Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica

Qual o fenômeno terrestre é responsável pelo efeito Coriolis?

Isto ocorre porque a força de Coriolis provém da rotação da Terra sobre seu eixo, que produz uma rotação do sistema de referência fixo à Terra. A rotação do nosso sistema de referência é máxima nos pólos e diminui com a latitude, até anular-se no equador.

Como o efeito Coriolis afeta o Brasil?

Pelo efeito da força de Coriolis, os ventos em superfície, que sopravam de norte no Hemisfério Norte irão se transformar agora em ventos de nordeste, enquanto que no Hemisfério Sul, que vinham de sul, irão se transformar em ventos de sudeste.

O que é a força de Coriolis e como ela afeta o clima terrestre?

Devido à forma esférica da Terra, a Força de Coriolis possui um sentido no hemisfério sul e sentido oposto no hemisfério norte, sendo de intensidade nula no Equador. É por causa da força de Coriolis que grandes camadas de ar entram em movimento de rotação originando os ciclones; ciclones que giram no hemisfério sul.

Como o efeito de Coriolis afeta o clima global?

A força de Coriolis é provocada pelo movimento de rotação da Terra. ... A circulação atmosférica global também sofre influência da força de Coriolis. Ela atua na geração dos ventos alísios, próximo ao equador, e em médias e altas latitudes, nas frentes frias e na circulação da brisa marítima.

O que é deflexão de Coriolis?

A rotação do planeta influencia fortemente o movimento dos fluidos de ar e de água, em um efeito chamado de deflexão de Coriolis. ... Isso é causado pela rotação no sentido horário no Hemisfério Sul em relação ao Polo Sul e pela rotação no sentido anti-horário no Hemisfério Norte em relação ao Polo Norte.

Porque a água gira em sentidos diferentes nos hemisférios?

O efeito da força pode ser observado nos sentidos de rotação dos furacões: no hemisfério norte eles giram no sentido anti-horário e no sul, no sentido horário. ... A água entra no ralo girando em sentido horário ou anti-horário por uma série de razões que predominam e abafam a força de Coriolis da rotação da Terra.

Qual o motivo da deflexão da água?

A rotação do planeta influencia fortemente o movimento dos fluidos de ar e de água, em um efeito chamado de deflexão de Coriolis. ... Em outras palavras, as correntes de água e de ar não fluem diretamente na direção dos gradientes de pressão, mas em algum ângulo por causa do efeito de Coriolis.

Porque a água gira ao contrário no hemisfério norte?

Isso porque, existe uma força inercial chamada Efeito Coriolis, que faz com que a água, em algumas situações, gire no sentido horário no hemisfério norte, e no sentido anti-horário no hemisfério sul.

A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir. Ademais, o deslocamento ocorre das áreas de alta pressão para baixa pressão.

A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:

  • Célula Tropical: também chamada de Célula de Hadley. Ela se encontra entre os trópicos. Em altas altitudes, o ar se movimenta em sentido dos polos;
  • Célula das Latitudes Médias: também chamada de Célula de Ferrel. