Qual a equação química da concentração de ácido acético no vinagre?

  • Home
  • Teor acido acetico em vinagre.docx

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

  • Submitted by: Helena Teixeira
  • File size: 453.8 KB
  • File type: application/pdf

Add to bookmark

Description

Download Teor acido acetico em vinagre.docx PDF for free.

Report "Teor acido acetico em vinagre.docx"

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web.

We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

O ácido acético, CH3COOH, cujo nome oficial é ácido etanoico, é um composto muito comum no nosso dia a dia, já que é o principal constituinte do vinagre.

Por isso, o nome do composto orgânico é ácido acético, derivado do latim acetum, que significa vinagre.

Fórmula do ácido acético

Qual a equação química da concentração de ácido acético no vinagre?
Fórmula estrutural do ácido acético

Principais aplicações do ácido acético

A principal e mais conhecida aplicação do ácido acético é para fabricação de vinagre, muito utilizado na culinária e na limpeza em geral. A composição química do vinagre corresponde a uma solução de 4 a 10% do ácido.

Diluições do ácido acético também são utilizadas para ação antibacteriana e anti-séptica, evitando o desenvolvimento de microrganismos.

O ácido acético é ainda utilizado como matéria-prima para produção de acetato de vinila, um precursor do plástico PVA.

A partir dele, os compostos anidrido acético e cloreto de acetila são produzidos para realização de sínteses orgânicas.

Ésteres de diversas aplicações, como solventes, essências e perfumes, são fabricados a partir do ácido. Assim como as fibras têxteis, produzidas pelo acetato de celulose, que também é utilizado na confecção de filmes fotográficos.

Você também pode se interessar porQuímica Orgânica.

Características do ácido acético

O ácido acético é um importante ácido carboxílico capaz de conduzir eletricidade em soluções aquosas e agir como indicador ácido-base ao mudar a cor de algumas substâncias.

Trata-se de um líquido incolor, de sabor azedo e forte cheiro característico. Em solução aquosa, o ácido acético está na sua forma ionizada, conforme a equação química a seguir.

Na sua forma pura, a substância recebe o nome de ácido acético glacial, um líquido incolor e corrosivo, que ao atingir seu ponto de fusão (16,7 ºC) adquire a aparência de gelo.

Por ser um ácido, esse composto químico tem facilidade em reagir com bases e produzir sais.

A força de um ácido é medida pela sua constante de ionização (Ka). Quanto maior o Ka, mais forte é o ácido. No caso do ácido acético, ele é um ácido fraco, pois seu Ka é 1,76 . 10-5, consequentemente, possui pKa 4,75.

Saiba mais sobre os ácidos carboxílicos.

Obtenção do ácido acético

O ácido acético foi o primeiro composto orgânico sintetizado. A realização desse feito ocorreu em em 1845 por Adolphe Wilhelm Hermann Kolbe (1818-1884).

A forma mais simples de obter o ácido acético é pela oxidação do álcool etílico ou etanol.

Essa reação é uma oxidação aeróbica produzida por bactérias dos gêneros Acetobacter e Clostridium acetobtylicum que ocorre, por exemplo, quando uma garrafa de vinho é deixada aberta. O ácido acético é que confere sabor azedo, fazendo o vinho azedar transformando-o em vinagre.

Para realizar essa reação em escala industrial são utilizados catalisadores para acelerar a reação, como o pentóxido de vanádio (V2O5).

A fermentação é o processo utilizado para fabricação do vinagre, uma solução de ácido acético. Para isso, são utilizados os fungos Mycoderma aceti para fermentar o etanol.

Outras formas de produzir o ácido acético é utilizando o álcool metanol como matéria-prima em uma reação chamada de carbonilação.

Também, são utilizados derivados do petróleo, como nafta e butano, que por meio de oxidação produzem o ácido acético.

Não pare por aqui, conheça outros ácidos.

Qual a equação química da concentração de ácido acético no vinagre?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Como calcular a concentração de ácido acético no vinagre?

O teor de ácido acético nas amostras de vinagre foi determinado multiplicando a concentração da solução de hidróxido de sódio pelo volume de solução de hidróxido de sódio, massa molar do ácido acético e pelo fator de diluição.

Qual a equação química do vinagre?

O ácido acético, CH3COOH, cujo nome oficial é ácido etanoico, é um composto muito comum no nosso dia a dia, já que é o principal constituinte do vinagre.

Qual a fórmula do ácido acético contido no vinagre?

Está presenta no vinagre na concentração de aproximadamente 7%. O seu nome usual acaba sendo mais visto do que o IUPAC, mas segunda as regras, a sua nomenclatura oficial é ácido etanoico. O ácido acético apresenta fórmula molecular C2H4O2.

Qual a concentração em mol L de ácido acético no vinagre?

O vinagre incolor é uma solução aquosa de ácido acético que, legalmente, deve ter no máximo 4% (0,67 mol/L) em massa desse ácido.