Qual a diferença de antissepsia e esterilização?

3 min

Qual a diferença de antissepsia e esterilização?

http://elseviernoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/12/micro-1050×596.jpg

Quem já não ficou com dúvida ao se deparar com uma questão envolvendo os princípios de assepsia e antissepsia, aqui abordarei os principais conceitos de forma bem simples e clara e suas respectivas técnicas.

Os processos de assepsia e antissepsia estão presentes em locais como hospitais e laboratórios devido a necessidade de evitar a presença de microrganismos.

Os microrganismos vivem na superfície e no interior de nosso corpo quando causam doenças são conhecidos como patógenos. Existe duas principais categorias de microrganismos são os microrganismos acelulares (partículas infecciosas) e microrganismos celulares que incluem os vírus e os príons, todas as bactérias, todas as arqueanas, algumas algas, todos os protozoários e alguns fungos.

Sepsia é a presença de patógenos no sangue ou nos tecidos.

Assepsia é a ausência de patógenos. As técnicas assépticas são utilizadas para eliminar e excluir patógenos como limpeza geral, lavagem frequente e completa das mãos, isolamento de pacientes infectados, desinfecção e esterilização. As técnicas usadas para se alcançar a assepsia dependem do local, das circunstâncias e do ambiente.

Existem dois tipos ou categorias principais de assepsia: assepsia médica e assepsia cirúrgica.

A assepsia médica refere-se a uma técnica de limpeza e tem como objetivo excluir os patógenos, envolve procedimentos e práticas que reduzem o número e a transmissão de patógenos. A assepsia médica inclui todas as medidas de precaução necessárias para impedir a transferência direta de patógenos de uma pessoa para outra e a transferência indireta de patógenos através do ar ou por instrumentos, roupa de cama, equipamentos e outros objetos inanimados (fômites).

As Técnicas de Assepsia Médica

Qual a diferença de antissepsia e esterilização?

https://queconceito.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Assepsia.jpg

– Lavagem frequente e completa das mãos;

– Cuidados pessoais;

– Utilização de máscaras, luvas e capotes limpos quando apropriados;

– Limpeza apropriada de suprimentos e equipamentos;

– Desinfecção;

– Descarte apropriado de agulhas, materiais contaminados e resíduos infecciosos; e

– Esterilização.

Diferença entre Assepsia Médica e Assepsia Cirúrgica

Qual a diferença de antissepsia e esterilização?

A antissepsia é a prevenção da infecção.

A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos.

A desinfecção envolve a eliminação da maioria ou de todos os patógenos (exceto esporos bacterianos) de objetos inanimados.

Meios de Esterilização

Qual a diferença de antissepsia e esterilização?

https://cipamedembalagens.com.br/wp-content/uploads/2018/02/embalagem-para-esteriliza%C3%A7%C3%A3o-cipamed.jpg

Físico: Calor seco (Estufa, Flambagem e Fulguração); Calor úmido (Fervura e Autoclave); Radiações (Raios alfa, Raios gama e Raios x).

Químico:Desinfetantes – Para conseguir-se a esterilização, há vários fatores importantes: Das características dos microrganismos, o grau de resistência das formas vegetativas; a resistência das bactérias produtoras de esporos e o número de microrganismos e da característica do agente empregado para a esterilização.

Esterilização pelo calor: A susceptibilidade dos organismos ao calor é muito variável e dependem de alguns fatores, e dentre eles citamos:

– Variação individual de resistência,

– Capacidade de formação de esporos,

– Quantidade de água do meio,

– ph do meio,

– Composição do meio.

Agora leitor agora que já conhece a diferença entre assepsia e antissepsia de uma forma bem objetiva, pois ambos os termos acabam sendo confundidos mesmo estando relacionados cada um possui seu significado. Bons estudos e até o próximo post!

Referências

https://www.diferenca.com/assepsia-e-antissepsia/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/artigo_CME_flavia_leite.pdf
ENGELKIRK, Paul G.; DUBEN-ENGELKIRK, Janet; BURTON, Gwendolyn R. W. Burton Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9ª Ed. Guanabara Kooga.

Qual a diferença entre antissepsia e esterilização?

A antissepsia é a prevenção da infecção. A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos.

O que é assepsia e esterilização?

Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.

O que é uma antissepsia?

Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.

Qual é a diferença de desinfecção e esterilização?

A desinfecção, conhecida também como sanitização, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, elimina ou reduz os microrganismos prejudiciais, perto de 98%, enquanto a esterilização, elimina 100% todos eles. Para escolher entre as técnicas, é necessário entender qual é o seu objetivo.