Qual a importância da educação a distância neste momento?

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1121

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação a Distância no Brasil, Pandemia

Resumo

Introdução: O texto aborda a Educação a Distância (EAD) com foco na educação no Brasil sob três ângulos distintos: educação superior a distância (graduação), a formação docente e atual cenário de pandemia devido a COVID-19. Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a literatura científica e apresentar conceitos de educação a distância, como ela está sendo trabalhada em na sociedade devido a paralisação da modalidade presencial e conhecer mais sobre a modalidade EAD (Educação a Distância). Por meio de registros de alguns autores. Material e métodos: Revisão bibliográfica, cujo objetivo é levantar e analisar a produção científica sobre os aspectos de como vem sendo trabalhada e enfatizada a educação a distância (EAD) no Brasil, com busca nos bancos de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo.br), entre os anos de 2019 a 2020. Resultados: A prática da distância foi mais utilizada, destacando a sua importância no momento histórico em que nossa sociedade está vivenciando e a contribuição dessa modalidade para profissionais, alunos e instituições de ensino. Conclusão: A Educação a Distância (EAD) se mostrou como a mais acessível de todas as modalidades de ensino, pois durante esse período de isolamento social se utiliza de tecnologias e de metodologias especificas que ultrapassam obstáculos temporais e geográficos para a construção e democratização do ensino, levando para os alunos novos valores e práticas pedagógicas para a aprendizagem.

Qual a importância da educação a distância neste momento?

Como Citar

Dos Santos, A. L. G. (2021). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 45. https://doi.org/10.51189/rema/1121

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

Licença

Qual a importância da educação a distância neste momento?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Direitos Autorais

A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.

9 minutos para ler

Diante do atual cenário de distanciamento social implementado por conta do novo coronavírus, as instituições de ensino de todo o país tiveram que interromper suas atividades presenciais. Com isso, muitas pessoas perceberam a importância da educação a distância para que o ensino continue acontecendo de forma online.

Isso porque a metodologia EAD torna o processo educativo mais acessível e flexível para toda a comunidade acadêmica. Com os recentes avanços tecnológicos, foi possível desenvolver métodos de aprendizagem que mantêm a atenção e o foco dos estudantes, estimulando a autonomia e o bom desempenho e permitindo melhores resultados.

Para isso, continue a leitura e entenda qual é a real importância da educação à distância e, ainda, quais são as maiores vantagens que o formato oferece para a sua trajetória. Confira a seguir!

A importância da educação a distância na atualidade

O cenário crítico que o mundo enfrenta devido à pandemia fez com que diversos processos de inserção da tecnologia fossem acelerados em todos os setores do mercado, inclusive o da educação. Assim, a modalidade EAD ganhou mais destaque, tendo em vista que ela já era uma tendência em crescimento.

A faculdade a distância, no entanto, necessita de uma estrutura complexa, que engloba a adequação da linguagem do ensino presencial para o ensino EAD. Um dos grandes desafios, portanto, é adaptar o material de estudo das aulas para o ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, é fundamental que a instituição de ensino ofereça acompanhamento pedagógico em todas as etapas para os alunos, a fim de evitar o déficit educacional.

Mesmo diante das dificuldades de sua implementação, o modelo a distância consegue chegar a locais remotos do país, proporcionando a inclusão de pessoas de qualquer faixa etária na modalidade. Por isso, o modelo quebrou o paradigma de que a educação precisa, necessariamente, ser presencial.

E isso se torna ainda mais relevante diante da obrigatoriedade do distanciamento social, em que as atividades educacionais devem ser concluídas a distância. Com as ferramentas adequadas e com recursos tecnológicos, é possível transpor as barreiras e os desafios, e possibilitar que os alunos realizem uma graduação EAD de forma satisfatória e produtiva, apresentando bom desempenho.

As vantagens do ensino a distância

Contar com esse modelo de ensino traz uma série de vantagens, tanto para a faculdade quanto para a comunidade de ensino como um todo. São inúmeras as opções de cursos, mensalidades e ambientes de aprendizagem disponíveis, sendo possível encontrar graduações em praticamente qualquer local do país, mesmo em regiões mais distantes.

Devido à melhoria da infraestrutura e do desenvolvimento de novos modelos pedagógicos, a EAD auxilia as instituições a aumentarem a cada dia a disponibilidade de alternativas na modalidade.

Além disso, o diploma emitido a distância vale tanto quanto o de um curso presencial, mas a faculdade deve ter autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer as formações em diferentes áreas do conhecimento.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens que a EAD oferece para diretores, alunos e professores.

Dinâmica das relações de ensino

A interação é um ponto forte na educação a distância, o que acaba dinamizando as relações entre o corpo docente, a sala de aula e os estudantes. Isso porque todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição da turma para tirar dúvidas ou para esclarecer alguma questão. No ambiente de aprendizagem virtual também são disponibilizados fóruns e chats para trocar informações com os colegas.

Além disso, as plataformas permitem que todos os conteúdos possam ser acessados a qualquer momento, de qualquer local e quantas vezes o aluno desejar consultar os materiais. Isso tudo contribui para a intensificação do processo de ensino e para o foco nos estudos, o que tende a ser bastante positivo para quem ainda apresenta dificuldades com o formato online de educação, pois gera maior engajamento e motivação.

Tecnologia e inovação

A EAD tem sido considerada uma grande ferramenta para a formação de professores e alunos, permitindo a aplicação de tecnologias favoráveis à inovação no campo educativo. O modelo é caracterizado pela flexibilidade, ou seja, em vez de os estudantes frequentarem aulas em horários pré-determinados pela instituição, os graduandos podem decidir seu próprio ritmo de estudo.

Isso representa uma grande conveniência, sobretudo para quem precisa adaptar seus horários com outros compromissos pessoais. Mesmo contando com facilidades, a EAD exige mais responsabilidade do estudante, pois o bom desempenho e o rendimento dependem principalmente do esforço e dedicação do indivíduo.

Desenvolvimento do aluno

A educação a distância também incentiva o aluno a tomar conta de sua própria carreira acadêmica, melhorando como um todo o seu desenvolvimento educativo. A tecnologia ainda ajuda a tornar a experiência mais aproveitável, oferecendo métodos interativos e imersivos que aumentam o engajamento e melhoram os resultados das aulas.

Com isso, é possível identificar com facilidade os pontos que precisam ser aprimorados e os conhecimentos que estão sendo bem assimilados. Assim, a metodologia torna o aprendizado mais estimulante e positivo, gerando, consequentemente, mais autonomia e um melhor desempenho do aluno.

Acessibilidade da educação

O formato EAD também propicia que o ensino se torne cada vez mais acessível, chegando a locais remotos do país. Com a democratização do ensino superior, as barreiras sociais, econômicas e culturais são rompidas, promovendo a ampliação dos métodos pedagógicos e a redução dos desafios de acesso aos cursos de graduação.

Por não existir a obrigatoriedade de deslocamento, por exemplo, alunos podem estudar a qualquer momento e de onde estiverem, basta estar conectado à internet para acessar as aulas e os conteúdos. Isso é extremamente benéfico para quem tem outros compromissos fora do ambiente educativo, representando maiores chances de acessibilidade.

Ensino para vários tipos de alunos

Cada pessoa aprende de um jeito completamente único. Há aqueles que têm um aprendizado mais proveitoso a partir da realização de leituras e resumos, enquanto outros absorvem mais o conteúdo ao estudar os professores falando e outros já preferem a utilização de conceitos como músicas ou imagens.

Em sala, é um pouco difícil trazer todos esses elementos ao longo da aula. No entanto, no EAD, tudo isso se torna mais fácil. Por meio de slides e recursos sonoros, os professores podem diversificar as suas aulas e o aluno pode revê-la quantas vezes quiser (e precisar), adequando o aprendizado aos métodos que mais funcionam para si.

Os motivos para optar pela educação a distância na hora de estudar

Como podemos ver, a implementação do ensino a distância na educação é uma ótima estratégia para promover o engajamento dos alunos e otimizar os resultados obtidos nas instituições e individualmente.

