Qual a importância do esporte como ferramenta de inclusão social Quais os benefícios do esporte inclusivo?

Esporte muda a vida das pessoas, principalmente para pessoas com deficiência

Esportes mudam as pessoas e transformam suas vidas, além de ser muito importante para a saúde física e mental. A inclusão no esporte para deficientes foi um grande marco para a humanidade, pois proporcionou muitas conquistas às pessoas com algum tipo de deficiência.

Qual a importância da inclusão no esporte para deficientes?

A prática de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência possui uma grande importância, pois contribui para melhorar o desempenho físico, mental e social dos deficientes. Isso porque, ajudar a melhorar, por exemplo, a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, ajuda a evitar a tristeza, depressão e contribui com a socialização.

Quais os benefícios de um esporte inclusivo?

Os benefícios do esporte para as pessoas com deficiência estão presentes nos aspectos físico, mental e social. No âmbito físico, as atividades físicas podem ajudar a melhorar o desempenho da saúde da pessoa, melhorando como mencionamos antes a agilidade, força, condição cardiovascular, equilíbrio, coordenação motora, entre outras coisas.

Já no âmbito mental, a prática de esportes ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e consequentemente possui um efeito positivo na tristeza, desânimo ou depressão que o paciente possa vir a sentir ou que esteja nesse cenário.

Por fim, no aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências e de diferentes características. Além disso, contribui tornando a pessoa mais independente no cotidiano e na sua vida como um todo. 

Por fim, também beneficia a sociedade de modo geral, mudando a percepção que algumas pessoas possam ter das pessoas com deficiência, que por exemplo, podem não acreditar nas suas inúmeras potencialidades.

Atividades físicas para pessoas com deficiência

Para pessoas com deficiência visual, podemos citar atividades como atletismo, natação, judô, ciclismo, futebol, esportes de inverno, halterofilismo, hipismo e goalball.

Alguns exemplos de atividades físicas para pessoas com deficiência auditiva são: Vôlei, futebol, atletismo, natação, basquetebol, handebol, ciclismo, entre outras.

Já para pessoas com alguma deficiência física, os esportes praticados são arco e flecha, iatismo, bocha, atletismo, halterofilismo, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, basquetebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, natação, esgrima em cadeira de rodas, rugby, futebol e modalidades de inverno.

Curtiu? Veja também tudo sobre o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil!

Vivemos em uma sociedade na qual muitos jovens têm pouco acesso a cultura, educação, lazer e até mesmo serviços básicos de saúde. A falta de oportunidades e de uma boa orientação muitas vezes leva essa juventude a escolher caminhos perigosos, alguns deles relacionados a drogas e criminalidade. O esporte, aliado a políticas públicas eficientes e transformadoras, pode ser um instrumento de inclusão social, de conscientização e promoção de cidadania.

O esporte pode transformar a vida de muitos jovens, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esporte tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, pois a prática esportiva eleva a autoestima, gera consciência de disciplina e responsabilidade. O esportista treina para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação, além de trazer benefícios ligados a saúde e bem estar.

Segundo o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Raí, o irmão do Sócrates, o esporte é uma das atividades nobres e é a mais barata em termos de custo e benefício.

Muitas vezes é por meio dos projetos sociais que o esporte chega nas comunidades carentes, exercendo muito bem o papel de fomentador. Os jovens participam das escolinhas no contraturno, são incentivados a permanecer na escola para que tenham o direito de participar das atividades esportivas e vivenciarem um ambiente saudável de amizade, companheirismo, comprometimento e disciplina.

Os benefícios são para todos os lados. Ganham os alunos dos projetos e ganham também os instrutores. Juntos, adquirem experiência de vida e a nobre oportunidade de fazer o bem.

No esporte brasileiro temos inúmeros exemplos de superação, inclusão social e sucesso. Temos a pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Bianca Araújo, uma jovem de 21 anos, ex-catadora de lixo. Outro exemplo é a judoca medalhista olímpica Rafaela Santos, atleta que veio de um projeto social de comunidade carente. Os atletas Isaquias e Erlon, medalhistas olímpicos, iniciaram a prática da canoagem por meio do programa Segundo Tempo, um projeto social do Ministério do Esporte. Temos tambem a jogadora de badminton Lohaynny Vicente, do projeto Miratus, na favela da Chacrinha, em Jacarepaguá (RJ).

Fomentar o esporte como forma de desenvolvimento da pessoa é uma tarefa de toda a sociedade. Ao poder público, cabe incentivar por meio de projetos governamentais e também fornecendo apoio aos projetos não governamentais, com foco na formação do jovem atleta de maneira ampla e não somente como um incentivo à conquista de medalhas e troféus. Cabe também às instituições de ensino promover o esporte nas mais diversas modalidades, de forma didática, pedagógica e inclusiva. Por fim, os pais também devem incentivar seus filhos, apresentando o esporte como um estilo de vida saudável e lúdico. 

Vereador Duda Brasil

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de maio de 2017

Quais são os benefícios do esporte inclusivo?

Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.

Qual a importância do esporte como inclusão social?

Inclusão social através do esporte Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

Qual a importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida das pessoas com deficiência?

A prática de atividade física é indicada para quem busca melhorias da saúde e mais qualidade de vida.

O que é o esporte como ferramenta de inclusão social?

Em consonância com esse estudo, pesquisas do Ministério da Saúde mostram as práticas esportivas como principal maneira de inclusão de indivíduos portadores de deficiência na esfera grupal, uma vez que[2] essas atividades promovem a socialização, a criação de vínculos e o sentimento de pertencimento à sociedade.