Qual a diferença entre dentição de leite e dentição permanente

.
✨Os dentes de leite e os permanentes possuem as mesmas estruturas: esmalte, dentina e polpa (canal).
.
👉🏻A dentina é o tecido responsável pela coloração do dente. Ela possui uma cor amarelada e se localiza abaixo do esmalte dentário. A cor do dente que visualizamos é a cor amarelada da dentina, graças a translucidez do esmalte dentário.
.
🎨 A grande diferença da tonalidade de cor entres as duas dentições deve-se ao fato de que o dente permanente tem uma espessura maior de dentina, o que faz com que ele seja mais escuro (amarelado) do que os dentes de leite.
.
📍Geralmente é na fase de dentição mista (dentes de leite e permanentes), que os pais percebem o contraste entre as cores destes dois dentes, mas essa diferença de coloração é normal! ✅
.
☝🏻Porém, consultar um Odontopediatra é muito importante, pois em algumas situações os dentes permanentes poderão estar com a ⚠️ cor alterada devida a alguma patologia ou alteração, sendo ou não necessário, alguma intervenção.
.
#odontopediatriabrasil

"Se os dentes de leite vão cair, porque tanta preocupação em manter eles na boca?"

"Como eu sei se o dente do meu filho(a) é o de leite ou o permanente?"

Há alguma características que diferem os dentes decíduos dos permanentes, além da idade em que estão presentes na boca. Como, por exemplo:

  1. Na dentição decídua há a ausência dos pré-molares e dos 3o. molares(siso)
  2. A cor dos dentes decíduos é mais esbranquiçada(por isso são popularmente conhecidos por dente de leite)
  3. O esmalte e as paredes dentinárias são mais finas, o que faz com que a cárie chegue mais rapidamente à raiz.
  4. As raízes dos decíduos são mais longas e delgadas.
  5. Os decíduos são absolutamente menores que os permanentes
  6. A câmara pulpar dos decíduos é ampla. Razão pela qual a cárie atinge mais rapidamente a polpa, que ocasiona dor.

A dentição decídua, apesar de ser temporária, é de extrema importância.Ela interfere na fala, na mastigação, e no próprio desenvolvimento oclusal.Esses dentes servem como guia de erupção para os permanentes, portanto, sua perda precoce poderá causar um desenvolvimento oclusal desequilibrado, sendo necessária a intervenção ortodôntica.

Porém lembre-se: nada substitue uma consulta ao dentista para maiores esclarecimentos.Agende a sua!

Por volta dos 6 meses, o bebê começa a ter seus primeiros dentinhos. Eles vão nascendo aos poucos até que, por volta dos 6 anos, é a hora da troca de dentição. Esse é um processo natural, que acontece com todo mundo. Mas você sabe a diferença entre dentes decíduos e permanentes?

Os dentes de leite são fundamentais para que a criança comece a mastigar e a falar. Além disso, eles já marcam o espaço dos dentes permanentes na boca. Mas, de fato, é fácil perceber que há diferença entre dentes decíduos e permanentes, principalmente quanto ao seu tamanho.

Para preencher a arcada menor das crianças, os dentes de leite servem muito bem. Mas até certo ponto. Depois, é a hora de trocar para os dentes permanentes, que vão acompanhar o indivíduo por toda a vida. E esses, sim, têm tamanhos mais adequados para a face de cada um, que cresce ainda na infância.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre as diferenças entre dentes decíduos e permanentes e veja ainda quais cuidados adotar com os dentes de leite das crianças.

As 5 maiores diferenças entre dentes decíduos e permanentes

Os primeiros dentes de leite a caírem são os da frente, o que costuma acontecer entre os 5 e 7 anos. Já os últimos permanentes a nascerem são os sisos, também conhecidos como terceiro molar. Eles surgem entre os 16 e 21 anos. Mas afinal, quais são as principais diferenças entre eles? Confira:

1. Há mais dentes permanentes do que leite

Normalmente, nascem 20 decíduos. No entanto, um adulto tem 32 dentes, incluindo os 4 sisos. Uma das explicações é a diferença no tamanho da boca, já que crianças não comportariam tantos elementos.

2. Dentes de leite são menos mineralizados do que os permanentes

O fato do esmalte dentário ser mais fino torna os dentes de leite mais frágeis. Aliando isso ao fato das crianças geralmente consumirem mais doces e terem mais dificuldade para realizar a higiene bucal, tem-se a explicação do porquê os pequenos sofrem mais com a cárie.

3. Há diferença entre dentes decíduos e permanentes quanto às raízes

As raízes dos dentes de leite são menores e mais finas. Isso permite que os elementos permanentes tenham espaço para se formar, além de facilitar na hora da troca.

4. Decíduos também são menores que os dentes permanentes

Além disso, os dentes de leite são menores. E como servem também para guardar o lugar dos permanentes, muitas crianças têm os decíduos espaçados, sem encostar uns nos outros. Isso geralmente acontece após os 4 anos, quando os ossos faciais da criança começam a crescer, afastando os elementos.

5. Dentes de leite são mais brancos

Outra diferença entre dentes decíduos e permanentes é a coloração. Quando a troca está em curso e há os dois tipos de dentição na boca da criança, dá para fazer a distinção facilmente.

Confira alguns cuidados com os dentes de leite

  • Antes mesmo dos dentes começarem a nascer, os pais e responsáveis devem limpar a gengiva, as bochechas e a língua do bebê. Para isso, use uma gaze ou algodão umedecido com água filtrada ou fervida, ou ainda soro fisiológico.
  • Quando começarem a nascer os dentes de leite de trás, já dá para começar a escovar os dentes do bebê com uma escova pequena e macia e pasta de dente com flúor, em quantidade equivalente a um grão de arroz.
  • A limpeza da boca da criança deve acontecer ao menos 2 vezes ao dia.
  • É importante ensinar que a criança cuspa o creme dental, para que consiga fazer a escovação sozinha. No entanto, até os 5 anos, a indicação é supervisionar esse momento.
  • Entre os 2 e 3 anos, todos os dentes de leite precisam ter nascido. Caso isso não aconteça, procure um odontopediatra.
  • O mesmo acontece se os dentes de leite demorarem para começar a cair. Aliás, pode acontecer até do permanente começar a nascer com o decíduo ainda no lugar. Nessas situações, deve-se procurar um profissional.
  • Além disso, é importante respeitar o tempo de cada dente de leite. Não force para que eles caiam, pois isso pode trazer prejuízos à arcada, como problemas de oclusão.

Qual a diferença entre dentição de leite e dentição permanente

Qual a diferença entre dentes de leite e permanentes?

Qual a principal diferença entre o dente de leite e dente permanente? Principalmente podemos considerar seu tamanho e sua formação e tendo em vista que o dente de leite é a primeira dentição a ser trocada e a dentição permanente, chega a ser mista quando em período de troca dos 7 aos 13 anos.

Qual o dente de leite que é permanente?

Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.

O que é a dentição permanente?

A dentição permanente está completa por volta dos 12 a 14 anos de idade, quando ocorre o nascimento dos segundos molares permanentes (dentes do fundo), que, também, irrompem na parte mais posterior do arco dentário, sem a perda de nenhum dente de leite.

Quantos dentes a dentição permanente tem a mais que a de leite?

Dentes permanentes Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.