Qual dos fatores geográficos do clima exerce grande influência nas médias térmicas de La Paz

Revise nesta aula os principais conceitos geográficos sobre os elementos e os fatores que influenciam no clima. Resumo de Geografia para o Enem e para os vestibulares!

O que é o clima? Como ele se forma e por que varia de uma região para outra? Tempo e clima não são a mesma coisa? Leia a aula a seguir e fortaleça seus conhecimentos sobre climatologia pra arrebentar no Enem! Vamos lá?

Primeiramente, é fundamental sabermos diferenciar clima e tempo. O tempo depende da variação dos fenômenos atmosféricos em determinado momento. Já o clima é o conjunto das variações das condições do tempo no decorrer do ano em certa região, determinado após rigorosa análise.

O que é o clima?

O clima é formado principalmente pela junção de duas características de uma região específica: a temperatura e a pluviosidade. A temperatura média é medida em graus Celsius, já a média de pluviosidade é medida por milímetros (a pluviosidade de 1mm equivale ao volume de 1L de água de chuva acumulada sobre uma superfície de área 1m²).

Porém, há muitos fatores que influenciam em uma região e que resultam na caracterização de sua temperatura e pluviosidade.

Além de temperatura e umidade, outro elemento importante a ser considerado é a pressão atmosférica, que é a razão entre o peso do ar sobre uma superfície (força exercida pelo ar sobre uma região) – sendo medida em milibares (mb).

Regiões com temperaturas mais baixas têm a pressão atmosférica mais elevada, devido à concentração das moléculas do ar (quanto menor a temperatura, menos as moléculas vibram e ficam mais juntas, aumentando a densidade de um corpo).

Climatologia

Isso é regra exceto em casos de altitude elevada, que combinam temperaturas frias com pressão menor, devido ao fato de o ar ser rarefeito (ou seja, menos partículas de gases por volume). Sendo assim, ao nível do mar o ar se encontra mais denso e concentrado, apresentando maior pressão atmosférica que em altitudes maiores. Se a temperatura for baixa, a pressão será maior, e no caso de temperatura alta, menor será a pressão.

Como você pode ver, são diversos os fatores responsáveis pela constituição do clima de uma região, influenciando a dinâmica de seus elementos e, portanto, devemos sempre considerá-los no momento de análise.

Fatores responsáveis pelo clima

Latitude

Nas baixas latitudes (mais próximo à Linha do Equador), entre os trópicos de Câncer a Capricórnio (Zona Intertropical), estão as regiões de temperatura mais elevada e menor variação anual. Quanto mais altas as latitudes em direção aos polos, menores serão as temperaturas, devido à menor incidência de luz e calor solares.

Nas Zonas Polares temos climas muito frios e nas Zonas Temperadas uma variação grande ao longo do ano, com estações bem definidas.

Qual dos fatores geográficos do clima exerce grande influência nas médias térmicas de La Paz
Representação das Zonas Climáticas do Planeta Terra. Fonte: Atlas Geográfico Escolar. São Paulo: IBEP, 2012

Altitude

Conforme aumenta a altitude, diminui a temperatura. A cada 1.000m, a temperatura cai cerca de 6°C. Isso ocorre devido à rarefação do ar, que faz com que o calor se dissipe ao encontrar baixa concentração de moléculas.

Por exemplo: La Paz, na Bolívia, está em uma latitude aproximada de Brasília, no Brasil. No verão, em Brasília temos temperaturas alta. Já em La Paz, que está a 3640m acima do nível do mar, as temperaturas são muito mais amenas. Nas montanhas que cercam a cidade, com mais de 5000 metros, há inclusive, a formação de neves eternas.

A disposição do relevo

Além da altitude, o relevo influencia as diferentes regiões de outras maneiras, como a posição das vertentes em relação ao Sol e a disposição de cadeias montanhosas ou outras elevações do relevo, que podem facilitar ou dificultar a circulação dos ventos e, logo, a troca de calor e umidade entre as regiões.

