Como a energia luminosa pode ser inserida em um ecossistema e que organismos são essenciais nesse processo?

  1. Quais são as características do fluxo de energia nos diversos ecossistemas?  # O fluxo de energia é decrescente, unidirecional e

    acíclico.

  2. Os produtores representam a "porta de entrada" da energia no mundo vivo. Por isso, o fluxo energético desenvolve um trajeto em um só sentido. Em que sentido?  # No sentido produtores __> consumidores __> decompositores.

  3. A biosfera, assim como todos os ecossistemas, são sistemas abertos que possuem um ponto de entrada e um ponto de saída de energia. Explique.  # A energia é captada pelas plantas na forma diluída (luz) e concentrada em moléculas de açúcares nas folhas, ficando disponível para os consumidores que a utilizam para realizar processos vitais com liberação de energia diluída sob forma de calor.

  4. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional. Explique?  
    # Ela tem início com a captação da energia luminosa pelos produtores e termina com a ação dos decompositores. Em cada nível trófico, parte da energia armazenada nas moléculas orgânicas é utilizada na realização de trabalho e liberada na forma de calor.

  5. Cada componente da cadeia alimentar consome, em sua atividade metabólica, a maior parte da energia que adquire com os alimentos. Logo, cada nível trófico transfere para o nível tráfico seguinte apenas uma pequena parcela da energia que recebeu. A energia, portanto, apresenta um fluxo _______________  ao longo da cadeia alimentar. # decrescente

  6. A energia tem sempre um fluxo unidirecional e consequentemente acíclico na cadeia alimentar. A energia liberada sob forma de calor não pode ser reaproveitada pelo nível trófico seguinte. Por isso, conclui-se que a energia __________ com o passar do tempo, caracterizando o fluxo unidirecional.   # diminui

  7. A energia penetra no mundo vivo na forma de __________ e se perde para o mundo físico na forma de __________, não podendo mais ser reaproveitada.  # luz; calor 

  8. O calor liberado nas diversas cadeias alimentares, resulta da extração de energia dos alimentos e de seu emprego nos diversos tipos de trabalho executado pelos organismos. Nesse processo, apenas uma parte da energia química dos alimentos se transforma em energia de __________; a maior parte da energia se perde para o ambiente na forma de __________. # trabalho; calor

  9. Ao contrário da energia, a matéria tem fluxo __________  num ecossistema, pois, penetrando no mundo vivo através dos produtores - na forma de substâncias simples como CO2, H2O e sais minerais -, é posteriormente decomposta e transformada em substâncias inorgânicas simples, que podem ser reutilizadas pelo mundo vivo. # cíclico

  10. A energia luminosa (forma diluída) pode ser convertida pelas folhas das plantas e pelo fitoplâncton em matéria, representada pelo açúcar. Nesse processo há liberação de __________, uma forma diluída de energia. # calor

  11. Explique a Lei dos 10% no fluxo de energia através das cadeias alimentares.  # A planta capta energia luminosa e produz matéria orgânica, mas transfere somente 10% dessa matéria para o consumidor primário, que transfere apenas 10% para o nível trófico seguinte, de modo que a energia e a matéria diminuem gradativamente até o último nível trófico da cadeia alimentar. 

  12. No ecossistema, a energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que aquela recebida pelo nível trófico anterior. Por que isto acontece?  # Por que parte da biomassa transferida de um nível tráfico para outro é consumida no metabolismo.

  13. Por que as cadeias alimentares normalmente não possuem mais do que 5 (cinco) níveis tróficos?  # Normalmente, as cadeias alimentares possuem, no máximo, quatro níveis tróficos porque em cadeias muito longas a quantidade de energia e matéria é extremamente baixa, insuficiente para manter a população existente no último nível trófico. Fluxo de energia e matéria na cadeia alimentar.

  14. Como é o fluxo de energia nos ecossistemas?  # É unidirecional e a quantidade de energia disponível em cada nível trófico é progressivamente menor, pois apenas uma fração da energia passa de um nível para o outro. A maior parte é liberada como calor.

