Qual o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem?

Qual o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem?

  A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar, faz-se necessária para compreender os problemas de aprendizagem, refletir e intervir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo implícitas nas situações de aprendizagem.

  No primeiro contato, com o aprendente e seus familiares, o psicopedagogo procura avaliar a situação de forma eficiente e proveitosa, utilizando da “escuta psicopedagógica”, que o auxiliará a captar através do jogo, do silêncio, dos que possam explicar a causa de não aprender .

  O atendimento clínico, visto como terapêutico tem como objetivo reintegrar o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem ao processo de reelaboração do conhecimento. As dificuldades de aprendizagem, entre elas podemos citar: Dislexia, Discalculia, Dislalia, Disgrafia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outras patologias é uma condição heterogênea onde o indivíduo não consegue dar conta das demandas de conteúdo escolar por diversos motivos, de natureza cognitiva, comportamental e psicossociocultural e pedagógica.

  Segundo Alícia Fernandes (1990 p. 117), a [...] intervenção psicopedagógica não se dirige ao sintoma, mas o poder para mobilizar a modalidade de aprendizagem, o sintoma cristaliza a modalidade de aprendizagem em um determinado momento, e é a partir daí que vai transformando o processo ensino aprendizagem. É de responsabilidade do psicopedagogo, acolher esse paciente e investir numa mediação bem conduzida e de qualidade para resgatar o potencial de aprendizagem, fazendo as opções interventivas que melhor se adaptem às necessidades do aluno.

  A psicopedagogia não lida diretamente com o problema, lida com as pessoas envolvidas. Lida com as crianças, com os familiares e com os professores, levando em conta aspectos sociais, culturais, econômicos e psicológicos.

  Esse “olhar” carinhoso, preocupado, responsável que deve ter o psicopedagogo é para não permitir que o aluno acumule mais uma possibilidade de insucesso. Buscando dessa forma desenvolver no aluno a iniciativa e a coragem para aprimorar suas habilidades levando-o a tentar novas experiências.

  “As escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo, pássaros engaiolados são pássaros sob controle; escolas que são asas amam os pássaros em vôo, elas existem para dar aos pássaros coragem para voar; o vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado”. Rubem Alves.

Como um psicopedagogo deve atuar diante de um aluno com dificuldades de aprendizagem?

O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem é o de ouvir, falar, propor, intervir, diagnosticar e encaminhar corretamente o sujeito para profissionais quando se perceba a real necessidade.

Qual a importância do psicopedagogo no atendimento das dificuldades de aprendizagem?

O auxílio ao educando por parte do psicopedagogo vai além de ajudá-lo a superar as problemáticas internas que dificultam seu aprendizado. Ele está para estimular o interesse em aprender, fazendo-o compreender ser essa uma condição natural da sua identidade humana (FREIRE, 1996).

Qual o papel do psicopedagogo na aprendizagem?

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

Como a Psicopedagogia pode contribuir para o processo de aprendizagem?

A atividade psicopedagógica tem como objetivos promover a aprendizagem, de forma a colaborar com a inclusão social e escolar; entender e oferecer novas ações ante os problemas de aprendizagem; desenvolver estudos científicos no campo da Psicopedagogia e intermediar embates concernentes ao processo de ensino- ...