Quais são as principais ferramentas de TI para empresas?

O avanço da tecnologia mudou radicalmente a vida de quem trabalha com gestão de negócios ou organização empresarial. Se antes ela era um recurso a mais para quem buscava agilidade e praticidade, hoje, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação é algo obrigatório. Com tanta informação e novidades que surgem a cada momento, controlar uma empresa com papel e caneta, ou mesmo na planilha do Excel, definitivamente não funciona.

Atualmente, com o setor de desenvolvimento de sistemas em alta, existe ferramentas de TI para quase tudo. Cabe ao gestor entender cada um deles, ou pelos menos os principais, e escolher aqueles que melhor se enquadram no contexto da empresa. Mas como muita gente ainda tem dúvida sobre como a tecnologia ajuda o gestor, preparamos, abaixo, uma série de dicas. 

Porque investir em ferramentas na gestão de negócios

Poderíamos fazer uma lista enorme só com os benefícios de usar algum tipo de software de gestão. Mas, para resumir, basta dizer que o cliente, hoje, é digital. Ele quer praticidade, comodidade e agilidade: quer ser avisado sobre uma oferta pelo WhatsApp. Quer comprar no e-commerce e retirar o produto na loja física, minutos depois. Quer ser tratado como um indivíduo, de maneira personalizada, não apenas como mais um. Para sua empresa oferecer tudo isso, usar e abusar dos recursos tecnológicos é fundamental.

Além disso, a gestão de negócios fica muito mais fácil e menos suscetível a erros quando a tecnologia é utilizada. Automatizar o que for possível, reduzir custos, ganhar tempo e espaço e ter mais informações para a tomada de decisões são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Agora que você entendeu que não pode administrar uma empresa sem usar a tecnologia, seguem quatro dicas de ferramentas que podem revolucionar seu negócio.

ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Ou, em português, “planejamento de recursos empresariais”. Basicamente, é uma ferramenta voltado para melhorar o funcionamento da sua empresa. Com ele, é possível automatizar tudo aquilo que pode ser feito por uma máquina, o que gera economia de tempo e dinheiro. 

Além disso, ele conta com ferramentas que permitem uma gestão de negócios muito mais eficaz, integrando os mais diversos processos, de todas as áreas da empresa. O ERP melhora o gerenciamento de projetos de uma companhia na medida em que reúne, numa única plataforma, as informações necessárias para os controles de contas a pagar e a receber, vendas, estoques e folhas de pagamento, entre outros.

Isso garante uma melhor comunicação entre cada departamento, uma vez que as informações geradas por eles passam a ser integradas. Sem falar que, para o gestor, ter todos os dados reunidos facilita a análise da situação da empresa e garante uma tomada de decisão mais assertiva. 

CRM

CRM é a sigla, em inglês, para Customer Relationship Management. Ou então, “gestão de relacionamento com o cliente”. Ele também é um software de gestão, mas com outra finalidade. Nesse caso, o objetivo é manter o cliente satisfeito e fazer com que ele volte a consumir o produto da empresa.

O programa reúne todas as informações relacionadas às ações do seu cliente e a relação dele com a empresa. Visitas ao site, blog ou perfil de rede social, troca de emails, ligações telefônicas, quais produtos ele comprou, do que ele mais gosta e assim por diante. Com isso, fica muito mais fácil criar ofertas personalizadas e propor ao cliente algo que de fato gere fator e resolva um problema dele, o que traz satisfação, cria um relacionamento e aumenta as vendas.

Controle e gerenciamento de impressão

Você, que atua na gestão de custos, sabe quanto sua empresa gasta com papel e tinta nas impressoras? Se a resposta for não, você não é o único nessa situação. Mas saiba que não monitorar esse tipo de despesa te faz perder muito dinheiro. Por mais que, aparentemente, esse pareça um gasto menos importante, que nem pesa tanto no orçamento, no fim do mês ele pesa, sim.

Uma ótima ferramenta de controle e gerenciamento de impressão registra e informa o gasto por impressão, por impressora, por setor ou por projeto, por exemplo. Além disso, é possível saber o gasto até por tipo de documento ou de papel. Tudo para evitar que a empresa jogue dinheiro fora e garantir que os suprimentos sejam usados para o que realmente é necessário.

Armazenamento em nuvem 

Por fim, imagine um consultório de odontologia, por exemplo, que guarda todos os prontuários dos pacientes em gavetas. Centenas ou milhares de folhas, de diferentes tamanhos! Mesmo com um arquivo organizado, com o tempo não haverá espaço para tudo. Sem falar que, manualmente, achar o documento desejado é sempre mais difícil e gera perda de tempo.

Por isso, também há vários softwares de gestão que armazenam tudo na nuvem, o que economiza tempo e espaço. Sem falar que os dados sobre a empresa e os clientes ficam mais seguros. O que, na área da saúde, citada como exemplo, contribuiu para o avanço do prontuário digital, que já é considerado uma revolução.

Quer saber, na prática, como esses recursos podem ajudar na gestão do seu negócio? Podemos te ajudar.

Quais são as principais ferramentas de TI?

Quais são as principais ferramentas de TI?.
Ferramentas de gestão de trabalho. ... .
Sincronização de arquivos em nuvem. ... .
Sistemas de Gestão Integrada (SGI) ... .
Business Intelligence (BI) ... .
Softwares de gerenciamento de riscos..

Quais os recursos de TI mais utilizados pelas empresas?

Existem diversas soluções no mercado, mas as ferramentas essenciais de TI para sua empresa devem consistir basicamente em:.
Gestão de processos e projetos;.
Gestão de tempo;.
Armazenamento e backup;.
Desenvolvimento de colaboradores;.
Comunicação..

O que é ferramentas TI?

As ferramentas de TI são softwares que podem se aplicar em ocasiões específicas com o intuito de melhorar o gerenciamento de recursos, pessoas e também para o desenvolvimento de um negócio, auxiliando no trabalho de governança, para que os gestores de TI tenham mais tranquilidade devido às ferramentas, deixando que a ...

O que uma empresa de TI precisa ter?

Programação e desenvolvimento de sistemas Nesse tipo de empresa faz parte das atribuições do departamento de TI desenvolver as soluções “vendidas” para os clientes. Nesses casos é preciso dominar linguagens de programação, códigos, dominar conhecimentos sobre experiência do usuário e usabilidade.