Vegetação

Nesse caso, podemos considerar o exemplo da Amazônia, que com suas florestas influi nas condições climáticas regulando o volume de chuvas e as médias de temperatura.

Localização em relação ao mar

A maritimidade (proximidade em relação ao mar) e a continentalidade (distância em relação ao mar) de uma região provocam mudanças na dinâmica climática de uma região.

As localidades mais próximas dos oceanos apresentam menor amplitude térmica, pois a água leva muito mais tempo para se aquecer e resfriar. Já em áreas mais interioranas dentro dos continentes, a amplitude térmica é mais elevada.

É por isso que, por exemplo, nas regiões desérticas (de baixíssima umidade) faz muito calor durante o dia e muito frio durante a noite.

Correntes marítimas

As correntes frias sofrem menor evaporação e podem ocasionar a queda na temperatura de regiões costeiras sob sua influência, bem como podem influenciar na formação de climas mais secos, como semiárido e árido.

Já no caso das correntes quentes, o oposto se verifica. Devido à maior evaporação, o ar torna-se mais úmido nas áreas litorâneas próximas e tende a ter sua temperatura elevada.

Massas de ar e a circulação geral da atmosfera

As diferenças de pressão fazem com que o ar esteja em constante movimento na atmosfera e decorrem das distintas temperaturas que predominam nas diferentes regiões, por conta dos níveis desiguais de energia solar que chega às localidades.

O ar acaba por deslocar-se das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão. O movimento de rotação da Terra também influencia a atmosfera que se movimenta no sentido oposto a ele. Uma massa de ar vai sempre circular carregando características de sua região de origem, alterando as condições do tempo nas áreas que estão no seu caminho. Mas ao se deslocar, a massa de ar também perde aos poucos suas características de temperatura, pressão e umidade.

Frentes

Nos seus deslocamentos, as massas de ar se encontram sem se misturar, entrando numa espécie de disputa em que uma empurra a outra. O

resultado desse “conflito” é que aquela que avança com mais força obriga a outra a voltar, forçando a hegemonia momentânea de suas características. A zona de contato entre duas massas recebe o nome de Frente. Quando uma massa de ar frio avança, fazendo o ar quente retroceder, chamamos de Frente Fria. Já a Frente Quente é quando uma massa de ar quente obriga o ar frio a recuar.

A relação entre as frentes tem tudo a ver com a dinâmica das chuvas, que são as precipitações que ocorrem quando a atmosfera em determinada região atinge seu grau de saturação em termos de vapor d’água.

Ação antrópica

A formação de grandes cidades, o desmatamento e queimadas, a queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e meios de transporte, dentre outras atividades antrópicas, são fatores que alteram sensivelmente o microclima em diferentes regiões do planeta.

Uma quantidade expressiva de cientistas também defende a teoria de que a intensificação do efeito estufa e o aquecimento global têm sido causados pela intensa emissão de gases poluentes à atmosfera por conta das atividades humanas.

Videoaula sobre climatologia

Revise os principais conceitos de climatologia e prepare-se ainda mais com a aula do prof. Carrieri:

Exercícios sobre climatologia

Faltou pouco para gabaritar? Então, veja aqui um resumo sobre as Mudanças Climáticas.

Referências:

Atlas Geográfico Escolar. São Paulo: IBEP, 2012.

LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Saraiva, 2014.

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2013.

Sobre o(a) autor(a):

O texto acima foi preparado pelo professor João Marcelo Vela para o Curso Enem Gratuito. João é licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dá aulas de Geografia e Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2015, além de atuar como articulador de Ciências Humanas. E-mail para contato: [email protected]

Compartilhe:

Qual os fatores geográficos do clima exerce grande influência nas médias térmicas de La Paz?

Outro fator que deixa as temperaturas mais altas é a proximidade com a Linha do Equador. Nuestra Señora de La Paz, também chamada Chuqi Yapu na língua Aymara, possui cerca de 800.000 mil habitantes segundo o senso de 2015, sendo a terceira cidade mais populosa da Bolívia (atrás de Santa Cruz de la Sierra e El Alto).

Qual é a influência da latitude e da altitude no clima?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.