Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

Estes exercícios sobre formas de relevo abordam os principais tipos de composições estruturais da superfície e suas dinâmicas de transformação.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Exercícios de Geografia

Questão 1

Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) Montanhas e planaltos

b) Planícies e depressões

c) Planícies e planaltos

d) Montanhas e planícies

e) Planaltos e depressões

ver resposta


Questão 2

 “No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, mas as formas do relevo são recentes. Estas foram produzidas pelos desgastes erosivos que sempre ocorreram e continuam ocorrendo, e com isso estão permanentemente sendo reafeiçoadas”.

(ROSS, J. S. (org). Geografia do Brasil. 5ª ed. EdUSP, 2005. p.45).

Conforme as descrições realizadas pelo texto acima, o relevo brasileiro é de origem antiga, sendo muito trabalhado pelos agentes exógenos de modelagem. Essa dinâmica implica:

a) na constituição de formações orogenéticas

b) na ausência de cadeias montanhosas no território nacional

c) na existência de imensas áreas de planície

d) na elevada amplitude altimétrica do país

e) nas zonas de planalto ao longo do leito do rio Amazonas

ver resposta


Questão 3

Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

Paisagem do mar morto, no Oriente Médio

Na imagem acima, temos a representação do Mar Morto, paisagem que apresenta as menores altitudes dentre as terras emersas do planeta Terra, caracterizando uma área de:

a) planícies latitudinais

b) formação basáltica

c) acentuada altimetria

d) depressão absoluta

e) baixa deposição sedimentar

ver resposta


Questão 4

(UFRN)

O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a figura:

Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

Paisagem litorânea do Rio Grande do Norte

Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.

b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha.

c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.

d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Nas montanhas e planaltos, por serem relevos mais íngremes e acidentados, predominam as ações erosivas, cuja sedimentação acumula-se majoritariamente nas áreas de depressão e planícies.

Alternativa correta: letra A.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Relevos de origem litológica mais antiga, como é o caso do brasileiro, apresentam formas mais esculpidas e mais trabalhadas pelos agentes externos, o que se reflete em menores altitudes e ausência de cadeias montanhosas, fato que se associa também à ausência de zonas de encontro entre placas tectônicas.

Alternativa correta: letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 3

O mar morto, com 423 metros abaixo do nível do mar, caracteriza uma área de depressão absoluta.

Alternativa correta: letra D.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Nas áreas localizadas próximas ao mar onde o relevo foi bastante afetado pela erosão provocada por ondas marinhas, formam-se as falésias, com formações de escarpas.

Alternativa correta: letra C.

voltar a questão


Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Em geral, esse tipo de rocha é menos duro do que as demais e de formação geológica mais recente, embora a sua presença seja um indício de que o relevo local é antigo.

Em virtude das ações do intemperismo, há um desgaste natural de rochas preexistentes, o que faz com que elas transformem-se em incontáveis sedimentos. Um exemplo é a água do mar que, de tanto se chocar com as rochas litorâneas, lentamente as desgasta, dando origem à areia da praia. Assim, os sedimentos oriundos dessas rochas erodidas são transportados pela água e pelo vento para outras áreas, geralmente o fundo dos oceanos, onde são depositados.

Após o depósito dessas partículas de rochas, há lentamente o acúmulo em razão da sobreposição de várias camadas de sedimentos no fundo dos oceanos, aumentando o peso e a pressão sobre as camadas inferiores, dando origem a um processo chamado de diagênese ou litificação. Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.

Como se trata de uma ocorrência ininterrupta, vão se formando sobre os solos novas e novas camadas de rochas sedimentares sobrepostas entre si. Por esse motivo, nas áreas onde se concentram essas formações rochosas – chamadas por bacias sedimentares –, é notável a organização de suas camadas, também chamadas de extratos.

Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

As áreas formadas por rochas sedimentares tendem a estruturar-se em camadas (extratos)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como quase sempre essas rochas formam-se no fundo dos oceanos, onde a pressão é maior, elas só são encontradas em áreas continentais em função do movimento das placas tectônicas, que desloca lentamente os continentes com o passar das eras geológicas. Tal ocorrência também pode manisfestar-se nas áreas de rios.

Outra origem notável das rochas sedimentares é a de ordem química, quando minerais salinos originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como a calcita, a dolomita e outras.

Há também processos orgânicos na formação das rochas, quando restos de animais acumulam-se em ambiente de grande pressão, fazendo com que esses restos solidifiquem-se tal qual acontece com os sedimentos. Assim, surgem rochas como o calcário.

Quais são as áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação?

Calcário, rocha de origem orgânica utilizada na fabricação de gesso, adubo e outros materiais

Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.

O processo de formação das rochas sedimentares, sobretudo as rochas clásticas, pode auxiliar na decomposição de restos orgânicos, que podem se liquefazer, transformando-se em combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo e do carvão mineral. Além disso, é possível a formação de restos vegetais e animais fossilizados em áreas de bacias sedimentares.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

São áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação e isso é são áreas de deposição de sedimentos?

Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos. Depressões São formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As depressões podem "ser absolutas ou relativas.

Quais são as áreas de deposição de sedimentos?

Resposta: As planícies são áreas de deposição de sedimentos, que ocorre devido ao intemperismo (desgaste da rocha) e erosão (transporte dos sedimentos até as planícies, a água e o vento são exemplos de agentes erosivos).

Em que tipo de relevo predomina o processo de sedimentação?

Sendo assim, as formas de relevo onde há acúmulo de sedimento são as planícies ou as depressões.

Onde o processo de sedimentação é maior?

Na jusante. Porque é a área mais baixa do terreno.