Qual a diferença entre desenvolvimento sustentável e sociedade sustentável?

No artigo, vamos entender as principais diferenças entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, além de relacionar a energia solar aos conceitos.

18/03/2022

Alba

Você também já teve essa dúvida? Embora estejam relacionadas ao mesmo tema, essas expressões apresentam significados distintos. De uma forma geral, enquanto a sustentabilidade está atrelada a algo mais amplo, como a capacidade de se sustentar, o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como atividades econômicas que suprem as necessidades atuais sem impactar nas gerações futuras.

Vamos entender melhor o significado desses dois termos e como eles são aplicados em nosso dia a dia. Acompanhe!

O que é sustentabilidade?

Podemos entendê-la, em seu sentido mais literal, como a capacidade de sustentação de um sistema. Por se tratar de um conceito amplo, é um processo que envolve várias vertentes, mas que está relacionado ao equilíbrio entre o que a natureza pode nos fornecer, nossa forma de consumo e como podemos ter uma melhor qualidade de vida. 

Dessa forma, tem a ver também com o uso de insumos renováveis e a eliminação ou, pelo menos, a redução de quaisquer produtos que não apresentem um bom ciclo de renovação no meio ambiente. 

Além disso, podemos entender a sustentabilidade por três grandes âmbitos: o econômico, social e o ambiental.

  • Sustentabilidade econômica:

Refere-se à exploração de recursos naturais de maneira consciente, sustentável, ou seja, que não acarrete desequilíbrio no meio ambiente;

  • Sustentabilidade social:

Está relacionada à participação da sociedade na elaboração de atividades que impulsionam o bem-estar e a igualdade de todos em concordância com a preservação dos recursos naturais;

  • Sustentabilidade ambiental:

Esse conceito se relaciona com práticas que impulsionam a preservação do meio ambiente, aumentando a qualidade de vida de todos. Dessa forma, está atrelado ainda à sustentabilidade econômica, pois promove também o uso consciente dos recursos, visando o equilíbrio entre a natureza e o estilo de vida das pessoas.

O que é desenvolvimento sustentável?

Quando pensamos nesse termo, devemos nos lembrar que antes de mais nada, ele representa uma teoria que vem se firmando desde 1987, ao ser utilizado pela primeira vez pela médica, diplomata e ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtlan, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas(ONU).

O documento lido pela diplomata que tinha o título “Nosso Futuro Comum”  ficou conhecido como o Relatório Brundtland e trazia a seguinte definição: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Dessa forma, podemos entender esse conceito como uma estratégia de desenvolvimento da sociedade como um todo, sem acarretar prejuízos às próximas gerações. 

Além disso, vale ressaltar que essa estratégia se baseia em três fatores principais:

  • o cuidado com os recursos naturais e com a biodiversidade que o meio ambiente é capaz de nos promover;
  • a valorização do debate sobre novas tecnologias que possam promover mais trabalho, maior produção de alimentos e o aperfeiçoamento dos recursos naturais;
  • a promoção da justiça e igualdade entre as pessoas, com intuito de transformar a sociedade em algo melhor.

E como a energia solar se relaciona a estes dois conceitos?

A energia solar é proveniente de uma fonte sustentável, o sol, e, por isso, considerada uma tecnologia 100% limpa que não emite quaisquer tipos de poluentes, sejam eles sonoros, atmosféricos ou visuais. O sistema fotovoltaico está, então, relacionado a todos os conceitos vistos anteriormente sobre sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

Além disso, vale ressaltar também que a tecnologia é responsável por impulsionar o desenvolvimento sustentável, já que contribui para a preservação do meio ambiente, utilização dos recursos de forma consciente e para a geração de novos empregos, impulsionando um crescimento econômico de forma ecologicamente correta. Tudo isso em concordância com a satisfação das necessidades sociais atuais sem impactar as necessidades das gerações futuras.

Para entender mais sobre como a energia solar impacta nas questões relacionadas à sustentabilidade, clique aqui.

E você, já sabia sobre esses conceitos e sua relação com a energia solar? Acesse outros artigos disponíveis em nosso blog e fique por dentro dos principais temas relacionados ao assunto.

Aproveite também para nos acompanhar em nossas redes sociais, @albaenergia, e saiba das novidades do setor solar. 

Qual a diferença de sociedade sustentável e desenvolvimento sustentável?

Estas palavras contém significados diferentes. Desenvolvimento Sustentável: estratégia de crescimento que garante os recursos naturais para nossos descdendentes. Sustentabilidade: produto final de um desejado estilo de vida.

Qual a relação entre desenvolvimento sustentável e sociedade?

Responsabilidade Social Empresarial é o compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua Qualidade de Vida, de maneira que sejam boas tanto para as empresas como para ...

O que uma sociedade sustentável?

Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, define a sociedade sustentável como “aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas”.

Qual a diferença de desenvolvimento e desenvolvimento sustentável?

Qual é a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável? A principal diferença entre esses dois conceitos está no fato de que a sustentabilidade prevê o equilíbrio daquilo que a natureza nos fornece, ou seja, um limite para o consumo dos recursos naturais para promover a qualidade de vida humana.