  15. Assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas.
    A. (   ) O Sol é o principal responsável pela existência de vida na Terra. 

    B. (   ) As radiações solares aquecem o solo, as massas de água e o ar, criando um ambiente favorável à vida.

    C. (   ) O fluxo de energia é decrescente ao longo da cadeia alimentar

    D. (   ) A energia luminosa captada por algas, plantas e bactérias fotossintetizantes é utilizada na produção de substâncias orgânicas, nas quais fica armazenada como energia potencial   química. 

    E. (   ) Ao comerem os seres fotossintetizantes, os consumidores primários aproveitam a energia contida nas moléculas das substâncias orgânicas ingeridas, utilizando-a em seus processos vitais, inclusive na síntese de suas próprias substâncias orgânicas. 

    F. (   ) Os consumidores secundários ao comerem consumidores primários, utilizam as substâncias destes como fonte de energia.

    G. (   ) Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia presente em um nível trófico é sempre menor que a energia que pode se transferida ao nível seguinte. 

    H. (   ) Todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida e não transferem essa parcela para o nível trófico seguinte.

    I.   A energia captada originalmente do Sol vai se dissipando como calor ao longo dos níveis tróficos dos ecossistemas.

    J.  (   ) A luz solar é captada pelos seres fotossintetizantes e transferida de um organismo para outro, ao longo das cadeias alimentares, permitindo a existência de praticamente todos os ecossistemas da Terra.

    falsas: C; G 


  16. FGV - Qual é a diferença entre os fluxos de matéria e de energia ao longo das cadeias alimentares?  # A matéria tem fluxo cíclico, isto é, penetra e sai do mundo vivo e pode ser reaproveitada; já a energia tem fluxo acíclico (unidirecional): penetra no mundo vivo na forma de energia luminosa, sai na forma de calor.

  17. UFSM - Assinale a alternativa correta em relação ao fluxo de energia em um ecossistema.
    a) A energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que aquela recebida pelo nível trófico anterior.
    b) A energia disponível será tanto menor quanto mais curta for a cadeia trófica.
    d) A energia disponível será tanto maior quanto mais longa for a cadeia trófica.
    e) A energia que flui entre os componentes da cadeia trófica permanece sempre constante. 

  18. UFRJ - Duas ilhas têm o mesmo potencial de produção agrícola. Uma das ilhas tem uma população humana de hábito alimentar essencialmente vegetariano e a outra tem uma população humana de hábito alimentar essencialmente carnívoro. Considerando o fluxo de energia num ecossistema, explique em que ilha a população humana poderá ser maior.  
    # Em média apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o nível trófico seguinte. Na ilha onde o hábito alimentar é vegetariano a população ocupa a posição de consumidor primário, aproveitando 10% da energia armazenada pelos produtores primários. Na outra ilha, a população ocupa a posição de consumidor secundário podendo aproveitar apenas 1% da energia armazenada pelos produtores primários. Deste modo, a população da ilha com hábitos vegetarianos poderá ser maior.
    ou 
    # A população humana deverá ser maior na ilha onde o hábito é vegetariano, pois ali as pessoas atuam como consumidores primários e dispõem, portanto, de maior quantidade de energia, já que o fluxo energético é decrescente ao longo da cadeia alimentar.

  19. UNIFOR - Nas cerca de 120 redes tróficas estudadas até hoje, o número de níveis tróficos (plantas - herbívoro - carnívoro) é, muito frequentemente, igual ou inferior a 4. Por que cadeias com 8 ou 10 níveis tróficos são muito pouco frequentes?   # Porque o fluxo de energia é decrescente ao longo da cadeia alimentar; a perda de energia é considerável na passagem de um nível trófico para outro; daí, na natureza, as cadeias alimentares não serem normalmente muito longas. 