Mas, afinal, por que um aluno deveria optar por essa modalidade? A seguir, veremos mais sobre os impactos positivos que a EAD tem no dia a dia dos estudantes. Vamos lá?

Desenvolve habilidades importantes

Uma das principais vantagens do ensino a distância é, sem dúvidas, o seu potencial para que o estudante possa desenvolver habilidades fundamentais ao longo da graduação.

A disciplina, a responsabilidade e a organização são apenas algumas delas. E o melhor: tudo isso é feito sem que a interação com outros estudantes ou os benefícios do ensino presencial sejam removidos da equação. É o melhor dos dois mundos!

Trabalha o autoconhecimento

Outra habilidade que é constantemente trabalhada ao longo do EAD é o autoconhecimento. Como você gosta de estudar? Quais são os seus horários e métodos preferidos? Com o ensino remoto, você descobrirá a resposta para essas perguntas caso ainda não as conheça.

Com isso, você automaticamente consegue ter resultados muito mais satisfatórios, pois pode conduzir os estudos de uma maneira que funcione para o seu desempenho. Então, vale muito a pena!

Possibilita a conciliação dos estudos com a família

Muitas vezes, começamos um curso de nível superior mais tarde em nossas vidas. Essa ideia de que faculdade é algo destinado apenas aos mais jovens é coisa do passado, já que não há idade para buscar o conhecimento e melhores qualificações para o currículo.

Sendo assim, com o EAD fica muito mais fácil conciliar os dois aspectos da sua vida sem fazer com que nenhum dos dois seja deixado de lado. Você pode cuidar das questões familiares e estudar simultaneamente, sem se preocupar.

Faz com que o estudante possa se dedicar ao trabalho

Por fim, outra vantagem dessas estratégias para a educação está na dedicação ao trabalho. O estudante da EAD pode, também, trabalhar sem se preocupar tanto com os horários, algo que é muito limitante no ensino presencial.

Por isso, se você já tem uma carreira, não precisa se desligar dela apenas por conta da faculdade. Faça os dois ao mesmo tempo e, quem sabe, você não conquista aquela promoção tão esperada após conseguir o seu diploma?

Diante da importância da educação a distância, é essencial estar aberto para aprender a utilizar as tecnologias já disponíveis nos ambientes de aprendizagem virtuais. Com isso, o estudante dará um passo fundamental para o seu futuro, tendo mais chances de passar pelo momento atual e aumentar as possibilidades de estudo que a EAD oferece.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a UCEFF adaptou os seus serviços no período da quarentena, além de conferir uma série de dicas importantes sobre estudos e carreira? Então assine a nossa newsletter e receba avisos periódicos sobre as novas publicações do blog!

Qual a importância da educação a distância nesse momento?

O EAD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam em uma educação continuada. Essa é mais uma chance de aumentar o networking, já que conhecemos pessoas de todos os lugares e temos contato com bons professores. Com isso, aumentam as possibilidades de recolocação no mercado.

Qual a importância do ensino a distância para o futuro da educação?

Esse é outro fator que mostra a importância da educação a distância na atualidade: facilitar o acesso ao ensino de qualidade e a capacitação profissional de diversas formas para todas as pessoas que se interessarem, mas em especial para adultos.

Qual a importância da educação a distância nesse momento e também o papel do professor nesta modalidade de ensino?

A importância de um professor EAD começa desde o momento de entender o público para saber como preparar o curso da melhor forma possível, criando um ambiente de ensino agradável e efetivo para os estudantes, até no acompanhamento do aprendizado dos alunos, buscando sempre se adaptar e se aprimorar a todo momento.

Qual a importância do ensino a distância no Brasil?

Mais possibilidades no acesso à educação Por isso, quando falamos da importância do ensino a distância na sociedade atual, uma das suas vantagens mais explícitas é tornar o acesso à educação de qualidade uma realidade para pessoas que, por qualquer que seja a razão, não podem cursar a modalidade presencial.