Quais são os tipos de transformação de energia?

A energia não pode ser criada ou destruída, somente pode ser transformada de uma forma para outra – Princípio da Conservação de Energia

Quais são os tipos de transformação de energia?

Placas de Captação e Conversão da Energia Solar

 

Na natureza encontramos energia sob diversas formas. Às vezes quando falamos em energia, a modalidade que nos vem primeiro à mente é a energia elétrica em razão de sua grande utilização. No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear e etc.

Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo.

Energia Mecânica

A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui.
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial.

Energia Térmica

Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica.

Energia Sonora

O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...).

Energia Elétrica

A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica.

Energia Eólica

Os ventos são responsáveis pela energia eólica.

Energia Solar

Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, que são denominadas de energia solar.

Energia Luminosa

É a forma de energia que está associada à radiação eletromagnética.

Energia Nuclear

São as energias provindas do núcleo atômico em virtude dos processos de fissão e/ou fusão.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "As Modalidades de Energia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-modalidades-energia.htm. Acesso em 06 de janeiro de 2023.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Diariamente, fechamos e abrimos muitos circuitos elétricos. Ao fazermos isso, estamos utilizando energia elétrica, que é obtida de uma usina geradora de eletricidade. Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica.

Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.

Podemos representar o aparelho elétrico resistivo só por seu resistor, utilizando o símbolo da figura abaixo.

Quais são os tipos de transformação de energia?

Símbolo de um resistor e representação do circuito elétrico simples aberto, com um aparelho resistivo.

Uma lâmpada incandescente também pode ser considerada um resistor, uma vez que a maior parte da energia elétrica é transformada em energia térmica, em seu filamento; e o restante, em energia luminosa.

Os símbolos que utilizaremos para indicar os circuitos têm como objetivo principal a representação de aparelhos, fontes, fios de ligação e interruptores. Qualquer circuito com um resistor será representado pelo símbolo da resistência e qualquer tipo de interruptor será representado como na figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de transformação de energia?

Símbolo de chave aberta e chave fechada.


Quando o aparelho estiver desligado, a chave estará aberta. Pilhas ou baterias serão representadas pelo símbolo:

Quais são os tipos de transformação de energia?

Símbolo representando uma fonte de energia

O traço menor representa o polo negativo e o maior, o positivo. Observe, no circuito, que as três pilhas estão conectadas em sequência, ou seja, estão ligadas em série, de forma que o polo positivo de uma seja ligado ao negativo da outra. 

Quais são os tipos de transformação de energia?

Representação de um circuito elétrico de uma lanterna alimentada por três pilhas.

O chuveiro elétrico também possui um resistor, e seu circuito é semelhante ao da segunda figura. O interruptor desse aparelho é acionado pela pressão da água sobre um diafragma, que produz o contato elétrico entre os fios de ligação e o resistor. 
 

Quais são os tipos de Transformacoes de energia?

Alguns tipos de Transformação de Energia Nesse sentido, a energia solar, eólica, térmica, hídrica ou de biomassa podem ser convertidas em energia elétrica. Na maioria destes processos, estas energias são convertidas primeiramente em energia mecânica, para só depois se tornarem energia elétrica.

Quais são as 5 transformações de energia?

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

Quais são os 7 tipos de energia?

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química, atômica e cinética, os quais são responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.

O que é transformação de energia de exemplos?

A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Por exemplo, ao bater palmas, você transforma a energia mecânica do movimento de suas mãos em energia sonora e térmica.