Quais os principais sistemas de informação utilizados no serviço público?

Não é necessário debruçarmos de maneira exacerbada quanto a importância da informação na atualidade, principalmente em ambientes organizacionais. Vivemos a chamada “Era da Informação”. Mas o que seria conceitualmente informação?

Para PADOVEZE (2000, p. 43) apud NAKAGAWA: “informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”.

A importância da mesma, para OLIVEIRA (1992), está no fato de a informação auxiliar as organizações em seus processos decisórios, de maneira a conduzir a empresa rumo a seus objetivos.

No ambiente organizacional, visando dar maior organização e tratamento às mais diversas fontes e tipos de informação, desenvolveu-se o chamado Sistema da Informação, que é uma espécie do gênero Teoria Geral dos Sistemas.

Um sistema de informação pode ser computadorizado ou não, embora este último seja o mais utilizado atualmente. Tal sistema trata-se de um conjunto de componente que fazem a coleta, manipulação e disseminação de dados e informações, sempre no intuito de encaminhar as políticas da organização rumos a seus objetivos específicos.

Assim, as atividades realizadas pelo sistema da informação são basicamente entrada, processamento, saída, armazenamento e controle. Falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas mais à frente. Importante frisar agora é que, para tais fins, alguns elementos são necessários. Para REZENDE e ABREU (2000, p. 76), a Tecnologia de Informação fundamenta-se nos seguintes elementos:

• Hardware e seus dispositivos e periféricos;

• Software e seus recursos;

• Sistemas de telecomunicações; e

• Gestão de dados e informações.

ALBUQUERQUE (2012, fls. 23-24) cita, ainda, como elementos:

• Processamento ou procedimentos; e

• Recursos Humanos.

Com tais elementos, para PEREIRA e FONSECA (1997, p. 241), os sistemas de informação conseguem “... a captura e/ou a recuperação de dados e sua análise em função de um processo de decisão. Envolvem, de modo geral, o decisor [SIC], o contexto, o objetivo da decisão e a estrutura de apresentação das informações”.

Os sistemas de informação, como vimos, têm como principais metas o processamento de transações, controle de processos, alimentação e atualização de banco de dados, de forma a suprir as necessidades de informações de âmbito interno e externo e como emitir nota fisca MEI. Tendo em vista a complexidades das organizações atuais, os sistemas de informação subdividem-se em outros sistemas “menores”, a saber:

  1. Sistema de Processamento de Transações (SPT): O SPT é utilizado principalmente no nível operacional das organizações, conforme LAUDON e LAUDON (2001, p. 31), o SPT “(...) é um sistema computadorizado que executa e registra as transações rotineiras diárias necessárias para a condução dos negócios”.
  2. Sistema de Informação Gerencial (SIG): O SIG é utilizado principalmente como suporte do planejamento e controle da organização, servindo como fonte de saída de informações. Conforme  OLIVEIRA (2002, p.   59): “o   sistema   de   informação   gerencial   é representado  pelo  conjunto  de  subsistemas,   visualizados  de  forma  integrada  e  capaz  de  gerar informações necessárias ao processo decisório”.
  3. Sistema de Apoio a Decisão (SAD ou SSD): O SAD é abastecido com grande quantidade de informações e é utilizado principalmente no nível estratégico. BATISTA (2004, p. 25), considera como SSD “... os sistemas que possuem  interatividade   com   as   ações   do   usuário,   oferecendo   dados   e   modelos para a solução de problemas semiestruturados e focando a tomada de decisão”.

Feitos os devidos esclarecimentos, podemos adentrar, agora, às atividades desenvolvidas pelos sistemas de informação, a saber: Entrada, processamento, saída, armazenamento e controle.

  1. Entrada: Os dados das transações comerciais, bem como outros eventos, tem como etapa inicial a entrada, que os prepara para o processamento. A entrada tem como principal atividade o registro dos dados na mídia de gravação escolhida.
  2. Processamento: Após o registro dos dados na entrada, esses são transformados em informações no processamento. São realizadas separações, comparações, classificações cálculos e resumos com os dados obtidos, fazendo com que os mesmos agora façam parte de um “contexto”, assumindo, assim, o status de informação.
  3. Saída: Dados coletados na entrada e transformados em informações no processamento são criados sem finalidade. Esses devem ser colocados à disposição do usuário final, seja ele interno ou externo. Esse processo recebe o nome de saída.
  4. Armazenamento: Evidentemente, devido à importância dos dados e informações, os mesmos não podem ser descartados após sua primeira utilização. Dessa forma, os mesmos são armazenados de maneira ordenada para consultas futuras.
  5. Controle: Essa é outra importante atividade realizada nos sistemas de informação. Deve haver controle do sistema a fim de garantir a qualidade do tratamento dos dados e informações, bem como e relevância e adequação dos mesmos aos objetivos pretendidos.

Não há como afirma que qualquer atividade realizada nos sistemas de informação é mais importante que a outra. Todas fazem parte de um processo coeso e organizado. Informação de qualidade é de suma importância para o sucesso de qualquer informação, e os sistemas aqui estudados existem para tratar de maneira adequada tais informações.

Quais são os principais tipos de sistemas de informação?

De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

Quais são as 4 quatro atividades de um sistema de informação?

Funcionamento do Sistema de Informação Entrada de recursos de dados; Transformação de dados em informação; Saída de produtos da informação; Armazenamento de recursos de dados.

Quais são os principais sistemas de informação segundo as áreas funcionais?

Principais sistemas de informação segundo a abrangência organizacional. Podemos ter nas empresas sistemas de informação pessoais, sistemas de informação de grupos, sistemas de informação corporativos, sistemas de informação inter organizacionais.

Quais são as 5 atividades de um sistemas de informação?

Sistemas de informação são sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações.