Qual a função do sistema Aferente e eferente?

O que você sabe sobre os nervos? Essas estruturas são importantes na condução de estímulos para os centros nervosos e para órgãos efetores.

Qual a função do sistema Aferente e eferente?

O sistema nervoso periférico é composto por nervos

No sistema nervoso, mais precisamente no sistema nervoso periférico, encontramos os nervos. Estes são os responsáveis pela comunicação entre os órgãos que captam estímulos, os centros nervosos e os órgãos que respondem a esses estímulos, tais como as glândulas e músculos.

→ Mas, afinal, o que são nervos?

Os nervos são fibras nervosas que se agrupam e formam feixes. Essas fibras nervosas são constituídas por um axônio (maior ramificação do neurônio) e pelas bainhas que o envolvem. Os nervos são ricos em mielina, uma substância lipídica que constitui a bainha de mielina nos neurônios, e em colágeno. Essas duas substâncias garantem um aspecto esbranquiçado aos nervos.

→ Classificação dos nervos

Os nervos são formados por fibras, as quais podem ser classificadas em aferentes e eferentes. As fibras aferentes captam informação do meio e do próprio corpo e levam-na até os centros nervosos. As fibras eferentes, por sua vez, fazem um caminho quase inverso, pois levam informações dos centros nervosos até os órgãos que responderão ao estímulo. De acordo com o tipo de fibra que possuem, podemos classificar os nervos em:

  • Nervos sensoriais: apresentam apenas fibras aferentes, ou seja, captam os estímulos do meio e do interior do nosso corpo;

  • Nervos motores: possuem apenas fibras eferentes, ou seja, levam informações para os órgãos efetores (que respondem ao estímulo);

  • Nervos mistos: apresentam tanto fibras aferentes como eferentes.

→ Nervos espinhais e nervos cranianos

Os nervos são encontrados normalmente em pares e podem também ser classificados em espinhais e cranianos.

  • Nervos espinhais: são aqueles que partem da medula espinhal. Existem 31 pares de nervos espinhais em nosso corpo;

  • Nervos cranianos: são aqueles que partem do encéfalo. Há 12 pares desse tipo de nervo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular, conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No Sistema Nervoso Central (SNC), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP) está localizada nos gânglios e em órgãos dos sentidos.

Os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio. Os dendritos são prolongamentos mais curtos, quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastante ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber estímulos (terminação aferente).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier.

Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa mental: Neurônios

Mapa mental: Neurônios

Qual a função do sistema Aferente e eferente?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma:

- Neurônios multipolares - Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo.

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio.

- Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.

- Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

Qual a função do sistema Aferente e eferente?

Observe a classificação dos neurônios segundo a sua forma

Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em:

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente.

- Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

- Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual a função da via Aferente e eferente?

As fibras aferentes levam as informações obtidas no meio ambiente e no interior do nosso organismo para os locais onde essas informações serão analisadas no SNC. Já as fibras eferentes levam os impulsos produzidos nos centros nervosos (SNC) para os órgãos onde a ação será realizada (órgãos efetores).

Qual a função do sistema Aferente?

As fibras aferentes são responsáveis por levar as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores.

Qual a função do componente Aferente e eferente do sistema nervoso da vida de relação?

O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras a áreas especificas do sistema nervoso. O componente eferente leva os impulsos originados em centros nervosos até as vísceras.

Qual é a função dos nervos eferentes?

Chamados de nervos (fibras) motores, os nervos eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas através de sinais estimulantes. Nesse caso, os nervos são formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos.