Qual a importância da Cordilheira dos Andes para o clima da região?

Ouça este artigo:

Cordilheira dos Andes é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.

Qual a importância da Cordilheira dos Andes para o clima da região?

A Cordilheira dos Andes estende-se de norte ao sul da América do Sul.

Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.

Toda a cadeia andina apresenta rigorosas condições climáticas, tanto para o homem como os animais que fazem da área seu lar. Seus habitantes precisaram vencer obstáculos os mais diversos para estabelecer uma condição sustentável de vida nos Andes, sendo o principal dos desafios a escassez de oxigênio. Os nativos quechuas (modernos descendentes dos originais habitantes da região, os Incas) possuem o coração de maior tamanho que outro ser humano de outra área qualquer, permitindo-lhes assim oxigenar plenamente seu organismo e manter uma circulação sanguínea que permite a sua sobrevivência sob condições inóspitas.

Qual a importância da Cordilheira dos Andes para o clima da região?

Cordilheira dos Andes. Foto: Richie Ji / Shutterstock.com

As plantas e os animais andinos, por sua vez, desenvolveram seus próprios recursos de adaptação, também muito eficientes. Um bom exemplo a ser mencionado é o do "ichu", um capim que se encontra em quase toda a cordilheira, sendo típico da vegetação andina, além de contar com fortes raízes que permitem a absorção de pouca quantidade de água do solo, além de possuir a característica de se fixar fortemente a este para resistir à força dos ventos.

A fauna típica encontrada nos Andes consiste principalmente da lhama, da alpaca, do guanaco e da vicunha, mamíferos pertencentes à família do camelo. Os dois primeiros já eram empregados amplamente pelos nativos andinos, atuando como animais de carga e suprimento de carne e lã, remontando tal prática a épocas bem distantes na cronologia do Império Inca. Estes animais são de uma grande resistência física, sendo que no Peru e na Bolívia as lhamas do altiplano vivem em altitudes superiores a 4.000 metros. Encontram-se hoje grandes rebanhos de lhamas e alpacas, que são facilmente domesticáveis. No caso da vicunha, porém, esta sofre pela ameaça uma possível extinção: é um animal arisco que vem sendo perseguido pelos caçadores devido a qualidade de sua lã, uma das mais apreciadas em todo mundo.

No passado, os Andes foram o lar de civilizações bastante avançadas, como por exemplo as civilizações Chavin e Chimu, que em determinados aspectos excediam o nível de conhecimento dos colonizadores europeus recém chegados ao continente americano. Tais culturas antigas construíram misteriosas cidades, como Tiwanaku, que impressionam o visitante com a majestade de seus templos, palácios e pirâmides.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/cordilheira-dos-andes/

Índice:

  1. Qual a importância econômica da Cordilheira dos Andes?
  2. Porque a Cordilheira dos Andes tem esse nome?
  3. Onde fica a Cordilheira dos Andes no Chile?
  4. Quais são as principais características das formações de relevo da Cordilheira dos Andes?
  5. Qual é o significado da palavra Andes?
  6. O que significa a palavra Andes?
  7. Qual a importância da Cordilheira dos Andes na América do Sul?
  8. Qual a importância do Andes no clima brasileiro?
  9. Em que país fica a Cordilheira dos Andes?
  10. Como é caracterizado o relevo do leste da América do Sul?
  11. Como se escreve a palavra Andes?
  12. Qual é o significado da pirâmide?
  13. O que que é Hi-lo?
  14. Qual a importância das cordilheiras para o continente americano?
  15. Qual a importância dos Andes?
  16. Como a Cordilheira dos Andes contribui para o sistema hídrico brasileiro?
  17. Qual é o animal típico dos Andes?

Uma das mais relevantes atividades econômicas do local é o turismo, o qual é visitado por milhares de pessoas todos os anos. Por ser uma altitude elevada, o ar é rarefeito, sendo um dos problemas a escassez de oxigênio. Mesmo nessas condições diversos povos vivem próximos da Cordilheira.

Porque a Cordilheira dos Andes tem esse nome?

Cordilheira dos Andes: a fascinante mais longa cadeia de montanhas do mundo. Crista alta, da palavra Quechua "anti" ou Anti Suyu, uma das regiões habitadas pelos incas.

Onde fica a Cordilheira dos Andes no Chile?

América do Sul A Cordilheira dos Andes corta a América do Sul em dois, de norte a sul, atravessando sete países: Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela. Lado sul da Cordilheira: localizado no sul de Llullaillaco, consiste nas cordilheiras patagônicas, chilenas e fuegianas. Vão da Argentina ao Chile.

Quais são as principais características das formações de relevo da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul. Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo.

Qual é o significado da palavra Andes?

Significado de Andes substantivo deverbal Ação de andar; ato de caminhar, de dar passos, de se mover em direção a: não é necessário que tu andes tanto tempo para chegar lá! ... substantivo masculino plural Designação da cordilheira situada na América do Sul; as pessoas que habitam essa cordilheira: Cordilheira dos Andes.

O que significa a palavra Andes?

1. Mover-se, mudando de lugar.

Qual a importância da Cordilheira dos Andes na América do Sul?

A CORDILHEIRA DOS ANDES PROTEGE O CONTINENTE SUL AMERICANO DE TODAS AS CORRENTES MARÍTIMAS, POR ISSO INFLUENCIA TANTO O NOSSO CLIMA. ELA É IMPORTANTE PARA O PLANETA NÃO SÓ PARA O BRASIL,EM TERMOS DE PRESERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA ESPECIFICA NAQUELA REGIÃO.

