Quais são as áreas de menor densidade demográfica da ásia? quais fatores são responsáveis por isso?

Densidade demográfica é um índice também conhecido como densidade populacional ou população relativa. Refere-se à distribuição de habitantes em um determinada área, ou seja, é a média resultante da divisão entre o número total de habitantes e a área ocupada.

Como calcular a densidade demográfica?

A densidade demográfica é expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Para alcançar a média, é necessário dividir a população absoluta (população total) pela extensão territorial do local em questão.

Quais são as áreas de menor densidade demográfica da ásia? quais fatores são responsáveis por isso?

Veja abaixo o cálculo da densidade demográfica dos Estados Unidos:

- Total de habitantes: 325.719.178

- Área: 9.371.175 km2

325.719.178  = 34,75 hab/km2
9.371.175                              

A densidade demográfica dos Estados Unidos indica que há cerca de 34,75 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Populoso e povoado

Populoso e povoado são dois conceitos importantes para compreender a densidade demográfica. Um lugar ou país é populoso quando apresenta um número elevado de habitantes, ou seja, uma grande população absoluta (quantidade total de habitantes).

Já o termo povoado representa a distribuição da população em um determinado lugar, logo, compreende a relação entre o número de habitantes e a área em quilômetros quadrados. De acordo com a média obtida por meio do cálculo da densidade demográfica, um local poderá ser muito ou pouco povoado.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o texto: Diferença entre populoso e povoado.

Densidade demográfica no Brasil

No Brasil há, aproximadamente, 209,3 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.516.000 km2. Veja abaixo como calcular a densidade demográfica brasileira:

- Total de habitantes: 209.300.000

- Área: 8.516.000 km2

209.300.000 = 24,57 hab/km2
8.516.000                           

Logo, a densidade demográfica indica que há cerca de 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado.

Apesar de o Brasil ser um país populoso, sua extensão continental faz com que seja pouco povoado. Podemos encontrar regiões brasileiras intensamente povoadas e outras pouco povoadas.

Leia também: O Brasil é um país de dimensões continentais?

→ Maior densidade demográfica no Brasil

O Distrito Federal apresenta a maior densidade demográfica do país: 525,86 hab/km2,com uma população de 3.039.444 habitantes e uma área total de 5.779 km2. Em seguida, estão o estado do Rio de Janeiro, com densidade demográfica de 381,87 hab/km2, e São Paulo, com 181,67 hab/km2.

Mapa de densidade demográfica do Brasil

Quais são as áreas de menor densidade demográfica da ásia? quais fatores são responsáveis por isso?

O mapa da densidade demográfica permite aferir que a população brasileira concentra-se, principalmente, nas regiões litorâneas.

Fonte: IBGE

O mapa lançado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir dos dados obtidos por meio do Censo Demográfico 2010, que retrata a distribuição espacial da população brasileira, revela enormes disparidades quanto à concentração de habitantes em cada região do país. A identificação no mapa vai de baixíssima densidade demográfica (1 hab/km2) até elevada densidade demográfica (acima de 100 hab/km2).

A análise desse mapa permite identificar algumas características a respeito da densidade demográfica brasileira. São elas:

- A população no Brasil concentra-se, principalmente, na faixa litorânea, logo, as regiões interioranas são menos povoadas.

- Asmaiores densidades demográficas no Brasil encontram-se no entorno de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e áreas litorâneas.

- A presença da capital do Brasil no centro do país também é responsável pela concentração de pontos de maior densidade demográfica.

- As regiões próximas às capitais apontam maior densidade demográfica em relação às outras áreas dos estados.

- As menores densidades demográficas encontram-se no interior, principalmente, nas regiões Norte, Centro-Oeste e no interior nordestino. Isso ocorre em decorrência de fatores de ordem natural, como clima e grande presença de cobertura vegetal, atividades agropecuárias e também em virtude do processo de ocupação dessas regiões.

Saiba mais: Crescimento da população brasileira

Densidade demográfica mundial

Segundo dados fornecidos pelo Banco Mundial, há no mundo, atualmente, cerca de 7,3 bilhões de habitantes. A área total do planeta é de, aproximadamente, 134.940.000 km2. Assim, a densidade demográfica mundial é de, aproximadamente, 50,79hab/km2.

Quais são as áreas de menor densidade demográfica da ásia? quais fatores são responsáveis por isso?

O mapa de densidade demográfica mostra a distribuição e a concentração populacional no mundo.

Entre os continentes, a Ásia é o que apresenta maior densidade demográfica, seguido da Europa.

Saiba mais: Como é distribuída a população mundial?

Confira na tabela a seguir a densidade demográfica de cada continente:

Continente

Informações

África

População: 1.225.080.510

Área 30.221.532 km2

Densidade demográfica: 40,5 hab/km2

América

População: 902.892.047

Área: 42.189.120 km2

Densidade demográfica: 21,40 hab/km2

Ásia

População: 4.462.676.731

Área: 43.810.582 km2

Densidade demográfica: 101,86 hab/km2

Europa

População: 741.447.158

Área:10.180.000 km2

Densidade demográfica: 72,8 hab/km2

Oceania

População: 40.117.432

Área: 9.008.458 km2

Densidade demográfica: 4,45 hab/km2

Qual é o país mais povoado do mundo?

Mônaco é o país mais povoado do mundo. Com uma população correspondente a 37.731 habitantes e uma área territorial de 2 km2, apresenta uma densidade demográfica em torno de 18.865 habitantes por km2.

Mongólia é o país menos povoado. Com uma população total de 2.959.134 habitantes e uma área de 1.564.120 km2, apresenta uma densidade demográfica de, aproximadamente, 1,9 habitantes por km2.

Países mais populosos do mundo

Os países mais populosos são aqueles que possuem um elevado número de habitantes.Veja a seguir a lista dos seis países mais populosos do mundo:

Quais são as áreas de menor densidade demográfica da ásia? quais fatores são responsáveis por isso?

A China é o país mais populoso do mundo, no entanto, não é o mais povoado.

1) China

Total de habitantes: 1.372.470.000

Densidade demográfica: 139,6 hab/km2

2) Índia

Total de habitantes: 1.278.160.000

Densidade demográfica: 329 hab/km²

3) Estados Unidos

Total de habitantes: 325.719.178

Densidade demográfica: 33 hab/km2

4) Indonésia

Total de habitantes: 255.780.000

Densidade demográfica: 126hab/km2

5) Paquistão

Total de habitantes: 209.156.000

Densidade demográfica: 206 hab/km2

6) Brasil

Total de habitantes:207.660.929

Densidade demográfica: 23,8 hab/km2

Urbanização e densidade demográfica

Um dos fatores que influenciam a densidade demográfica de um determinado lugar é a urbanização, que corresponde ao aumento da população urbana em relação à população rural. Áreas com predomínio de atividades agropecuárias mecanizadas apresentam baixa concentração populacional. Já áreas que se destacam em atividades industriais e comerciais costumam apresentar maior densidade demográfica, visto que as pessoas deslocam-se para locais favoráveis ao trabalho.

Há ainda outras questões que influenciam a concentração ou não da população em um determinado local. Fatores de ordem natural, como clima, vegetação, relevo e disponibilidade de água, são determinantes na distribuição populacional.

Normalmente, as pessoas tendem a concentrar-se em regiões com climas temperados, em planaltos, planícies e em regiões que favorecem a agricultura. Em regiões onde o clima é muito quente ou muito frio, normalmente, há baixa concentração populacional quando comparadas a regiões de clima temperado. Áreas com vegetações densas, como a Amazônia, também possuem baixa densidade demográfica. Fatores históricos, como processos de ocupação dos territórios, também influenciam a concentração de pessoas em um determinado lugar.

Leia mais: Urbanização brasileira

Exercícios sobre densidade demográfica

1- (UEL-PR) A população mundial está concentrada sobretudo nos países subdesenvolvidos, ainda que alguns desenvolvidos estejam entre os mais populosos. Em termos absolutos, qual é o continente mais populoso?

a) Oceania

b) Ásia

c) Europa

d) África

e) América

Resposta: Letra b

A Ásia é o continente mais populoso, apresentando a densidade demográfica de 101,86 hab/km2.

2- (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.
e) Taxa de fertilidade.

Resposta: Letra c

Quais são as áreas de baixa densidade demográfica da Ásia?

As regiões que possuem menor densidade populacional neste continente é a região da Sibéria, onde fica a parte asiática da Rússia e alguns países da Ásia Central, onde há regiões desérticas..
Mongólia..
Cazaquistão..
Uzbequistão..
Quirguistão..
Turcomenistão..
Tajiquistão..

Quais são as áreas de maior densidade demográfica da Ásia quais fatores explicam essa concentração?

A população da Ásia está concentrada no litoral do sul e extremo oriente, mais precisamente nos litorais chinês, indiano e japonês. Um território tão vasto e uma população tão grande acabaram por gerar ao longo de sua história uma grande diversidade étnica e cultural.

Como se explica a densidade demográfica da Ásia?

A densidade demográfica do continente chega a cerca de 100 habitantes por quilômetro quadrado. A população distribui-se pelas diversas regiões do continente, concentrando-se especialmente nas regiões de planícies. Nas áreas desérticas e montanhosas, a população é mais escassa.

Quais fatores colaboram para o acelerado crescimento demográfico na Ásia?

Resposta. Os fatores que colaboraram para o crescimento demográfico acelerado na Ásia foram: As elevadas taxas de natalidade. A redução dos índices de mortalidade, graças à melhoria das condições de higiene, ao maior acesso ao saneamento básico e também à ampliação do atendimento médico-hospitalar.