Qual a probabilidade p X de sair uma rainha quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas?

Probabilidade é um campo da matemática que estuda a probabilidade de ocorrência de um evento aleatório. Uma vez que muitos eventos não podem ser previstos com total certeza, usamos a probabilidade para antecipar a probabilidade de sua ocorrência. A probabilidade pode variar de 0 a 1, com 0 indicando um evento improvável e 1 indicando um determinado evento. A probabilidade tem muitas aplicações. A avaliação e modelagem de riscos são exemplos de como a teoria da probabilidade é usada na vida cotidiana. A ciência atuarial é usada pelo setor de seguros e pelos mercados para estabelecer preços e tomar decisões comerciais. O controle ambiental, a análise de direitos e a regulamentação financeira usam metodologias de probabilidade. A probabilidade também encontra suas aplicações na previsão do tempo, agricultura e política.

Fórmula para Probabilidade

Probabilidade de um evento, P (A) = (Número de resultados favoráveis) / (Número total de resultados)  

Tipos de probabilidade

Existem basicamente três tipos de probabilidade: probabilidade teórica, probabilidade experimental e probabilidade axiomática. Vamos aprender sobre eles em detalhes,

Probabilidade Teórica

É baseado na probabilidade de algo ocorrer. A razão por trás da probabilidade é o fundamento da probabilidade teórica. Por exemplo, para calcular a probabilidade teórica de lançar um dado e obter o número 3, devemos primeiro saber o número de resultados possíveis. Sabemos que um dado tem seis números (ou seja, 1, 2, 3, 4, 5, 6), portanto, o número de resultados possíveis também é seis. Então, a probabilidade de rolar um três em um dado é de um em seis, ou 1/6

Probabilidade Experimental

A probabilidade experimental, ao contrário da probabilidade teórica, incorpora o número de tentativas, ou seja, é baseada nos resultados de uma experiência. A probabilidade experimental pode ser calculada dividindo o número total de tentativas pelo número de resultados possíveis. Por exemplo, se um dado é lançado 40 vezes e o número três é registrado 10 vezes, então, a probabilidade experimental para cara é 10/40 ou 1/4

Probabilidade Axiomática

Um conjunto de princípios ou axiomas é estabelecido na probabilidade axiomática que se aplica a todos os tipos. Kolmogorov estabeleceu esses axiomas, que são conhecidos como os três axiomas de Kolmogorov. Existem três conceitos principais de probabilidade. Eles são espaço amostral, eventos e função de probabilidade. Vamos aprender sobre eles em detalhes,

Espaço de Amostra (S)

Um espaço amostral é a coleção de todos os resultados possíveis de um experimento. O lançamento de três dados produz um espaço de amostra de 216 resultados potenciais, cada um dos quais pode ser reconhecido por um conjunto ordenado (a, b, c), onde a, b e c assumem um dos seguintes valores: 1, 2, 3, 4, 5, 6.

Evento (A)

Um subconjunto bem definido do espaço amostral é conhecido como um evento. O evento em que a soma das faces mostradas nos dois dados é igual a cinco tem seis resultados: (1, 1, 3), (1, 3, 1), (3, 1, 1), (1, 2, 2), (2, 2, 1) e (2, 1, 1).

Função de probabilidade (P)

A função que é usada para atribuir uma probabilidade a uma ocorrência é conhecida como Função de Probabilidade (P). A função de probabilidade (P) determina a probabilidade de um evento (A) ser extraído do espaço amostral (S).

Qual é a probabilidade de obter um rei ou uma rainha em um único sorteio de um baralho de 52 cartas?

Solução :

Número total de cartas em um baralho = 52

Número total de reis em um baralho de 52 cartas = 4

Se escolhermos uma carta aleatoriamente das 52 cartas, a probabilidade de obter um rei = Número total de reis no baralho / Número total de cartas no baralho.

ou seja, probabilidade de obter um rei = 4/52 = 1/13

Número total de rainhas em um baralho de 52 cartas = 4

Se escolhermos uma carta aleatoriamente das 52 cartas, a probabilidade de obter uma rainha = Número total de rainhas no baralho / Número total de cartas no baralho.


ou seja, probabilidade de obter uma rainha = 4/52 = 1/13

Portanto, probabilidade de obter um rei ou uma rainha, P (E) = probabilidade de obter um rei + probabilidade de obter uma rainha = 1/13 + 1/13 = 2/13

Perguntas semelhantes

Questão 1: Encontre a probabilidade de obter um rei vermelho.

Solução:

Número total de cartas = 52

Nº de cartas favoráveis ​​que são reis vermelhos = 2

Portanto, probabilidade de obter um rei vermelho = 2/52 = 1/26

Questão 2: Encontre a probabilidade de obter uma carta sem face vermelha.

Solução:

Número total de cartas vermelhas em um baralho = 26

As cartas com figuras são cartas que são rei, rainha ou valete

Número total de cartas vermelhas = 6

Portanto, o número total de cartas não-mostradas vermelhas = 26 - 6

Portanto, a probabilidade de obter uma carta sem face vermelha = 20/52 = 5/13

Pergunta 3: Encontre a probabilidade de obter um cartão preto.

Solução:

Número total de cartas = 52

Número total de processos = 4

Número total de ternos pretos = 2

Portanto, o número total de cartas pretas = 2 × 13 = 26


Portanto, a probabilidade de obter uma carta preta = Número total de cartas pretas no baralho / número total de cartas no baralho = 26/52 = 1/2.

Questão 4: Encontre a probabilidade de obter um ás vermelho ou uma espada.

Solução:

Número total de cartas = 52

Nº de cartas favoráveis ​​que são ases vermelhos = 2

Portanto, a probabilidade de obter um ás vermelho = 2/52

Número total de cartas de espadas = 13

Portanto, a probabilidade de obter uma espada = 13/52

Portanto, probabilidade de obter um ás vermelho ou uma espada, P (E) = probabilidade de obter um ás vermelho + probabilidade de obter uma espada = 2/52 + 13/52 = 15/52

Qual a probabilidade de retirar um Rei de um baralho com 52 cartas?

Sabemos que a probabilidade de sair um rei é a mesma de ocorrer um quatro, ou seja, 4/52, e a probabilidade de sair uma carta de espadas é a mesma de sair uma carta de copas, ou seja, é de, 13/52.

Qual a probabilidade de sair uma carta de Copas ou de outros quando retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas?

2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista Portanto, a probabilidade de sair um Ás de Copas ao se retirar uma carta de um baralho de 52 cartas será de 1,92%. Fácil, fácil!

Quantas figuras tem um baralho de 52 cartas?

Quantas figuras têm no baralho de 52 cartas? Um baralho de 52 cartas tem 4 símbolos ( Espadas, Copas, Ouros e Paus) diferentes. Cada um desses símbolos representa um naipe. Cada naipe possui 13 cartas (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,3) que se repetem e portanto existem 4 Áses, 4 Reis, 4 Damas, 4 Valetes, etc.

Quantas cartas de Reis tem no baralho?

Um baralho comum contém 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes: paus, espadas, copas e ouros. Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contêm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente.