Quais são os pilares da segurança da informação explique cada um?

Quais são os pilares da segurança da informação explique cada um?

Veja os principais pilares da Segurança da Informação. Sabemos que milhões de bits e bytes de informação circulam na internet todos os dias. Nunca na história tivemos uma ferramenta tão democrática no consumo de conteúdo. Mas você já parou para pensar sobre a quantidade de informações a seu respeito que estão disponíveis por aí, a partir de um simples “Buscar” no Google?

A segurança da informação é aquele conceito por trás da defesa dos dados de modo a assegurar que eles sejam sigilosos, mas sempre existe o risco de uma ou outra informação vazar. Quando isso acontece, a perda pode ser irreparável.

Os Principais Pilares da Segurança da Informação

Há várias definições para a segurança da informação, uma delas é baseada nos 3 principais pilares.

“Através da segurança da informação se garante a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, através de tecnologia, processos e pessoasdetectando, prevenindo e respondendo às ameaças digitais”. Pedro Silveira

Quais são os pilares da segurança da informação explique cada um?

O 1.º Pilar da Segurança da Informação

confidencialidade garante que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas, ou seja, ninguém a não ser você deve ter acesso a sua vida digital. Por exemplo, quando uma rede social protege o controle dos seus posts através de um usuário e senha. Sem a confidencialidade, as empresas ficam vulneráveis a ciberataques, roubo de informações confidenciais e até utilização de dados pessoais de clientes, o que pode causar diversos prejuízos, inclusive financeiros.

Já a integridade visa garantir que os dados não sejam corrompidos durante o tráfego entre dois pontos na rede. Você, provavelmente já inseriu o número do cartão de crédito em algum campo de formulário ao fazer uma compra online, se o site tiver sido invadido é bem possível que um cibercriminoso intercepte os dados do seu cartão, o clone e, bom, você já pode imaginar o que acontecerá.

Os dados precisam estar seguros e disponíveis para serem acessados a qualquer momento pelos usuários autorizados. Esse princípio diz respeito à eficácia do sistema e do funcionamento da rede para que seja possível utilizar a informação quando necessário. Sendo assim, a segurança da informação atua para que servidores, bancos de dados ou links estejam sempre online e disponíveis para seus usuários.

O 2.º Pilar da Segurança da Informação

Nesse pilar encontramos “ações” executas pela segurança da informação para garantir a sustentação do primeiro pilar. Pois evitam que um incidente de segurança ocorra, agem para percebe-lo no menor tempo possível e evitar ao máximo seus danos.

Para a prevenção dos incidentes se adota medidas de proteção. Qualquer aplicação, sistema ou servidor está sujeito a invasões. A prevenção protege esses ativos, evitando que as portas de comunicação estejam abertas ou aplicações e sistemas operacionais estejam desatualizados por exemplo.

A detecção é o complemento ao processo de prevenção. Dessa forma, todo o ambiente de TI, deve ser monitorado constantemente para que se possa identificar alguma invasão o mais rápido possível. É muito importante monitorar os registros e alarmes de cada componente do ambiente.

Outra parte importante é o processo de resposta a incidentes. Sendo necessário a investigação para determinar o que aconteceu, porque aconteceu e como evitar que aconteça outra vez.

O 3.º Pilar da Segurança da Informação

O último pilar da Segurança da Informação é o que sustenta suas melhores práticas e objetivos iniciais.

Podemos classificar como tecnologia todas as ferramentas, sejam elas hardware ou software, que permitem a prevenção, detecção e resposta aos incidentes de segurança, como antivírus, firewall, IPS, aplicações de análise forense etc.

A proteção de ambientes complexos contra ameaças cada vez mais sofisticadas só é possível através de processos muito bem definidos. Para permitir que a prevenção, detecção e resposta aos incidentes ocorram de maneira continuada.

Pessoas são o componente mais importante deste pilar, pois é quem cria processos e torna a Segurança da Informação possível. Estes profissionais travam uma guerra diária justamente com quem está “do outro lado”. Através da capacidade analítica e criativa são capazes de produzir tecnologias e processos, para prevenir, detectar e responder a ataques digitais, garantindo assim a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados, aplicações e sistemas.

Vídeo ilustrativo sobre o tema:

Para ajudar ainda mais no entendimento, criamos um vídeo ilustrativo sobre o tema. Vale a pena assistir para fixar o conhecimento.

Conclusão

Como sempre, espero que eu possa ajudar a comunidade de alguma forma.

Até o próximo artigo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos da área!

Redação: Wilson Junior

Tags: segurança da informação

Quais são os pilares da segurança da informação?

Confira esses cinco pilares essenciais:.
Confidencialidade. A confidencialidade é o primeiro pilar da segurança da informação, pois garante que os dados estejam acessíveis a determinados usuários e protegidos contra pessoas não autorizadas. ... .
Integridade. ... .
Disponibilidade. ... .
Autenticidade. ... .
Irretratabilidade..

Quais são os três pilares da segurança da informação explique os?

Confidencialidade, integridade e disponibilidade A confidencialidade garante que o acesso a informações sensíveis seja feito somente por pessoas autorizadas, ou seja, ninguém a não ser você deve ter acesso a sua vida digital.

Quais são os 5 pilares da segurança da informação nas empresas e qual a importância desses pilares?

Quais são os pilares da segurança da informação? Entre os cinco pilares da segurança da informação, três são mais populares e são chamados de tríade CIA: confidencialidade, integridade e disponibilidade (em inglês, confidentiality, integrity and availability).

Quais os cinco princípios pilares da segurança da informação?

Confira nesse post tudo sobre os 5 pilares da segurança da informação, que são: Confidencialidade. Integridade. Disponibilidade. Autenticidade e Legalidade.