Qual é a relação entre as chamadas jacqueries E a crise do feudalismo?

Jacqueries: as revoltas camponesas

As Jacqueries foram revolta de camponeses ocorridas no final da Idade Média.


Qual é a relação entre as chamadas jacqueries E a crise do feudalismo?

Jacqueries de 1358: revolta dos camponeses

O que foram (significado) e objetivo

As Jacqueries, também conhecida como Revolta dos Jacques, foram rebeliões camponesas ocorridas na França em 1358. Estão relacionadas com a crise do feudalismo na Idade Média.

Através destas revoltas, os camponeses buscaram melhorar suas condições de vida, através da eliminação da forte exploração imposta pela nobreza medieval francesa.

Motivos e indicação de crise do Feudalismo

1. Péssimas condições de vida dos camponeses franceses em meados do século XIV. A fome, a miséria e as doenças (principalmente a peste negra) afetaram muito os servos nesta época.

2. Exploração excessiva dos senhores feudais sobre a camada social dos servos (camponeses). Esta exploração ocorria através da cobrança de diversos impostos e taxas.

3. Esgotamento do sistema de produção feudal (feudalismo).

Como terminaram

A nobreza francesa organizou um forte exército para combater a rebelião.

As revoltas terminaram com dura repressão dos nobres (senhores feudais) franceses sobre os camponeses. De acordo com estimativas de historiadores, cerca de 22 mil camponeses foram mortos pelas forças militares dos nobres.

Qual é a relação entre as chamadas jacqueries E a crise do feudalismo?

Ilustração de uma Jacquerie em Paris no século XIV. Fonte: Crônicas de Froissart.

Curiosidades históricas:

- A palavra jacquerie em francês era utilizada, popularmente, como sinônimo de camponês. Uma das explicações afirma que este nome faz referência as jaquetas (Jacques, em francês) curtas usadas pelos camponeses. Este termo pode ter sido usado pelos nobres para ridicularizar os mais pobres, na França do século XIV.

- Outra explicação para o nome da revolta está relacionada com um possível camponês, líder da revolta de 1358: Jacques Bonhomme.

- Na Inglaterra também ocorreram revoltas camponesas. Uma das mais importantes foi a Revolta de Wat Tyler (1381), que exigiu reformas sociais e econômicas.

Qual é a relação entre as chamadas jacqueries E a crise do feudalismo?

Pintura retratando a morte de Wat Tyler (a esquerda), líder da revolta que levou seu nome.

Última revisão: 16/12/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Jacqueries: as revoltas camponesas Temas Relacionados
  • • Baixa Idade Média e suas características
  • • Cronologia da Idade Média
  • • Feudalismo e seus aspectos econômicos, políticos e religiosos
  • • Idade Média: religião e sociedade medieval
Bibliografia Indicada

Movimentos populares na Idade Média (coleção Desafios)

Autor: Macedo, José Rivair

Editora: Moderna

Fonte de pesquisa utilizada:

- ARRUDA. José Jobson de Andrade. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Ática, 1988.

- SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019.


(Fatec-SP) A dissolução do feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada “crise do século XIV”. Entre esses acontecimentos, é correto citar:

  1. Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estruturas das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
  2. Grande Fome, manifestada neste século, devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações.
  3. Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Espanha, e, de outro, Inglaterra e Portugal, e que gerou inúmeras mortes.
  4. Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.
  5. Epidemias, como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa.

(Uerj) “Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, cuja beleza supera a de qualquer outra da Itália, sobreveio a mortífera pestilência.”

BOCCACIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Círculo do livro, 1991.

No século XIV, a Europa conheceu uma crise, marcada pela tríade “guerra, peste e fome”. No entanto, esta crise possibilitou condições para inúmeras transformações.

Como exemplo dessas transformações, ocorridas a partir do século XV, podemos citar:

  1. aumento da densidade demográfica, determinando o crescimento da produção de alimentos.
  2. reforço dos laços de servidão, provocando a migração de habitantes das cidades para o campo.
  3. início do processo de expansão marítima, fortalecendo as monarquias em processo de centralização.
  4. reabertura do mar Mediterrâneo, promovendo o crescimento de relações econômicas mais dinâmicas.

A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são:

  1. Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome.
  2. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
  3. Grande Fome, Cruzadas e Peste Negra.
  4. Peste negra, revoltas camponesas e Grande Fome.
  5. Guerra dos Cem Anos, Cruzadas e abertura do Mediterrâneo.

Sobre a Crise do século XIV, é incorreto afirmar:

  1. que em regiões da Bélgica, França e Inglaterra, os camponeses envolveram-se em grandes revoltas que ficaram conhecidas pelo nome de “jacqueries”.
  2. que as últimas décadas do período medieval foram marcadas por guerras, centralização do poder político e reorganização das atividades econômicas.
  3. que temendo a escassez de alimentos – o que de fato aconteceu –, vários nobres facilitaram a saída dos servos de suas propriedades, pretendendo trocá-los por trabalhadores assalariados.
  4. em pouco tempo, milhares de europeus foram dizimados por uma terrível epidemia que se alastrou graças às péssimas condições de higiene daquela época.

Observe a imagem abaixo:

Qual é a relação entre as chamadas jacqueries E a crise do feudalismo?

Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569).*

O nome da tela é Triunfo da Morte e ela foi feita por Pieter Bruegel, em 1562. Na tela, é possível perceber como um dos eventos relacionados à chamada Crise do século XIV marcou o imaginário da época. Qual era o evento retratado na tela?

  1. Grande Fome.
  2. Guerra dos Cem Anos.
  3. Revoltas Camponesas.
  4. Peste Negra.

*Crédito da Imagem: Museu do Prado.

Letra E. As demais estão incorretas pelos seguintes motivos: a) o problema a ser combatido não era o aumento populacional, mas sim a inexistência de infraestrutura sanitária, o que contribuiu para a disseminação de doenças; b) os motivos seriam mais climáticos que em decorrência de pragas; c) envolveu apenas França e Inglaterra; d) os camponeses revoltosos não abandonaram o campo.

Letra C. A expansão marítima fortaleceu-se após o século XV, garantindo novas fontes de riqueza às monarquias em formação.

Letra D. Os principais eventos que caracterizaram a crise do século XIV são mesmo os três, conhecidos ainda como a tríade “guerra, fome e peste”.

Letra C. A preocupação com a diminuição da produção agrícola levou os senhores de terras a impedirem a saída dos servos para que pudessem trabalhar nas lavouras.

Letra D. A tela busca retratar a Peste Negra e como a morte se alastrou pela sociedade europeia da época. É possível perceber a morte, representada por esqueletos, arrastando inúmeras pessoas e cadáveres, além do desespero da fuga de inúmeras dessas pessoas.

Qual é a relação entre as chamadas Jacqueries E a crise do feudalismo?

As jacqueries, ou seja, Revolta dos Jacques foram rebeliões com uso de violência por parte dos camponeses contra a exploração do feudalismo, dessa forma teve contribuição para a crise do sistema feudal.

O que foram as Jacqueries e quais os impactos desse movimento no sistema feudal?

As jacqueries marcaram a revolta dos camponeses contra os senhores feudais. Durante alguns séculos da Baixa Idade Média (X – XV), a estabilidade econômica e social proveniente das Cruzadas e o desenvolvimento comercial propiciaram um tempo de relativa prosperidade.

O que é a crise do feudalismo?

A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.

O que foi a revolta dos Jacqueries?

Rebelião popular contra a aristocracia do nordeste da França que ocorreu em 1358. Ficou conhecida por esse nome, devido ao hábito de os nobres, desdenhosamente, se referirem a qualquer camponês como Jacques, ou Jacques Bonhomme. A Jacquerie aconteceu num momento bastante crítico: a Guerra dos Cem Anos.