Qual a diferença de cor e tonalidade?

Diferença entre cor e cor

Autor: Christy White

Data De Criação: 7 Poderia 2021

Data De Atualização: 11 Dezembro 2022

Qual a diferença de cor e tonalidade?
Diferença entre cor e cor - Vida

Contente

  • Cor vs Cor
     
  • O que significa cor?
  • O que significa cor?
  • Qual é a diferença entre Color e Color?

A diferença entre cor e cor não está em seus significados. Cor e Cor são duas palavras que costumam ser confundidas quando se trata de sua grafia. Na verdade, o significado de cor e cor é exatamente o mesmo. A grafia da palavra americana color é color no Reino Unido. Em outras palavras, cor é a grafia do inglês americano, enquanto a cor é a grafia do inglês britânico. Esta é a principal diferença entre as duas palavras. Pode-se dizer que a palavra cor é usada no sentido de 'tonalidade' ou 'pintura' e a grafia é usada principalmente nos Estados Unidos da América. Por outro lado, a palavra cor também significa "matiz" ou "pintura" e a grafia é usada no Reino Unido e também em alguns outros países que têm a influência da forma britânica de escrever.

O que significa cor?

A palavra cor significa matiz ou tinta. Dê uma olhada nas duas frases fornecidas abaixo:

Francis gosta da cor do azul.

Existem cinco cores na bandeira.

Em ambas as frases, a palavra cor é usada no sentido de 'matiz'. Portanto, o significado da primeira frase seria 'Francisco gosta do tom de azul', e o significado da segunda frase seria 'há cinco matizes na bandeira '. É importante saber que a palavra cor tem sua forma adjetiva na palavra 'colorido' e a forma adverbial na palavra 'colorido'.

O que significa cor?

Por outro lado, a palavra cor também significa matiz ou tinta. Observe as duas sentenças:

A cor de sua vestimenta era preta.

Ângela estava com um vestido vermelho.

Em ambas as frases, a palavra cor é usada no sentido de 'tonalidade'. Portanto, o significado da primeira frase seria 'a tonalidade de sua vestimenta era preta' e o significado da segunda frase seria 'Ângela usava um vestido tingido de vermelho '. Além disso, não há diferença entre as duas palavras. É importante saber que a palavra cor tem sua forma adjetiva na palavra 'colorido' e a forma adverbial na palavra 'colorido'.

Como cor é a grafia americana aceita, você notará que sempre que digitar cor no MS Word, ela será sublinhada com uma linha vermelha indicando que a palavra está errada. Isso ocorre porque a Microsoft é uma empresa americana. O idioma padrão no MS Word é o inglês americano. No entanto, se desejar, você pode alterar o idioma padrão e continuar com a ortografia britânica ou simplesmente ignorar o que o Word diz.

Qual a diferença de cor e tonalidade?

Qual é a diferença entre Color e Color?

• Color é a ortografia do inglês americano, enquanto color é a ortografia do inglês britânico.

• Tanto a cor quanto a cor significam matiz ou tinta.

• O adjetivo da cor é colorido; adjetivo de cor é colorido.

• Advérbio de cor é colorido; advérbio de cor é colorido.

Estas são as diferenças entre as palavras cor e cor. Basta olhar para o que o inglês é usado em um contexto e usar a palavra cor de acordo.Não misture as duas palavras no mesmo contexto.

report this adAbout CodyCross

Qual a diferença de cor e tonalidade?
CodyCross é um famoso jogo recentemente lançado, desenvolvido pela Fanatee. Tem muitas palavras cruzadas divididas em diferentes mundos e grupos. Cada mundo tem mais de 20 grupos com 5 enigmas cada. Alguns dos mundos são: Planeta Terra, Sob O Mar, Invenções, Estações, Circo, Transportes e Artes Culinárias.

Qual a diferença de cor e tonalidade?
Qual a diferença de cor e tonalidade?

As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designa uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra "cor", vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar.

Em outros termos, as cores correspondem aos fenômenos físicos gerados pela luz, na qual a cor branca, responsável por originar a luz, representa a união das sete cores do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e, a cor preta, representa a ausência de cor ou de luz.

Características das Cores

Todas as cores apresentam três importantes características:

  • Matiz: é o que define as tonalidades das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes. Dessa forma, conclui-se que todas as cores são matizes, sejam primárias, secundárias ou terciárias.
  • Tom: corresponde à quantidade de luz presente na cor, classificadas em tonalidades claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.
  • Intensidade: A intensidade determina a presença de brilho na cor e podem ser consideradas fracas (baixa) ou fortes (alta), por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a cor marrom, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidade.

Círculo Cromático

Qual a diferença de cor e tonalidade?
Círculo Cromático

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, donde:

  • Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
  • Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
  • Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Classificação das Cores

A despeito de possuir uma infinidade de tonalidades, as cores são classificadas em:

  • Cores Primárias: As cores primárias, são chamadas de “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São três as cores primárias, vermelho, amarelo e azul, das quais surgem as outras tonalidades.
  • Cores Secundárias: A união de duas cores primárias, representam as três cores secundárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul)
  • Cores Terciárias: As cores terciárias, surgem da mistura de uma cor primária e outra secundária. A partir disso, as cores terciárias são: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Escala de Cores

Observe que existem duas escalas principais de cores:

  • Cor Pigmento: baseada na escala CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
  • Cor Luz: baseado na escala RGB (Vermelho, Verde e Azul).

Sendo assim, nas artes plásticas a escala utilizada é a RYB (red, yellow e blue) visto que na natureza as tonalidades de ciano e magenta são mais difíceis de se encontrar.

Cores Quentes, Frias e Neutras

As cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e,portanto, estão associadas ao fogo e à luz: vermelho, laranja e amarelo.

Já as cores frias transmitem a sensação de frio, associadas à água, são elas: azul, verde e violeta.

A categoria das chamadas cores neutras, são compostas pelas tonalidades de cinza e marrom.

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si, e estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias do círculo cromático, as quais, juntas, resultam numa tonalidade cinza.

A partir disso, note que as cores primárias possuem uma cor secundária complementar, e vice-versa; enquanto as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Destarte, são complementares o azul (primária) e o laranja (secundária); o vermelho (primária) e o verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).

Saiba também sobre as Cores Análogas.

Curiosidade: Você Sabia?

  • A cromoterapia é a terapia que utiliza as cores como método de cura.

Qual a diferença de cor e tonalidade?

Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.

Qual é a diferença entre cor e tonalidade?

Matiz é a discriminação de cada cor, é a característica que o define em relação aos outros; tonalidade são as variações de matiz em relação a saturação ou luminosidade que são resultantes da proporção das cores; e intensidade é o brilho da cor que pode-se considerar forte ou fraco.

O que significa tonalidade de cor?

1. Designa os vários tons que uma cor possui.

Qual é a diferença entre cor?

As cores secundárias são feitas combinando duas cores primárias juntas (por exemplo, amarelo + azul = verde, azul + vermelho = roxo, vermelho + amarelo = laranja). As cores terciárias preenchem as seis lacunas entre as cores primárias e secundárias: vermelho-laranja, azul-verde, vermelho-violeta e assim por diante.

Quais são os tipos de cores?

As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras..
Cores Primárias..
Cores secundárias..
Cores terciárias..
Cores neutras..