Qual a importância da vegetação para a manutenção da vida no planeta?

A palavra fotossíntese significa, literalmente, síntese (produção) pela luz. É através desse processo que a energia radiante do Sol é capturada e transformada em matéria orgânica, em especial, a glicose.

Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético. Esses organismos utilizam a energia solar para converter moléculas simples – CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água) – em moléculas mais complexas, das quais toda a vida no planeta necessita. Além disso, durante o processo, os seres fotossintetizantes, liberam O2 (oxigênio) para o ar que respiramos.

A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. A glicose produzida, substância muito energética, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais.
O oxigênio, liberado para a atmosfera, garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais.

Grande parte dos recursos energéticos disponíveis no Planeta, como o petróleo e o carvão, derivados de seres vivos, foram armazenados em matéria orgânica produzida pela fotossíntese.

Como fora dito anteriormente, os seres fotossintetizantes convertem moléculas simples, como o CO2, em moléculas orgânicas, com liberação de O2. Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico. É justamente esse ciclo e equilíbrio de retirada e liberação de carbono na atmosfera que favoreceu e favorece a existência de um ambiente propício à vida no Planeta.

Atualmente a liberação de CO2 para a atmosfera está maior do que os seres fotossintetizantes podem consumir. A queima de combustíveis fósseis, onde havia carbono aprisionado, acaba liberando esse carbono para a atmosfera na forma de gás carbônico. Este aumento de CO2 afeta a vida de todos os seres vivos, inclusive o homem, pois promove o aumento da temperatura da Terra.

Diminuir as emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa, juntamente com a conservação das nossas florestas, da nossa biodiversidade é uma das formas de suavizar os efeitos do aquecimento global, que tanto se fala atualmente.

Nós, seres humanos, e todas as outras formas de vida, somos totalmente dependentes da fotossíntese, seja porque é um processo que nos fornece alimento e oxigênio seja porque ameniza a temperatura da Terra. O fato é que a sobrevivência de todos depende muito da continuidade desse processo em nosso Planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A conservação da natureza é a utilização racional dos recursos naturais, englobando a utilização sustentada, a conservação dos ecossistemas naturais e a regeneração dos ambientes já degradados. Dentre os ecossistemas de relevante importância para a vida na Terra, aparecem as florestas que,
no dizer dos ecologistas, são o sustentáculo da vida no planeta. As florestas são importantes porque atuam nos seguintes processos:

  1. Manutenção do equilíbrio entre O2 e CO2
    Por meio da fotossíntese, as florestas absorvem CO2 e eliminam O2.
  2. Estabilização do clima
    Através do equilíbrio da temperatura e das precipitações atmosféricas, por atuarem na formação de nuvens.
  3. Proteção dos rios e dos solos – manutenção da vida animal.

Veja a importância da vegetação nas zonas de mananciais, ou seja, regiões das nascentes ou fontes de água. Quando chove, as plantas facilitam a percolação, isto é, a penetração da água no solo. Não havendo vegetação, a água corre e não penetra.

A água vai entrando no solo até atingir rochas impermeáveis, quando forma os chamados lençóis freáticos, verdadeiros riachos subterrâneos. Afluindo à superfície, esses riachos formam as nascentes ou fontes de água, origem dos rios. A destruição das plantas diminui a percolação, os lençóis freáticos secam e desaparecem as nascentes e os riachos.

Qual a importância da vegetação para a manutenção da vida no planeta?

Nas margens dos rios e riachos aparecem as matas ciliares que, além de abrigarem muitos animais, protegem essas correntes de água. Quando o homem elimina essa vegetação, sucedem-se a erosão, o assoreamento, as enchentes e o desaparecimento de riachos e rios nos períodos de estiagem. Com a destruição das florestas, o ar e o solo ficam extremamente secos, as chuvas diminuem e aparecem os desertos. Um instrumento de preservação ambiental são as unidades de conservação (UCs). Essas unidades são porções do território nacional, incluindo as águas territoriais, com características naturais de relevante valor, com garantias de proteção e mantidas sob regimes especiais de administração. Os seus principais objetivos são:

  1. Preservar a biodiversidade.
  2. Proteger as espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em perigo de extinção.
  3. Incentivar o uso sustentável dos recursos naturais.
  4. Proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos.
  5. Favorecer condições para a educação ambiental e o turismo ecológico.
  6. Preservar, provisoriamente, extensas áreas naturais ou pouco alteradas até que estudos futuros indiquem sua adequada destinação.

Qual a importância da vegetação para a vida do planeta?

Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

Qual é a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta?

As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada com a gestão florestal. As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.

Qual é a importância da vegetação para o ar?

Por meio da fotossíntese, as florestas absorvem CO2 e eliminam O2. Através do equilíbrio da temperatura e das precipitações atmosféricas, por atuarem na formação de nuvens.

Qual é a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água e o equilíbrio do ambiente?

A cobertura vegetal regula fluxo de água em uma bacia hidrográfica, uma vez que aumenta o armazenamento, reduz a erosão e sedimentação dos cursos d'água, diminui o risco de inundações e melhora a qualidade da água. A principal forma de abastecimento das bacias hidrográficas é por meio da precipitação.