gasolina, Querosene, óleo Diesel, óleos lubrificantes, óleos combustíveis e asfalto ou betume.

Quais os principais produtos separados durante a destilação fracionada do petróleo?

As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.

Quais misturas podem ser separadas por destilação fracionada?

A chamada destilação fracionada é utilizada exclusivamente para separar os componentes de uma mistura que apresente dois ou mais líquidos em sua constituição, como uma mistura de água e acetona.

Qual o principal produto feito na destilação?

O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: exemplo gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros. O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna.