Qual a finalidade da aplicação do selante?

Muitas pessoas se descuidam da saúde bucal e precisam consultar o dentista para reverter os danos. Sem higienização diária, os micro-organismos se multiplicam e corroem os dentes. Contudo, um método pode diminuir essa ação nefasta. Descubra para que serve, como é feita a aplicação e em quais situações o selante dental deve ser considerado.

Além disso, conheça os maiores benefícios dessa técnica odontológica que previne cáries, preenche lacunas, controla a ação de micro-organismos, impede o acúmulo de alimentos, melhora a limpeza e protege o esmalte dentário. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é selante dental e qual a sua finalidade?

Para eliminar a multiplicação de bactérias, uma opção é proteger o sorriso com selante dentário. Sabe o que é e para que serve o método? A resposta é simples: trata-se de uma resina (à base de moléculas que formam um adesivo) aplicada principalmente nos dentes molares e pré-molares para reforçar superfícies expostas à mastigação.

A técnica, que não chega a alterar a tonalidade dental por fazer uso de substância incolor ou branca, é bastante indicada para crianças de 6 a 12 anos, podendo ser aplicada após a erupção dos primeiros dentinhos permanentes.

O método profilático também serve para crianças menores de 6 anos de idade, desde que o dentista aponte essa necessidade. Pacientes nessa faixa etária apresentam fossas dentais nas quais ocorre a proliferação de bactéria. O selante ajuda a combater o mal-estar, ainda que temporariamente, uma vez que age sobre os dentes de leite — nomeados tecnicamente de decíduos.

O procedimento pode ser usado também no tratamento de adultos com muito espaço entre os dentes, o que facilita o acúmulo de alimentos e aumenta o risco de cárie. De toda forma, fazer uma escovação adequada, usar fio dental e seguir uma dieta saudável são atitudes que mantêm a saúde da boca.

Quais são os principais benefícios do selante dental?

Você já sabe que o selante consiste na aplicação de uma resina que previne as cáries. No entanto, o produto oferece inúmeros benefícios para crianças e adultos com maior disposição a ter áreas danificadas na dentição, a exemplo do preenchimento de fissuras, da proteção do esmalte e do impedimento do acúmulo de alimentos.

Prevenção de cáries

O maior benefício de aplicar selante nos dentes se deve à prevenção de cáries, uma vez que a substância diminui o acúmulo de resíduos na dentição. É o que defende a Academia Norte-Americana de Odontopediatria, segundo a qual o tratamento profilático diminui em 60% a incidência de cáries nas crianças.

Preenchimento das lacunas

Além de proteger a dentição das cáries e impedir o avanço de micro-organismos, o selante dental ajuda adultos com problemas nas chamadas fossas dentais. A resina é indicada especialmente para fissuras ainda não completamente comprometidas por bactérias. No entanto, a substância pode ser combinada com outros métodos para corrigir a função dos dentes desgastados.

Impedimento da presença de alimentos

Não é por menos que o selante é eficaz no combate à infecção. O efeito se deve à camada de resina que é aplicada nos dentes, fechando pequenas fissuras e corrigindo o nivelamento dentário. Com uma superfície mais homogênea, resta menos alimento no sorriso, impactando na multiplicação de bactérias que se alimentam desses resíduos.

Higienização mais fácil

A resina profilática é geralmente indicada para quem sofre com cáries, pois trabalha em conjunto na boca: o material nivela as fissuras dentais, restringindo o acúmulo de resíduos e tornando a higienização fácil! Com a mordida mais homogênea, o paciente consegue melhorar os hábitos de escovação e uso do fio dental, mantendo a saúde bucal em dia.

Proteção do esmalte dentário

O esmalte, assim como a dentina e a polpa, é um dos componentes dentais, sendo o mais visível quando se olha um sorriso. Considerado o tecido mais rígido do corpo humano, a estrutura é responsável por proteger a dentição. O selante reforça tal parte do dente e a protege contra a ação de micro-organismos, que podem se proliferar e formar buracos na arcada.

Como é feita a aplicação e por que procurar uma clínica de qualidade?

Para ampliar o seu conhecimento sobre o selante dentário, entenda a seguir como é o passo a passo até a aplicação.

Em primeiro momento, o especialista faz a limpeza da boca com a pasta e um aparelho rotatório, remove as placas bacterianas e possíveis restos de alimento. Depois, o dente recebe um ácido que o deixa com espessura mais áspera para, então, receber a substância profilática.

Em caso de selante fotoativo, será necessário ainda finalizar o processo com luz ultravioleta, a qual endurece a resina — em um procedimento chamado de polimerização, devido à reação química que combina moléculas — após 30 segundos.

Após o profissional verificar se a substância está nivelada com o dente, o paciente está liberado para voltar às atividades corriqueiras. Para que não restem dúvidas sobre o tema, ressaltamos que a aplicação da resina não provoca dor no paciente e é realizada em uma única sessão de alguns minutos.

A eficácia do selante dental foi provada há quase cinco décadas pelos cientistas, mas é preciso ter cuidado com a saúde oral para manter as funções e a aparência do sorriso. Se você já está com a substância aplicada, procure um profissional para verificar a atuação da resina.

Para não ter dor de cabeça, é indispensável procurar uma clínica odontológica especializada, com dentistas que trabalhem com o selante e possam lhe transmitir segurança e conforto durante o procedimento.

Você descobriu neste conteúdo o que é e para que serve o selante dental, método ideal para quem sofre com infecção de bactérias na boca. Além disso, conheceu como a aplicação é feita e quais são as principais finalidades da técnica, que também preenche lacunas, evita a ação de micro-organismos, torna a higienização oral mais fácil e protege o esmalte dentário.

Está pensando em fazer esse procedimento e precisa encontrar dentistas qualificados para cuidar do seu sorriso? A OdontoCompany é uma rede de clínicas com mais de 30 anos de experiência e é referência no mercado. Conheça nosso site e entenda melhor sobre os tratamentos oferecidos.

Qual a finalidade do selantes?

O selante ajuda a combater o mal-estar, ainda que temporariamente, uma vez que age sobre os dentes de leite — nomeados tecnicamente de decíduos. O procedimento pode ser usado também no tratamento de adultos com muito espaço entre os dentes, o que facilita o acúmulo de alimentos e aumenta o risco de cárie.

Como funciona o selante para os dentes?

O selante dental impede o acúmulo de placas bacterianas e restos de alimentos na superfície dos dentes posteriores. Já que deixa suas superfícies mais homogêneas. Dessa forma, previne infecções dentárias, aparecimento de cárie, mau hálito, entre tantos outros problemas bucais.

Qual a função da aplicação de selantes de sulcos e fissuras do esmalte?

Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

Quando indicar selante?

A primeira aplicação de selante normalmente é realizada quando o primeiro dente permanente erupciona, . Se as superfícies de mastigação (oclusal) desses dentes forem seladas, o selante dentário ajudará a proteger o dente. O selante pode ser aplicado em quase todos os dentes, consulte o seu dentista.