Qual é a forma mais adequada de destinação do lixo e sua principal vantagem?

Notícias

Pequenas atitudes realizadas diariamente fazem toda diferença quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

Por que Separar o lixo?

Pequenas atitudes realizadas diariamente fazem toda diferença quando o assunto é a preservação do meio ambiente. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo ficam cada vez mais evidentes, pois entre outras coisas, aliviam os aterros sanitários e lixões, já que grande parte dos resíduos sólidos gerados podem ser reaproveitados.

A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para milhares de trabalhadores que sobrevivem a partir da coleta de materiais recicláveis.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos.

Mais da metade desses resíduos é jogado em aterros ou lixões, sem qualquer tratamento. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No Brasil é pequeno o número de cidades brasileiras que contam com o serviço de coleta seletiva. Quando separamos o lixo adequadamente, estamos dando os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a correta separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos. 

Dica de Sustentabilidade: Vamos realizar um esforço conjunto no Câmpus Toledo da UTFPR para separar os materiais que podem ser reciclados daqueles que não podem ser reaproveitados. No câmpus existem lixeiras diferenciadas (recicláveis/orgânico) nas salas de aula, nos espaços internos e externos que possibilitam reconhecer melhor o coletor adequado para o depósito do resíduo. Peço especial atenção aos usuários do RU para que depositem resíduos como guardanapos usados e outros papéis sujos no coletor do lixo orgânico, já que estes materiais não podem ser reciclados.

“Se todos nós fizermos a nossa parte, nossa universidade será um exemplo instituição sustentável” 

Professor Ivan José Coser

Presidente da Comissão do PLS – Câmpus Toledo da UTFPR.

Existem diversas formas de descarte de lixo no Brasil, a principal é realizada nos aterros sanitários.

  • 8 de novembro de 2017
  • 21454
  • Categoria: Meio Ambiente

https://www.gettyimages.pt/license/482606112

Atualmente, o Brasil conta com quatro principais tipos de descarte de lixo. Nem todos eles são os procedimentos considerados mais adequados para o meio ambiente, apresentando algumas desvantagens. São eles:

Principais tipos de descarte de lixo

Lixão

Esta é a maneira mais inadequada de descartar o lixo e, infelizmente, também é a mais comum no Brasil. O lixão, também chamado de vazadouro, é apenas um depósito de resíduos em local aberto, sem preparação prévia e sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

No lixão não há preocupação em identificar os resíduos de alta e baixa periculosidade (como o lixo domiciliar e o hospitalar, por exemplo) ou em depositá-los separadamente. Também não há critérios técnicos a respeito da disposição do lixo, o que pode ocasionar em pilhas muito altas e eventuais desmoronamentos.

Além disso, os gases gerados pela decomposição geral podem causar incêndios e é muito comum encontrar catadores vivendo nessas regiões, correndo severos riscos de saúde, além de criações de porcos ou outros animais.

Aterro sanitário

Diferentemente dos lixões, os aterros sanitários funcionam sob normas que visam diminuir os danos causados ao meio ambiente e às comunidades no entorno. Trata-se de um depósito de resíduos majoritariamente não recicláveis e sólidos, que chegam dos mais diversos lugares. Os aterros deveriam ser compostos apenas de não recicláveis, mas a coleta seletiva ainda não é realizada conscientemente por grande parte da população, o que resulta em muitos resíduos de plástico, vidro, papel e outros entre o lixo apropriado para o aterro.

Eles são construídos em locais afastados das cidades para evitar a contaminação do solo, da água e do mau cheiro. Essas coisas, porém, não devem acontecer durante as atividades apropriadas do aterro. Ele é construído sobre uma base de drenagem de chorume, o solo é impermeabilizado e há um sistema de drenagem dos gases em seu interior. As normas ambientais também exigem um sistema de monitoramento ambiental, entre outras garantias de que o serviço do aterro seja seguro e ecológico.

Aterro controlado

O aterro controlado pode ser considerado uma categoria “intermediária” entre o aterro sanitário e o lixão. A ideia é minimizar os impactos ambientais com uma técnica de disposição dos resíduos sólidos no solo e cobertura por um material inerte para evitar a propagação dos gases. Trata-se de uma solução eficaz na proteção ambiental e da saúde pública, mas só até certo ponto: sua qualidade é inferior à do aterro sanitário e costuma apresentar falhas, como a contaminação de lençóis freáticos e consequente contaminação da água.

Incineração

A incineração consiste na queima de resíduos, um processo que é feito em usinas próprias para isso, reduzindo significativamente o volume de lixo e destruindo os organismos causadores de doenças. O material que sobra após a queima pode ser reciclado ou levado a um aterro sanitário. A desvantagem desse procedimento é a poluição do ar causada pelos gases tóxicos, o que só pode ser impedido com filtros especiais (e caros).

Qual a forma mais adequada de Destinacao do lixo?

Aterros sanitários O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.

Quais os benefícios do descarte adequado do lixo?

Saiba benefícios da destinação correta de resíduos.
Diminuição da poluição ambiental. ... .
Diminuição das situações de alagamentos e inundações. ... .
Diminuição dos custos com a limpeza urbana. ... .
Aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Maceió. ... .
Diminuição dos riscos de endemias. ... .
Valorização e aumento do potencial turístico..

Quais são as vantagens do lixão?

Redução da liberação de metano na atmosfera; Conversão dos gases em fontes de energias renováveis; Geração de energia com motores a gás.

Qual a importância da correta destinação do lixo?

O destino do lixo é algo de extrema importância para a saúde humana e preservação do meio ambiente. Com o crescimento populacional no Brasil nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública.