Qual a importância das práticas de alfabetização e letramento para o professor alfabetizador?

Autores

  • Naiara Ferreira de Barros Oliveira Faculdade Rhema
  • Diego da Silva UNIANDRADE/Faculdade Rhema http://orcid.org/0000-0002-8853-3738

Resumo

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais. Diante este contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e do letramento. Foi utilizada como método uma pesquisa bibliográfica com fundamentos teóricos já publicados por diversos autores sobre assunto em questão. Mediante ao trabalho desenvolvido, conclui-se que através dos métodos diversificados aplicados na hora de ensinar a estimular à alfabetização e o letramento as aulas ficam mais dinâmicas e eficazes e os alunos ficam mais motivados para aprender determinada matéria, ou seja, eles têm um melhor desenvolvimento, constrói o conhecimento, a autonomia, a curiosidade e desenvolve a consciência crítica. Enfim as atividades diversificadas fazem com que os alunos interpretem e compreendam melhor o sentido das palavras.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Métodos de Aprendizagem.

Biografia do Autor

Naiara Ferreira de Barros Oliveira, Faculdade Rhema

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Machado de Assis. Aluna da Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Grupo Rhema de Educação, Colombo.

Diego da Silva, UNIANDRADE/Faculdade Rhema

Psicólogo, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR. Docente nano Curso de Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Grupo Rhema de Educação/Colombo. Professor da UNIANDRADE. 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scippicione, 1997. Disponível em: <http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_ pedagogia/pdf/2012.1/o% 20trabalho%20com%20a%20literatura%20infantil.pdf>. Acesso em: 12 de março de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROTTO, I. J. O. Alfabetização: um tema, muitos sentidos. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um Diálogo entre a Teoria e a Prática. 5. Ed. Rio de Janeiro Vozes, 2008.

FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou ... as relações entre pares. In: MANUEL, M. J. ; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sóciopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Asa Editores, 2004.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GOULART, Cecília. Letramento e modo de ser letrado: discutindo a base teórico metodológica de um estudo. Revista Brasileira de educação, vol. 11, n. 33, p. 450-460, set./ dez., 2006.

GRISI, Rafael. O ensino da leitura: o método e a cartilha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1946.

KISHIMOTO, I. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2007.

LEAL, Telma Ferraz et al. Jogos e brincadeira no Ensino de Língua Portuguesa. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação à Distância. Universidade Federal de Pernambuco. 2006.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 3a edição. São Paulo: Cortez, 2000. 23 p.

MONTANA, Fernanda. Alfabetização: conheça os métodos sintéticos e analíticos. 2016. Disponível em: < http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia /2016/02/ alfabetizacao-conheca-os-metodos-sinteticos-e-analiticos.html>. Acesso em 25 de maio de 2017.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Disponível em: <http://www.idadecerta. seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5Chistorias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf> . Acesso em 25 de maio de 2017.

PEREZ, C. L. V. O prazer de descobrir e conhecer. IN: GARCIA, Regina Leite (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. São Paulo: Cortez, 1992.

PETTY, A. L. S. Ensaio sobre o Valor Pedagógico dos Jogos de Regras: uma perspectiva construtivista. São Paulo, SP, 1995. 133p. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, USP. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov. br/arquivos/File/2010/artigos teses/2010/Matematica/tese_grando.pdf>. Acesso em 01 de março de 2017.

RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O lúdico no processo Ensino – aprendizagem. 1999 < http:www.unimat.br >. Acesso em 12 de março de 2017.

SILVA, José Barbosa da. (Org.). Retratos na parede: saberes docentes em educação de jovens e adultos: teatro, cinema, poesia, música, jornais. João Pessoa: Secretara de Educação e Cultura/Textoarte, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2001.

______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas. 2002. Disponível em http: /www.cedes. unicamp.br> Acesso em 15 de março de 2017.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

______.Letramento e Alfabetização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita. 1. Ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Como Citar

Oliveira, N. F. de B., & Silva, D. da. (2019). A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 190-203. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/567

Licença

Declaração de Direito Autoral

Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.

c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. 

Qual a importância do professor para a realização do processo de alfabetização e letramento das crianças como deve ser a formação do professor alfabetizador?

O papel do professor alfabetizador deve consistir em criar possibilidades, promovendo práticas pedagógicas que vão além de uma sala de aula, buscando devendo compreender as dimensões de todo esse processo de alfabetizar e que sua prática é capaz de formar sujeitos com autonomia e criticidade.

Por que os conceitos de alfabetização e letramento são importantes para o educador?

O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

Qual e a importância da alfabetização e letramento?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Qual a importância do professor alfabetizador?

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.