Quais são os aspectos que diferenciam é aproximam a alfabetização é o letramento?


Quais são os aspectos que diferenciam é aproximam a alfabetização é o letramento?

Professora licenciada em Letras

Qual a diferença entre alfabetização e letramento?

A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, sendo capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos.

AlfabetizaçãoLetramento
Conceito Alfabetização é o processo de aprendizado da leitura e da escrita. Letramento é o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais.
Uso Uso individual da leitura e escrita. Uso social da leitura e escrita.
Individuo Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
Atividades envolvidas Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão.
Ensino Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua. Habilita o sujeito a utilizar a escrita e a leitura nos mais diversos contextos.

De acordo com Magda Soares, professora e pesquisadora da educação, a diferença está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e escrita.

O sujeito alfabetizado sabe ler e escrever, porém pode estar pouco habituado a usar essas habilidades no seu cotidiano. Já o indivíduo letrado, possui domínio da leitura e da escrita nas mais diversas situações e práticas sociais.

O que é o processo de alfabetização?

A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.

Quais são os aspectos que diferenciam é aproximam a alfabetização é o letramento?

Através da alfabetização, o sujeito será capaz de codificar e decodificar uma língua, aprendendo a ler e escrever. Esse processo também habilita o sujeito a desenvolver diversos métodos de aprendizado da língua.

O que é o processo de letramento?

Enquanto a alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.

O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.

Quais são os aspectos que diferenciam é aproximam a alfabetização é o letramento?

Um individuo letrado é capaz de se informar por meio de jornais, interagir, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, entre outros.

Um indivíduo alfabetizado não significa necessariamente um indivíduo letrado. Do mesmo modo, um sujeito pode ser capaz de realizar determinadas atividades em seu cotidiano que necessitem do letramento, como preencher um recibo, sem que ele seja alfabetizado.

Leia também sobre a diferença entre Fonema e Letra.

Quais são os aspectos que diferenciam é aproximam a alfabetização é o letramento?

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Na alfabetização de adultos principalmente de idades mais altas, alguns cuidados  precisam ser tomados, sendo o principal deles a adequação das propostas pedagógicas a esse público específico. Para que o conteúdo faça sentido, eles têm de estar de acordo com a vivência de cada um, suas trajetórias de vida, valores e mundo do trabalho. Adultos aprendem melhor quando percebem que podem aplicar a matéria estudada ao seu dia a dia.

Essa é a base do conhecido método de Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, considerado um dos maiores pensadores da história da pedagogia mundial. De acordo com a sua metodologia de alfabetização de adultos, cabe ao educador pesquisar a realidade do seu aluno, seus saberes e modos de vida, a fim de serem usados como a principal matéria prima no processo de ensino-aprendizagem.

O EJA – Educação de Jovens e Adultos, é uma modalidade de ensino designada a garantir a todos os brasileiros acima de 15 anos a oportunidade de ir à escola para concluir o ensino fundamental.

E é pensando em melhores oportunidades, melhores empregos e salários, que milhares de jovens e adultos tomam a decisão de voltar a estudar.

Saiba mais:

O respeito à especificidades no ensino a jovens e adultos

Documentário “Fora de Série”, produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF, que conta a história de estudantes do ensino médio da EJA de 13 escolas públicas do RJ.

Quais os aspectos que diferenciam alfabetização e letramento?

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.

Qual e a relação entre alfabetização e letramento?

A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever. É uma habilidade de uso individual, possibilitando codificar e decodificar a escrita e os números. Já o letramento, é um processo que envolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Qual a diferença entre alfabetização e o letramento segundo Magda Soares e como eles devem ser trabalhados em sala de aula?

De acordo com Magda Soares, professora e pesquisadora de Educação, “A diferença entre alfabetização e letramento está no domínio que o sujeito tem sobre a leitura e a escrita.”.

Qual a diferença entre alfabetização e letramento por que o processo de alfabetização e letramento pode ser considerado político social?

A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos. O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.