Quais são os três aspectos do desenvolvimento humano?

Desenvolvimento humano é um conceito baseado na ideia de liberdade dos seres humanos, para que estes tenham as oportunidades e capacidades de viverem com qualidade de vida e de acordo com os seus objetivos.

Ao contrário do crescimento econômico, o desenvolvimento humano não está diretamente relacionado com a análise dos recursos financeiros, mas sim com a satisfação das pessoas com o modo como vivem a vida.

Assim, para analisar o nível do desenvolvimento humano de determinado grupo, deve-se observar não a renda, mas todas as condições e oportunidades que os indivíduos possuem para conseguirem ter uma vida com dignidade e qualidade.

Saiba mais sobre Qualidade de vida.

No âmbito da psicologia, o desenvolvimento humano se refere à formação da identidade do indivíduo, ou seja, o seu comportamento, os valores, capacidades, e etc. Neste aspecto, o desenvolvimento humano leva em consideração vários fatores distintos, como características genéticas, padrões intelectuais, emocionais, os grupos de convívio em que está inserido, o desenvolvimento físico, entre outros.

Fases do desenvolvimento humano

Do ponto de vista psicológico, o desenvolvimento humano foi amplamente estudado pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896). Ao analisar o comportamento de suas próprias filhas, Piaget definiu as diferentes fases do desenvolvimento do ser humano:

Período sensório-motor (0 a 2 anos)

Estágio anterior à linguagem. Neste período o indivíduo começa a adquirir controle motor, criar laços afetivos e desenvolver os primeiros reflexos e movimentos.

Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)

Desenvolvimento da linguagem, da fala e das habilidades físiscas. No entanto, nesta fase as crianças ainda não são capazes de realizar operações concretas. Durante este período a pessoa ainda não é capaz de ter empatia, por este motivo o egocentrismo ainda é marcante.

Período das Operações Concretas (7 a 12)

Desenvolvimento da capacidade de raciocinar. Aprimoramento do pensamento, quando as crianças começam a pensar de forma mais lógica e solucionar algumas problemas menos complexos.

Período das Operações Formais (12 anos em diante)

Todas as capacidades e competências estão desenvolvidas. Domínio do pensamento lógico. Indivíduos passam a agregar valores morais à sua conduta e a pensar de modo a tomar decisões mais complexas.

Índice de Desenvolvimento Humano

Com o intuito de medir e avaliar a qualidade de vida das pessoas nas diferentes sociedades, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Índice de Desenvolvimento Humano análisa três principais fatores que representam requisitos básicos para a qualidade de vida das pessoas: saúde, educação e renda.

Atingindo essas três dimensões do IDH, o ser humano é capaz de ter uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento (que é essencial para a garantia do exercício das suas liberdades individuais), e condições financeiras para manter um padrão de vida estável (comprar comida, pagar suas contas básicas e ter um abrigo, por exemplo).

O IDH foi idealizado pelos economistas Mahbub ul Haq e Amartya Sen, que apresentaram os primeiros resultados no Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 1990.

Saiba mais sobre o significado do IDH.

Melo Pierre Hussein Chaly nº439
Faculdade de educação e Comunicação, Licenciando em P. W. Organizaçoes

Aspectos relevantes ao desenvolvimento humano

Falar de desenvolvimento humano é motivador e envolve muitas curiosidades, pois ao falar deste mostramo-nos influenciados pelo nosso dia a dia. É neste propósito que mostrar-se-ão abordagens sob ponto de vista daqueles que foram os teóricos da área, e aquilo que é o olhar de estudante contemporâneo sob influência de aspectos que vão marcando o nosso quotidiano. Antes porem diria que para falarmos de algo precisamos ter um conhecimento sobre esta mesma coisa, é neste propósito que há necessidade de começar-se pelo conceito, do que deve ser, desenvolvimento humano. Dizer que há uma tendência unânime das definições dadas pelos autores, pois apresentam uma mesma essência do que é desenvolvimento. Sendo a mais clara de Mesquita e Duarte (1996) que narram que o desenvolvimento é a psicologia do Estudo do ciclo da vida, desde a infância até à Velhice. Sendo assim eu satisfaço-me com esta definição dizendo que desenvolvimento são as mudanças que vão decorrer no percurso vital.
Para Berger (2003:2) o estudo do desenvolvimento humano enquadra várias matérias académicas. Com este raciocínio pode-se afirmar que então para apresentarem-se factores que mais influenciam o homem é necessário fazer estudos com recurso a estas várias matérias, no argumento, BERGER apresenta disciplinas como Biologia a Pedagogia e psicologia, como sendo as que melhor podem ajudar a fazer face ao estudo do desenvolvimento humano, com isto fazendo a interdisciplinaridade está apresenta três aspectos para o estudo deste desenvolvimento humano que são o domínio biossocial, cognitivo e psicossocial. Berger diz que o embora haja divisão do domínios no desenvolvimento humano, para facilitar o estudo deste, os factores que estão nestes domínios muito raramente são exclusivos dos seus domínios.
Para Berger o desenvolvimento Biossocial inclui todo o crescimento e as mudanças que ocorrem no corpo da pessoa, alem dos factores genéticos, nutricionais e de saúde que o afectam no crescimento e mudanças. Sendo também constituinte deste domínio as habilidades motoras que dizem respeito ao a fase do bebe ate a fase de conduzir um carro, este domínio também inclui a factor cultura e sociedade. E para o domínio cognitivo Berger apresenta que este inclui todos os processos mentais utilizados para se obter aprendizagem ou para se tornar consciente do meio ambiente. Sendo aspectos constituintes deste domínio cognitivo a percepção, a imaginação Juízo, memoria e linguagem. E as emoções, o temperamento, habilidades de pratica social seriam constituintes do domínio psicossocial.
Bonita é esta perspectiva de BERGER de poder apresentar domínios que nos facilitam a procurar os aspectos mais relevantes que influenciam o desenvolvimento humano. Assim apresentas as interacções do indivíduo com os outros, o tempo ao longo do qual este vai estar inserido em contextos sócias, e as condições económicas, como sendo factores influentes. Para dos Santos (2009:4) o desenvolvimento humano compreende a interacção do indivíduo e o ambiente, este desenvolvimento pode ser caracterizado no âmbito mental como orgânico.
Existem vários outros factores mencionados pelos psicólogos dentre os fectores estão a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio ambiente no decorrer da pesquisa deparei-me com vários factores que se parecem divergentes mas na minha opinião não diríamos que são teorias contraditórias mas sim teorias conciliadoras pois que tempo a tempo surgiam varias opiniões que completavam as teorias passadas, sendo assim o pesquisador concorda com todas teorias mas de uma forma conciliadora existem vários outros factores do que aquilo que imaginávamos, talvez dizer que os factores são 2 os extrínsecos e intrínsecos onde os extrínsecos dependem muito do meio externo enquanto os intrínsecos compreendem os processos cognitivos ou os processos internos que as ciências biológicas tentam compreender.

Quais são os três principais domínios do desenvolvimento humano?

DOMÍNIOS DO DESENVOLVIMENTO Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cog- nitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico.

Quais são os aspectos que envolvem o desenvolvimento humano?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.

Quais são os principais aspectos e períodos do desenvolvimento humano?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.