Quais são as atividades humanas que mais utilizam água em sua produção?

PUBLICIDADE

Quais são as atividades que mais consomem água?

Os impactos deixados pelas diversas atividades humanas no meio ambiente são sentidos em todas as estruturas e meios que compõe o planeta Terra, alterando substancialmente o equilíbrio dinâmico entre natureza e sociedade. Estes impactos se aceleram quando medidas para sua minimização e até mesmo sua contenção não são tomadas ou não são seguidas, tanto pelo setor público, quanto pelo setor privado.

A utilização de água, atividade comum e necessária a todos os seres humanos, é capaz de causar impactos danosos ao ambiente e, inclusive levar a escassez desse recurso caso não seja utilizada corretamente.

Com frequência, vê-se campanhas através das mídias –  televisão, internet, redes sociais, etc. –, mostrando a necessidade de se conscientizar com relação ao consumo doméstico de água – banho, lavagem de carro e casa, escovação de dentes, e outros –, e evidenciando que o consumo diário exacerbado, pode ser ruim para o futuro do planeta e da população que nele habita. No entanto, apesar da importância na conscientização e no controle na utilização desse recurso em ambientes doméstico, o consumo doméstico de água de toda a população do planeta não é a atividade que mais consome água no mundo, ou seja, não é a responsável pela sua escassez.

Quais são as atividades humanas que mais utilizam água em sua produção?

Dados coletados e estudados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), mostram que as atividades agropecuárias ligadas ao agronegócio no mundo, são as principais responsáveis pela utilização exacerbada dos recursos hídricos, usando em média 71% de toda água consumida no planeta Terra. Este número varia de nação para a nação, uma vez que algumas possuem uma produção agropecuária maior que outras, como é caso do Brasil.

Segundo a mesma instituição, a segunda atividade que mais consome água está ligada ao setor industrial, que também varia em todo o mundo, mas que em média utiliza 22% de toda a água consumida. E por fim, as atividades domésticas consomem 8% de toda a água consumida no mundo. Isto evidencia que há um grande abismo de diferença entre as diversas atividades com relação ao consumo de água, sendo necessário medidas que abrangem todas elas de maneira a diminuir, principalmente daquelas que mais consomem.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Algumas atividades humanas consomem um grande volume de água. E você sabe são quais elas? De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as atividades que mais consomem água são a agricultura e pecuária.

Só esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

Por isso, todos nós devemos fazer a nossa parte e adotar medidas para economizar água, evitando o seu desperdício no cotidiano.

A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, de toda a água disponível, apenas 3% dela é doce e pode ser utilizada para consumo — que é um dos tipos de usos da água. Estamos falando da água de rios, lagos e aquíferos, por exemplo

O consumo de água é muito variável ao redor do mundo. Além da disponibilidade do local, o consumo médio desse recurso está associado ao nível de desenvolvimento do país e ao nível de renda da população.

De modo geral, o Brasil é um país privilegiado quanto ao volume de água, pois abriga 13,7% da água doce do mundo, incluindo as superficiais e as subterrâneas. Estima-se, no entanto, que cerca de 60% da água tratada para o consumo seja perdida na distribuição, além do desperdício de água no consumo nas residências e da poluição do recurso hídrico.

Tendo em vista as diversas finalidades da utilização desse recurso, apresentamos aqui os 7 principais usos da água. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

1. Usos potáveis

A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. `É essa água que vai suprir as necessidades da população para hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação no seu dia a dia.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para que a água seja adequada para o consumo humano, deve apresentar características microbiológicas, físicas, químicas e radioativas que atendam a um padrão de potabilidade estabelecido. 

Antes de ser consumida, ela deve passar por estações de tratamento de água, onde são realizados processos de desinfecção para garantir seu consumo sem riscos à saúde. 

2. Usos urbanos

Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. As cidades consomem água de diversas formas, como em combate a incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, entre outros. 

3. Irrigação na agricultura

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção agrícola é responsável pelo uso de 70% dos recursos hídricos. Além do alto consumo e desperdício, a agricultura também afeta a qualidade da água e dos solos devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes, colocando em risco os mananciais.

Ainda segundo a FAO, se bem planejada e executada, a irrigação possibilita o aumento da produção e da eficiência no uso da água, tanto em quantidade quanto em qualidade e regularidade. Além disso, gera a diversidade de culturas, contribuindo significativamente para o fomento da produção agrícola e, consequentemente, no próprio PIB do país.

4. Usos industriais

Depois do setor agrícola, as atividades industriais são as que mais utilizam o recurso: são responsáveis por 22% do consumo total de água. O uso nos processos industriais vai desde a incorporação da água nos produtos, como matéria-prima, até a geração de energia e a limpeza e o resfriamento de equipamentos e instalações.

5. Geração de energia

Outra forma bastante utilizada das águas é para geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. No Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia, o que corresponde a cerca de 90% de toda a produção. Isso representa uma grande vantagem, já que se trata de uma fonte limpa de energia, ao contrário dos combustíveis derivados do petróleo e do carvão, por exemplo.

Para o seu funcionamento, os rios são represados e a força da queda d’água movimenta as turbinas, gerando eletricidade. É importante ressaltar que, apesar de gerarem energia limpa, as hidrelétricas podem causar grande impacto ambiental nas regiões onde são instaladas, por isso é necessário adotar critérios de construção e localização para minimizar as consequências. 

6. Finalidades ambientais

A água pode ser empregada também para fins ambientais, como a aplicação em terras alagadas, que são áreas permanente ou periodicamente inundadas por água. Em geral, esses terrenos abrigam uma grande e rica diversidade de ecossistemas, com praias de areia, recifes de coral, nascentes de água doce e prados que dependem do ambiente inundado para subsistir.

Outro uso ambiental importante diz respeito à recarga de mananciais para aumento de vazão em cursos de água. Essa técnica consiste na reposição de águas de rios e aquíferos.

Esse é um processo que costuma ocorrer naturalmente através das chuvas que permeiam os solos e abastecem lençóis freáticos e nascentes de rios. No entanto, em regiões mais secas existem procedimentos artificiais que são empregados nesse processo com a finalidade de recuperar os níveis d’água.

7. Recreação

Por último, mas não menos importante, a água também é utilizada como forma de recreação. De modo geral, as práticas de recreação se resumem em esportes, pesca, lazer e turismo. Clubes, piscinas, lagos artificiais e atividades pesqueiras são alguns dos principais exemplos desse uso.

Cabe ressaltar que todas as atividades citadas dependem essencialmente da qualidade da água. Por esse motivo, é necessário assegurar a proteção ambiental dos cursos d’água, de represas e mares, evitando, sobretudo, a poluição. Todavia, muitas das atividades recreativas também podem prejudicar a qualidade do recurso e o meio ambiente, colocando em risco a segurança da água e de seu ecossistema. 

Conhecer algumas curiosidades da água e os tipos de utilização que podemos fazer com ela pode ser muito importante para um consumo consciente. Saber que a água, apesar de renovável, é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente é imprescindível para a gestão eficiente desse recurso.

É importante ressaltar que a escassez de água em quantidade e qualidade para uso em determinadas regiões brasileiras é um grande problema. É necessário, portanto, haver uma melhor gestão e um planejamento do uso adequado e sustentável dos recursos. Além disso, a gestão da água estabelece um equilíbrio entre as necessidades de sua proteção e as exigências de ordem econômica, sanitária e social.

Agora que você já sabe os seus principais usos, que tal conhecer as etapas do processo de tratamento da água? Leia o nosso artigo e fique por dentro do assunto!

Quais são as atividades humanas que mais consome água?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

Quais são as atividades humanas que mais demanda água no Brasil?

As atividades econômicas que apresentaram maior consumo de água foram agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (77,6%); indústrias de transformação e construção (11,3%); água e esgoto (7,4%). O uso de água das famílias per capita, isto é, por pessoa, em 2015, foi de 108,4 litros por dia.

Que atividades praticadas no seu cotidiano utiliza a água?

Ela serve para tomar banho, lavar louças e roupas, fazer comida e para matar a sede. Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas. E, mais diretamente, como matéria-prima, no caso das indústrias de alimentos e papel e, claro, de água mineral.

Onde a água é mais usada?

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 70% de toda a água consumida no mundo é usada na irrigação das lavouras, na pecuária e na aquicultura. A indústria responde pelo consumo de quase 20% e as residências, 12%.