Qual a função do setor de contabilidade em uma empresa?

No mundo empresarial, o departamento contábil é, muitas vezes, desvalorizado e desconsiderado pelas empresas, cujo foco majoritariamente se acumula no departamento fiscal e departamento pessoal pois são setores vitais de qualquer instituição, que tem intrínseco à sua atuação a entrega de obrigações acessórias e guias de recolhimento. A importância do departamento contábil é fazer com que todas essas informações estejam escrituradas, organizadas, demonstradas, analisadas e acompanhadas no mesmo momento de entrega das obrigações de outros departamentos. Caso essas informações não estejam atualizadas, não há tomada de decisão por parte dos gestores.

O que é Contabilidade?

Por definição a Contabilidade é uma Ciência Social que estuda as funções de controle patrimônio das aziendas (entidades econômicas administrativas) e faz registro inerente aos fatos existentes realizando as suas respectivas demonstrações dos resultados.

Segundo o prof. Hilário Franco, “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica”.

Quais as Funções do Departamento Contábil?

As suas principais funções, em ordem cronológica, seriam:

  • Realizar os registros contábeis, pois todo fato contábil que ocorre terá que ser efetuado o seu registro;
  • Organizar todos os dados dos registros contábeis, obtendo assim um sistema de controle, permitindo o acesso rápido e fácil às informações contábeis e movimentações;
  • Demonstrar todas as informações transcritas nos registros, e realizar a exposição periodicamente;
  • Analisar as demonstrações com o objetivo de apurar o resultado do seu exercício vigente;
  • Acompanhar todos os desempenhos das empresas, antecipando de todos os dados que está ocorrendo e que venha a ocorrer, sempre com perícia e foco em prevenção de possíveis problemas.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre contabilidade e o setor contábil? Acompanhe o nosso blog e rede sociais ou entre em contato pelo nosso site para saber mais sobre os nossos serviços.

Conteúdo original por Marcelo Ferreira

Qual a função do setor de contabilidade em uma empresa?

Qual a função do setor de contabilidade em uma empresa?

Geralmente a contabilidade é vista com certo dissabor na vida de pequenos empresários, isto porque muitos se sentem controlados o tempo todo ou acham que contabilidade é uma chatice que só serve obrigar a guardar vários livros, enviar toda a documentação de tudo que comprou, vendeu, pagou e recebeu periodicamente ao seu contador e ainda ter que lhe prestar esclarecimentos quando surgirem duvida.

Leia também: Como gerir uma Mei com eficiência

A contabilidade é uma ciência que tem obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma empresa, através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas em certo período, produzindo relatórios que são usados para fornecer aos seus usuários (internos e externos) informações úteis e relevantes para análise da situação econômica e patrimonial da empresa.

Não é possível pensar em tomada de decisão sem levar em conta os dados e informações gerados pela contabilidade. Todas as empresas, exceto o Microempreendedor Individual, devem possuir seu sistema contábil, conforme institui o código civil na Lei 10.406/2002.

Mas que tipo de documentos a contabilidade registra?

Os relatórios gerados pela contabilidade são gerados por meio de escrituração.

A escrituração é técnica em que os documentos são lançados nos livros contábeis (é um sistema), é maneira de registrar todos os atos e fatos contábeis da empresa, ou seja, todas as informações comerciais e financeiras.

A escrituração deve ser realizada respeitando o Princípio da Oportunidade, que é um princípio da contabilidade que orienta que todas as informações devem ser corretas e seu registro deve ser feito imediatamente, dentro do prazo que a originou. Devendo ser feito sempre pelo valor original.

Todos os documentos referentes às operações que a empresa realizou em certo período devem ser guardados e enviados para contabilidade, para comprovar e justificar tais informações. Exemplos:

– Recibos de Pagamentos diversos

– Notas fiscais de compra e venda de matéria prima e serviços

– Documentos referentes à Folha de Pagamento

– Pró-labore

– Documentos expedidos por tabelionatos e cartórios

– Extratos de movimentação bancária

– Documentação referente a empréstimos e financiamentos e etc.

Estes são apenas alguns exemplos de documentos, existem muitos outros que deverão ser guardados e enviados ao serviço de contabilidade.

Toda escrituração contábil é feita nos chamados livros contábeis.

O Código Comercial Brasileiro define que todos os comerciantes estão obrigados a ter uma contabilidade e seguir de maneira padronizada sua escrituração e guardar com zelo os livros necessários para esse fim enquanto não for prescrito o prazo validade estabelecido.

Seja um Especialista emSimples Nacional

Livros utilizados pela Contabilidade

Importante saber que existe diversos de outros livros, que compõem os livros contábeis, livros fiscais e os livros sociais, abaixo alguns exemplos:

  • Livro Diário
  • Livro Razão
  • Registro de Duplicatas
  • Livro Caixa
  • Livro Auxiliar ou de Contas-correntes

De posse das documentações enviadas pela empresa, a contabilidade providencia os registros nos respectivos livros, bem como, as devidas apurações de impostos e contribuições que a empresa tem obrigação de pagar. Os resultados dessas informações são apresentados através de demonstrativos, onde é possível constatar se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em determinado período.

Os Demonstrativos da Contabilidade

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Resultado do Exercício
  • Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • Demonstração do Valor Adicionado
  • Notas Explicativas (apresenta a descrição das práticas contábeis).

Os Benefícios da Contabilidade nas Empresas

A conceituação da contabilidade e suas ferramentas podem ser um pouco complicada para alguém que desconhece mecanismo contábil, mas são necessárias para formular de maneira organizada e agrupada tudo que a empresa realiza todos os dias em sua gestão e operação.

Através da contabilidade a empresa tem controle sobre informações como:

  1. A situação financeira líquida, isto é, quanto tem de capital de giro e quando é possível reinvestir na empresa.
  2. Visualiza seu grau de endividamento, ou seja, o quanto a empresa recorreu à terceiros para saldar suas dívidas.
  3. Percebe se acontecem gastos desnecessários e assim pode trabalhar com políticas de redução de custos.
  4. Verifica como anda o giro de seus estoques e a vida útil de seus móveis, equipamentos, veículos, entre outros através do cálculo de depreciação.

Conclusão

Não restam dúvidas que contabilidade é uma ferramenta útil na gestão e criação de estratégias para cumprimento dos objetivos que a empresa possui.

Além disso, o contador tem a função de ajudar o administrador na gestão e desenvolvimento do planejamento futuro da empresa.

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem identidade e sem condições de se planejar e de se preparar para o futuro.

As informações contábeis permitem que a empresa tenha uma visão mais ampla e estratégica das questões como: Planejamento tributário, análise de desempenho, gestão de riscos como, por exemplo, trabalhistas, tributários ou financeiros, o cumprimento das leis e recolhimento devidos impostos.

Portanto, a contabilidade é muito importante para a sobrevivência de uma empresa. E se você está iniciando uma empresa e desconhece as normas e princípios da contabilidade, sugerimos que busque orientação de um contador.

Qual a função do setor contabilidade?

Qual é a finalidade da contabilidade? A contabilidade assume um papel e tem como finalidade ser a ciência da riqueza, ou seja, os dados coletados são analisados dentro da gestão da empresa e é possível tomar decisões influenciadas pelos resultados.

Quais são as duas funções da contabilidade?

A Contabilidade possui duas funções básicas: administrativa e econômica. A função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício. objetiva apurar o Rédito ou Resultado (Lucro ou Prejuízo) das aziendas.