Qual a importância do Andes no clima brasileiro?

Os Andes promovem o surgimento e a manutenção de espécies, pois quando está frio, as espécies ficam na parte baixa e quando está quente elas sobem, permitindo que continuem se desenvolvendo. No entanto, em momentos de mudanças climáticas, os Andes também são responsáveis pela extinção de espécies, dividindo populações.

Em que país fica a Cordilheira dos Andes?

A cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem de Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como América Andina.

Como é caracterizado o relevo do leste da América do Sul?

Na parte leste, existem imensas planícies aluviais, como as bacias do Orinoco, do Amazonas e do Paraná, que são delimitadas pelo planalto das Guianas e pelo planalto Brasileiro, encontrando o oceano Atlântico. ... Os planaltos são as extensões territoriais elevadas situadas no interior do subcontinente sul-americano.

Como se escreve a palavra Andes?

Significado de Andes substantivo masculino plural Designação da cordilheira situada na América do Sul; as pessoas que habitam essa cordilheira: Cordilheira dos Andes. Etimologia (origem da palavra andes).

Qual é o significado da pirâmide?

A Pirâmide é um dos símbolos mais antigo e importante em algumas culturas. Seu significado está, muitas vezes, ligado à morte ou à iniciação, às origens e ao conhecimento, simboliza a ascensão, elevação e o poder da vida sobre a morte.

O que que é Hi-lo?

Significado de Hilo substantivo masculino [Anatomia] Parte deprimida de uma víscera, onde se encontra o ponto de penetração dos vasos sanguíneos e dos nervos desse órgão: hilo do fígado. [Botânica] Cicatriz na superfície de uma semente que indica o ponto de ruptura do funículo.

Qual a importância das cordilheiras para o continente americano?

A CORDILHEIRA DOS ANDES PROTEGE O CONTINENTE SUL AMERICANO DE TODAS AS CORRENTES MARÍTIMAS, POR ISSO INFLUENCIA TANTO O NOSSO CLIMA. ELA É IMPORTANTE PARA O PLANETA NÃO SÓ PARA O BRASIL,EM TERMOS DE PRESERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA ESPECIFICA NAQUELA REGIÃO.

Qual a importância dos Andes?

A CORDILHEIRA DOS ANDES PROTEGE O CONTINENTE SUL AMERICANO DE TODAS AS CORRENTES MARÍTIMAS, POR ISSO INFLUENCIA TANTO O NOSSO CLIMA. ELA É IMPORTANTE PARA O PLANETA NÃO SÓ PARA O BRASIL,EM TERMOS DE PRESERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA ESPECIFICA NAQUELA REGIÃO.

Como a Cordilheira dos Andes contribui para o sistema hídrico brasileiro?

Grande parte dos rios brasileiros nasce em relevos com pouca altitude, exceto o rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes. ... Ocorrência de grande parte dos rios do tipo caudalosos, isso significa cursos com elevado volume de água e que não secam (perene), característica derivada do clima úmido.

Qual é o animal típico dos Andes?

Como as alpacas, animais típicos dos Andes, podem ajudar a frear o coronavírus.

Leia também

  • Quais os bairros do Guarujá?
  • Quem derrotaria o Sentinela?
  • Quantos personagens têm o anime Naruto?
  • O que significa o nome divergente?
  • Como Clary morreu?
  • Que dubla o Gumball?
  • Qual a função de uma nota de rodapé?
  • Qual a história de Wally?
  • Onde surgiram os primeiros dinossauros?
  • Qual o nome da música da abertura de Need for Speed Underground?

Tópicos populares

  • Em qual país um Ex-espião russo sofreu em março de 2018 uma tentativa de assassinato por envenenamento?
  • Como saber se o meu filho e Indigo?
  • Em qual episódio Oliver descobre que Thea matou Sara?
  • Quanto custa táxi no RJ?
  • Quando vai sair a 3 temporada de Titans?
  • Qual é a importância das Cruzadas?
  • Quem foi esposa de Cláudio Marzo?
  • Como seria o pai perfeito?
  • Quais os limites do humor?
  • Quem é o Deus Sol?

Qual a importância da Cordilheira dos Andes para o clima?

Os Andes promovem o surgimento e a manutenção de espécies, pois quando está frio, as espécies ficam na parte baixa e quando está quente elas sobem, permitindo que continuem se desenvolvendo. No entanto, em momentos de mudanças climáticas, os Andes também são responsáveis pela extinção de espécies, dividindo populações.

Qual é a importância econômica da Cordilheira dos Andes?

Uma das mais relevantes atividades econômicas do local é o turismo, o qual é visitado por milhares de pessoas todos os anos. Por ser uma altitude elevada, o ar é rarefeito, sendo um dos problemas a escassez de oxigênio. Mesmo nessas condições diversos povos vivem próximos da Cordilheira.

Qual é a influência da Cordilheira dos Andes?

A cordilheira dos Andes influencia a circulação atmosférica num grande espectro de escalas, desde a geração de ondas de montanha (Seluchi et al. 2003b) até o posicionamento das ondas planetárias (Styamurty et al. 1980).

Quais as influências dos Andes altitude para o clima na sua região e na formação de deserto?

A Cordilheira dos Andes não deixa que os ventos carregados de umidade cheguem até essa região, fazendo com que ela transforme-se em um dos desertos mais áridos do planeta. Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento.