Quais são os grandes lances de tênis?

Qual o seu golpe de tênis preferido? Há quem vibre com um pelo backhand na paralela, enquanto outros deliram com um drop shot bem executado…

Independentemente de qual seja sua preferência, um bom jogo de tênis depende de golpes bem aplicados.

Por isso, relacionamos todos os golpes de tênis e explicamos como eles são executados. Não perca tempo e venha com a gente! 

  1. Forehand
  2. Backhand
  3. Saque
  4. Slice
  5. Lob
  6. Smash
  7. Drop shot ou deixadinha
  8. Voleio

1 – Forehand

O forehand no tênis, chamado também de direita, é o golpe feito com a raquete com a palma da mão virada para a frente. Para os destros, ele acontece do lado direito. Já os canhotos fazem o forehand do lado esquerdo. 

Entre os diferentes tipos de empunhadura no tênis, os mais comuns para o forehand são a empunhadura eastern e empunhadura semi-western. 

Entre todos os golpes, o forehand tende a ser o mais utilizado em um jogo de tênis. Para quem está começando, não é necessário bater com força. À medida que conseguir mais controle, o tenista ganhará precisão e potência.

Antes de executar o forehand, o tenista deve girar o corpo e levar a raquete para trás de seu corpo. Assim, deve ser feito um swing em que o braço acompanhará o movimento da bola. 

Logo depois de executar o forehand, o tenista deve retornar à posição de equilíbrio e se preparar para fazer o “split step” na preparação do próximo golpe.

O “split step” é um pequeno salto para armar o golpe. Ele deve ser feito no momento do quique da bola na quadra adversária ou quando o oponente estiver executando o seu golpe.

Para a execução correta, é preciso cair com as pernas abertas além da linha do joelho, o corpo equilibrado e ficar na ponta dos pés.

2 – Backhand

O backhand, ou esquerda, é o golpe feito com as costas da mão viradas para a frente. Para os destros, ele acontece do lado esquerdo. Já os canhotos fazem o forehand do lado direito.

O backhand pode ser executado tanto com uma mão quanto com as duas. 

Tende-se a acreditar que o backhand com as duas mãos é mais fácil de ser executado. Contudo, grandes tenistas do circuito mundial, como Stefanos Tsitsipas e Dominic Thiem, finalistas do ATP Finals de 2019, e Roger Federer usam o backhand de apenas uma mão. 

Não importa qual seja sua preferência. O caminho ideal para executar o backhand corretamente é aquele que oferecer mais conforto e deixar o movimento o mais natural possível. 

A empunhadura eastern é a ideal para o backhand de uma mão.

Para executar o backhand com precisão, o braço deve ser mantido mais próximo do corpo, evitando abri-lo em excesso. Na terminação do movimento, o braço deve seguir debaixo para cima, com a raquete à frente do corpo, sem girar o tronco.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

  • Futebol
  • Basquete
  • Vôlei
  • Poker
  • Futebol Americano
  • Fórmula 1
  • Esports
  • Skate
  • Surf
  • Artes Marciais
  • Handebol

3 – Saque

Todo ponto no tênis é iniciado com um saque, ou serviço. Usualmente, quem está sacando é favorito no ponto, já que começa atacando. Por isso, esse é um fundamento muito importante.

A empunhadura mais indicada para o saque é a Continental.

A posição inicial para o saque no tênis é atrás da linha de fundo e próximo à marca central. Para os destros, o pé esquerdo deve ficar à frente. Já os canhotos posicionam o pé direito mais perto da linha de fundo.

Com a mão livre, o tenista deve segurá-la à frente do corpo e junto à raquete. Em seguida, o braço deve ser erguido à frente do corpo, para que a bola seja lançada para o alto. 

A bola deve ser lançada um pouco à frente do corpo e o golpe executado no momento em que ela estiver no ponto mais alto de sua trajetória.

4 – Slice

Na tradução para português, slice é o mesmo que fatiar. No tênis, é feito um golpe com a raquete praticamente na posição horizontal, em um movimento similar a um corte na bola.

O slice faz a bola flutuar e diminui a velocidade de jogo. É um golpe muito usado para fazer a aproximação da rede ou na tentativa de quebrar o ritmo do adversário.

5 – Lob

O lob é um golpe de defesa no tênis. Na sua execução, o tenista tenta encobrir um adversário que esteja próximo à rede, jogando a bola no fundo de quadra.

Caso o lob não seja bem executado, será dada uma chance ao adversário para reagir com um smash.

6 – Smash

A melhor forma de reagir a um lob no tênis é com um smash. Na sua execução, o tenista golpeia a bola que tenta encobri-lo, de forma similar a uma cortada no vôlei.

Um bom smash é feito com muita potência, reduzindo as chances de defesa do adversário e, praticamente, assegurando a marcação do ponto.

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

  • Tudo sobre shape de skate: saiba como escolher o ideal
  • Patrick Mahomes: biografia, recordes e estatísticas na NFL
  • LeBron James: biografia, títulos, estatísticas e recordes
  • Treino de vôlei: dicas para desenvolver os fundamentos 
  • Tipos de Poker: saiba as regras e como jogar 11 modalidades

7 – Drop shot ou deixadinha

O drop shot ou deixadinha é um dos golpes de tênis que exigem mais habilidade do jogador. Para ser eficiente, ele precisa ser camuflado. 

O tenista tem que esconder o movimento de bola curta até o último momento e, só então, fazer a mudança do grip de para uma deixada com slice. Assim, o adversário terá menos tempo de reação e poderá não conseguir alcançar a bolinha “largada” perto da rede.

O drop shot se torna ainda mais eficiente quando o adversário está pressionado no ponto e posicionado muito no fundo da quadra. Com isso, quando há a deixadinha perto da rede, ele tem de correr mais para conseguir rebater.

8 – Voleio

O voleio é o golpe de tênis usado quando o tenista está perto da rede, sendo muito comum em jogos de duplas.

Na execução do voleio, o tenista golpeia a bolinha antes de ela cair no chão, pressionando o adversário e o deixando com menos tempo de reação.

Muitos tenistas se destacaram pelo estilo que une saque e voleio. Um bom serviço, que dificultava a recepção do adversário, era seguido da conclusão do ponto na rede.

O norte-americano Pete Sampras, um dos melhores tenistas de todos os tempos, era um mestre do estilo saque e voleio.

Enquanto Sampras aplicava ótimos voleios, Guga era certeiro no backhand e Andy Roddick tinha um saque muito potente… 

Cada tenista tem seu golpe mais forte. O importante é conseguir dominar todos eles para se aproximar das vitórias.

Agora que você já sabe tudo sobre os golpes de tênis, aproveite para alimentar sua paixão pelo esporte com mais conteúdos:

  • WTA Finals: maiores campeãs, premiações e como funciona
  • Bianca Andreescu: biografia, títulos, melhor ranking e recordes
  • Tudo sobre Beach Tennis: história, regras e fundamentos
  • Como jogar tênis: equipamentos, regras e dicas para começar
  • Rede de tênis: saiba tudo o que precisa para a escolha ideal

Quais são os grandes lances de tênis?

Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!

Quais são os grandes lances do tênis?

Os torneios de Grand Slam, também conhecidos como majors, são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Qual o título mais importante do tênis?

O que são os Grand Slam? No tênis, quatro campeonatos são considerados os de maior relevância do esporte: os torneio de Grand Slam. Afinal, são os campeonatos que atribuem o maior número de pontos no ranking dos tenistas e distribuem as maiores premiações.

Qual o maior Grand Slam do mundo?

Grand Slam são os principais torneios do tênis, são eles: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Esses torneios são mais longos que os demais, valem mais pontos para o ranking mundial e também oferecem as maiores premiações.

Como funciona o Grand Slam?

O que é Grand Slam? No tênis, o vencedor de um Grand Slam é aquele que é campeão de um dos quatro principais torneios do circuito mundial: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Esses torneios são mais longos que os demais, valem mais pontos para o ranking mundial e também oferecem as maiores premiações.