  20. UEL - Nas cadeias alimentares, a energia luminosa solar é transformada em energia química pela ação dos produtores, a qual é transferida para os herbívoros e destes para os carnívoros. Portanto, o fluxo de energia no ecossistema é unidirecional. Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir:
    I. A energia na cadeia alimentar acumula-se gradativamente, alcançando a sua disponibilidade máxima nos carnívoros.
    II. A energia armazenada é maior nos produtores quando comparada com a dos carnívoros.
    III. A energia fixada pelos produtores é transferida sempre em menor quantidade para os herbívoros.
    IV. A energia consumida pelos carnívoros é sempre maior quando comparada com a consumida pelos produtores e herbívoros.
    Assinale a alternativa correta.
    a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
    b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
    c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
    d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
    e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. 

  21. UEM - Sobre o fluxo de energia nos ecossistemas, assinale o que for correto.
    01. A produção primária bruta é a quantidade de biomassa produzida pelos autótrofos em determinada área, durante dado intervalo de tempo.
    02. As pirâmides ecológicas, inclusive a de energia, não representam o nível dos decompositores.
    04. A produção primária líquida corresponde à matéria orgânica que é incorporada aos tecidos dos herbívoros.
    08. A produção secundária líquida é a energia utilizada pelos consumidores primários para manutenção de suas atividades.
    16. A luz solar é captada e transformada pelos produtores e transferida de um organismo para outro, ao longo das cadeias alimentares.
    # 01-02-16 

  22. UFSCAR - A energia luminosa do Sol é transformada, por alguns organismos, em energia química. Nas cadeias alimentares, o fluxo dessa energia é unidirecional. Por outro lado, a matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes. Essas duas afirmações se justificam porque
    a) cada nível trófico capta energia luminosa que é acumulada, assim como a matéria, na passagem dos níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores.
    b) a energia aumenta na passagem de um nível trófico para outro e a matéria reciclada é acumulada.
    c) a energia flui do último nível trófico para o primeiro por reciclagem, juntamente com a matéria orgânica.
    d) a energia captada pelos produtores é transferida de um nível trófico para outro, sempre em menor quantidade, até os decompositores, enquanto que a matéria é reciclada.
    e) a energia dissipa-se apenas pela ação dos decompositores, que reciclam a matéria orgânica. 

  23. UFSCAR - No exemplo de cadeia alimentar da ilustração, supondo que o peixe abocanhado pelo jaburu se alimente de plantas aquáticas, podemos considerar que

    Como a energia luminosa pode ser inserida em um ecossistema e que organismos são essenciais nesse processo?

    a) a maior quantidade de energia disponível está no nível trófico do peixe.
    b) o nível trófico do jaburu apresenta menor quantidade de energia disponível que o do jacaré.
    c) a menor quantidade de energia disponível está no nível trófico do jaburu.
    d) a quantidade de energia disponível nos níveis tróficos do peixe e do jacaré são equivalentes.
    e) a quantidade de energia disponível no nível trófico do peixe é maior que no nível trófico do jaburu.

  24. ENEM - Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteróide colidiu com a terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
    De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que
    a) desestabilizam o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético
    b) reduzirem a penetração da luz solar até a superfície da terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas
    c) causarem uma série de intoxicação nos animais, provocando a biocumulação de partículas de poeira nos organismo
    d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos
    e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico

Que organismos são responsáveis por fixar energia solar no ecossistema acima?

Os organismos fotossintetizantes, como as plantas e algas, transformam esta energia solar em energia química, utilizando-a na síntese de matéria orgânica através do processo de fotossíntese. Estes organismos são denominados autotróficos (produzem seu próprio alimento).

Como a energia entra no ecossistema?

Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química.

Como a energia luminosa pode ser?

A energia luminosa é aquela transmitida via radiação, obtida por meio de comprimentos de ondas diferentes que se encontram dentro do espectro visível. Esse tipo de energia pode ter origem artificial ou natural, sendo essa última emitida pela principal fonte de energia luminosa: o Sol.

Quais os organismos capazes de transformar energia luminosa em energia química?

Fotossíntese é um processo de conversão de energia luminosa em energia química realizado por plantas, algas e cianobactérias.