Quais são as regiões com as maiores densidades demográficas do Brasil?

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

Os termos densidade demográfica e população relativa são sinônimos, que estão se referindo a quantidade de população que habita determinado local, em relação ao tamanho do local, no caso, a área.

A densidade demográfica de determinado país, estado ou município é determinado pela quantidade de habitantes dividida pela área do local, e o resultado se apresentem em habitantes por km².

A importância desse dado demográfico é para analisar a ocupação humana pelo mundo, compreender as áreas com maiores contingentes populacionais e entender os motivos dessas aglomerações, principalmente que ocorrem nos centros urbanizados, onde há melhor qualidade de vida, ofertas de emprego, ou onde há grande crescimento populacional.

Quais são as regiões com as maiores densidades demográficas do Brasil?

Mapa: IBGE, com dados do Censo 2010.

Dentro de um mesmo território pode haver diferenças regionais de densidade demográfica, como por exemplo, no Brasil a região norte tem uma baixa densidade demográfica, enquanto a região sudeste possui uma densidade demográfica alta, isso se dá pela quantidade de habitantes e principalmente em relação a área. Pois se mesma quantidade de habitantes que existem na região sudeste fosse posta na região norte sua densidade continuaria menor, pois essa região possui uma área maior, assim como se a quantidade populacional da região norte fosse posta na região sudeste, devido sua área, a densidade demográfica seria maior.

Quando um local possui uma alta densidade demográfica ele é considerado um lugar povoado, pois está sendo referente a população e a área. Quando um local tem a população alta, indiferente de sua área, ele é considerado populoso, ou seja, em números absolutos de população o local é populoso, mas em relação a sua área ele é povoado.

Países como Mônaco (o menor do mundo) e Cingapura, que são consecutivamente os com a maior densidade demográfica, os mais povoados do mundo, possuem áreas relativamente pequenas em relação aos demais países, e a concentração populacional possui um valor elevado, que não supriria as dimensões territoriais dos países. Mônaco possui uma densidade demográfica de mais 15 mil habitantes por km², ou seja, dentro de um quilômetro quadrado habitam cerca de 15 mil pessoas. Cingapura possui densidade de aproximadamente 8 mil habitantes por km². Sua distribuição populacional só é possível pelo fato da verticalização das cidades, ou seja, construção de prédios, para que a distribuição da população, que é de alto número nesses países, em relação as suas áreas, possa ocorrer.

Dentre os continentes com maiores densidades demográficas, a Ásia é o mais povoado, inclusive porque no continente estão localizados os dois países mais populosos do mundo, a China e a Índia, porém sua densidade demográfica é de aproximadamente 95 habitantes por km², esse número aparentemente baixo se dá pela grande extensão territorial que o continente possui, indiferente da quantidade individual da população de cada país e de suas áreas, nesse caso, soma-se toda a população e divide por toda a área que pertence ao continente, gerando assim a densidade dele.

As menores densidades demográficas se dão geralmente em lugares onde há área relativamente grande porém motivos que a fazem ser inóspita, como o clima, relevo, e outros fatores naturais que influenciam na baixa habitação do local, como é visto na Groenlândia por exemplo, onde a densidade demográfica é menos que 1 habitante por km².

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/densidade-demografica/

A densidade demográfica do Brasil é bastante reduzida se considerarmos toda a área do país, mas extremamente elevada nas áreas mais habitadas do território.

O conceito de densidade demográfica é muito importante para a compreensão da distribuição e da concentração da população no mundo e também em territórios específicos, permitindo-nos ter uma maior noção das questões demográficas e econômicas existentes em uma dada localidade. A densidade demográfica representa a quantidade de habitantes por unidade de área e geralmente é medida em km².

Assim, quando um determinado lugar apresenta uma densidade demográfica de 350 hab/km², dizemos que esse lugar é densamente povoado, ou seja, possui uma grande quantidade de pessoas residentes em um local restrito. Por outro lado, quando a densidade de uma região for de, por exemplo, 10 hab/km², dizemos que essa região é despovoada ou apresenta “vazios demográficos”.

A população brasileira encontra-se mal distribuída pelo território nacional. Consequentemente, os valores da densidade demográfica ao longo do país apresentam-se muito diferentes a depender da localização. As áreas que receberam, historicamente, mais investimentos públicos concentraram mais cidades, mais empregos e mais serviços, o que resultou, portanto, em uma maior quantidade de habitantes.

Se fizermos uma média entre a unidade territorial brasileira (T) e o número absoluto de habitantes (H), chegaremos ao cálculo da densidade demográfica do país como um todo:

D = H / T

População absoluta do Brasil (IBGE, 2014): 202.768.562 habitantes

Área territorial: 8.515.767 km²

D = 202.768.562 / 8.515.767

D ~ 23,8 hab/km²

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de aproximadamente 23,8 habitantes para cada quilômetro quadrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, no entanto, as densidades demográficas são muito inferiores a esse número, ao passo que no Nordeste, no Sul e no Sudeste esses valores elevam-se. É nessa última região citada, aliás, que se encontra o maior número de pessoas do país, com destaque para a capital paulista, cujo município apresenta mais de onze milhões de pessoas (sem considerar as cidades de entorno) distribuídas em cerca de 1,5 mil km², o que totaliza uma densidade demográfica de incríveis 7.546 hab/km².

No mapa a seguir podemos visualizar a densidade demográfica do Brasil. É perceptível a concentração da população em áreas litorâneas.

Quais são as regiões com as maiores densidades demográficas do Brasil?

Mapa da densidade demográfica do Brasil. Áreas mais escuras indicam valores maiores *

Para se ter uma ideia da concentração populacional do território brasileiro, a população da Região Metropolitana de São Paulo (pouco mais de 20 milhões de habitantes) é maior do que toda a população do Norte do país (que chega a pouco mais de 16 milhões de habitantes). Isso se explica pela história econômica do Brasil, que, basicamente, manteve-se na região Sudeste desde a segunda metade do século XIX.

* Créditos do Mapa: IBGE, 2010 (Adaptado)

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Quais são as regiões com maiores densidades demográficas?

Densidade demográfica do Brasil A região Nordeste (36,49 hab/Km²), Sul (51,38 hab/km²) e Sudeste (94,63 hab/ Km²) apresentam as maiores taxas de densidade, diferentemente da região Norte (4,70 hab/ Km²).

Quais são as regiões do Brasil com as maiores densidades demográficas e quais são as regiões menos povoadas do país?

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial.

Qual região brasileira compreende os estados que têm as maiores densidades demográficas?

A Região Sudeste é constituída por quatro estados, sendo a segunda menor região em extensão territorial do país. Possui cerca de 924.620 km2, é a região mais populosa do Brasil e apresenta a maior densidade demográfica, 92,025 hab/km2.

Qual é a região brasileira que possui a menor densidade demográfica?

As extensões territoriais de densidades demográficas mais baixas (até 1 hab/km²) abrangem os estados da região Norte e Centro-Oeste, além de áreas do interior nordestino, como o oeste baiano e o sul do Maranhão e Piauí.