Quais são as cidades consideradas globais?

Ouça este artigo:

O termo Cidade Global foi criado para designar uma região com economia influente no sistema mundial. Também chamadas de cidades alfa ou centros mundiais, essas áreas foram definidas com base em estudos geográficos e urbanos que se assentam no conceito de globalização. Este fenômeno contemporâneo teria facilitado a criação e promulgação de áreas estratégicas que seguem uma hierarquia de importância para o funcionamento do comércio e das finanças em uma escala global.

Entre as definições encontradas nestes estudos, a mais complexa é a denominada cidade global. A região considerada desta forma seria uma cidade em que as relações vinculadas teriam influência direta em assuntos mundiais por seus meios econômicos e sociais. Exemplos deste tipo de cidades globais são: Londres, Nova York, Tóquio, Chicago, Dubai, Hong Kong, Paris, Xangai, Singapura e Sydney.

A inventora do termo cidade global foi Saskia Sassen, uma socióloga holandesa, para fazer oposição à expressão megacidade. Em seu livro publicado em 1991, A Cidade Global, Saskia faz um estudo sobre este fenômeno e cita cidades como Tóquio, Londres e Nova York como grandes cidades globais. Em 1915, um termo para designar territórios que tinham grande controle sobre negócios globais foi criado por Patrick Geddes, biólogo e filósofo escocês. Ele nomeou estes locais de “cidades mundiais”.

Em 1966, Peter Hall, em seu livro The World Cities, definiu uma hierarquia para estas cidades baseado em uma série de critérios que incluíam fatores econômicos, políticos e de desenvolvimento humano. John Friedmann, professor austríaco, em sua obra The World City Hypothesis definiu algumas cidades que estavam no comando da economia mundial.

Outro estudioso que influenciou a definição destes conceitos foi Ronald Daus, professor universitário alemão que fez uma investigação arguta e multidisciplinar sobre o “fundamento europeu” presente nas cidades globais de fora da Europa. Para Daus, este “fundamento” é o maior responsável pela situação de caos encontrada nestas localidades e até mesmo em algumas cidades europeias. Ele foi o introdutor da sociologia e da antropologia neste campo de estudos.

Em 1998, Peter Taylor, Richard G. Smith e Jon Beaverstock tentaram fazer uma categorização e classificação para estas cidades globais com a utilização do método de “dados relacionados”. Os três criaram a Globalization and World Cities Research Network, que consiste em uma classificação de cidades globais baseadas do conceito de “serviços de produção avançados”. Isso engloba as categorias: bancária, financeira, direito, contabilidade e publicidade. A partir daí, chegou-se às divisões atuais que colocam estas cidades nos níveis Alfa++ (Londres, Nova York), Alfa+ (Chicago, Dubai), Alfa (Amsterdã, São Paulo), Alfa- (Atlanta, Barcelona), Beta+ (Atenas, Bangalore), Beta (Beirute, Bucareste), entre outros.

Fontes:
http://www.brasilalemanhanews.com.br/Noticia.aspx?id=2344
http://www.forte.jor.br/2012/04/03/ranking-das-66-cidades-globais-sp-em-33o-e-rio-em-53o-perdem-posicoes/
http://www.geomundo.com.br/geografia-30203.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_global

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sociedade/cidade-global/

Conheça a origem do termo e quais lugares têm essa denominação

O termo “cidade global” apareceu pela primeira vez na obra “The Global City: New York, London, Tokyo”, de 1991, da socióloga holandesa Saskia Sassen. A expressão se popularizou desde então para se referir a metrópoles com grande influência econômica, cultural e política no planeta.

O doutor em linguística e pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp, José Horta Nunes, em seu artigo “A cidade enquanto objeto do discurso enciclopédico”, explica que o conceito de cidades globais vem dos estudos urbanos e da geografia.

Segundo ele, tem-se como base a ideia de que a globalização “criou, facilitou e promulgou locais geográficos estratégicos de acordo com uma hierarquia de importância para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio”.

As cidades globais podem ser divididas em três classificações, de acordo com a influência que exercem mundialmente: alfa, beta e gama. A primeira refere-se às mais relevantes e que possuem maior conectividade internacional. As duas seguintes são secundárias e terciárias nessa influência, mas com potencial para uma ascensão nessa hierarquia.

Entram no grupo alfa metrópoles como Nova York, Londres, Tóquio, Hong Kong, Xangai, Paris e São Paulo.

Segundo Sassen, na obra citada, as cidades globais são aquelas que possuem uma alta concentração de serviços de produção, além de uma forte orientação para o mercado financeiro global. Elas servem como referência a nível mundial.

Para ser considerada global, uma cidade precisa ser sede de importantes corporações multinacionais e oferecer serviços econômicos internacionais. No campo social, é aquela em que se encontra grande diversidade cultural, religiosa e ideológica.

Quais são as características de uma cidade global?

Quais são as cidades consideradas globais?

Para João Sette Whitaker Ferreira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autor do livro “O Mito da Cidade Global”, para serem consideradas globais, as cidades precisam apresentar os seguintes atributos:

  • abrigar um número significativo de sedes de grandes empresas transnacionais;
  • possuir bolsas de valores de importância internacional;
  • ter uma economia majoritariamente de serviços;
  • oferecer centros de convenções;
  • contar com modernos aeroportos e rede hoteleira de primeira linha.

Por todos esses componentes, as cidades globais devem, também, receber significativo fluxo de capital financeiro.

Segundo o autor, a importância de cada um desses atributos constitui “uma hierarquia entre centros urbanos que se interconectam, formando o que alguns autores chamam de ‘arquipélago mundial de cidades-globais’”.

Qual é a diferença entre megalópole, megacidade e cidade global?

O termo metrópole (do grego “cidade mãe”) é usado para descrever grandes cidades cujas atividades socioeconômicas têm grande relevância regional e nacional. Suas características são bem próximas às das globais, com a diferença já citada de que não são globalmente influentes. Portanto, toda cidade global é uma metrópole, mas o inverso não se aplica sempre.

Já as megacidades são aquelas que contam com mais de 10 milhões de habitantes. A primeira cidade moderna a receber esse título foi Nova York, em 1936. Atualmente, em todo o mundo, há 21 delas, sendo as mais populosas: Tóquio, Déli, São Paulo, Mumbai, Cidade do México e Xangai.

Qual é a importância das cidades globais?

No artigo “As cidades mundiais na contemporaneidade”, o autor Carlos Henrique Costa da Silva destaca que as cidades globais possuem um importante papel na “coordenação do processo de mundialização, já que são os nós de rede, concentrando e centralizando o capital, as finanças, a tecnologia, os serviços modernos, o marketing, as novas formas do comércio”.

Para ele, as cidades globais possuem o poder de decisão sobre as diretrizes econômicas e políticas no direcionamento do mercado mundial.

Quais são alguns exemplos de cidades globais existentes?

Quais são as cidades consideradas globais?

Há cidades que, por épocas, foram consideradas globais e, ao longo dos anos, perderam sua relevância no contexto global, como é o caso de Liverpool, no Reino Unido.

Por outro lado, nos últimos anos, outras cidades entraram para esse hall restrito, sendo a cidade de Xangai, na China, um exemplo.

Para o professor do Instituto de Biociências (IB) da USP,  Marcos Buckeridge, as duas mais importantes cidades globais hoje são Londres e Nova York. São Paulo aparece na 34ª posição do ranking e o Rio de Janeiro, na 39ª.

Pode-se citar também as cidades globais Toronto, Tóquio, Hong Kong, Cingapura, Los Angeles, Frankfurt, Xangai e Paris.

Confira também o conceito de megalópole e entenda em que elas se diferenciam das cidades globais.

Quais são todas as cidades globais?

As cidades são: Osaka, Pequim, Boston, Washington, Amsterdã, Hamburgo, Dallas, Dusseldorf, Genebra, Xangai, Montreal, Roma, Estocolmo, Munique, Houston, Barcelona, Berlim, Jacarta, Johannesburgo, Melbourne, Praga, Santiago, Taipe, Varsóvia, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Copenhague, Istambul, Kuala Lumpur, Manila, ...

Que são cidades globais de exemplos?

Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo. Além disso, geralmente apresentam elevada densidade populacional e qualidade de vida, por exemplo, Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio.

Qual é a cidade mais globalizada do mundo?

Cidades por categoria.

Quais as cidades líderes da globalização?

Por que estas são as 7 cidades mais globais do planeta.
Onde o local encontra o global zoom_out_map. ... .
Londres, Reino Unido zoom_out_map. ... .
Nova York, Estados Unidos zoom_out_map. ... .
Paris, França zoom_out_map. ... .
Hong Kong zoom_out_map. ... .
Singapura zoom_out_map. ... .
Tóquio, Japão zoom_out_map. ... .
Sydney, Austrália zoom_out_map..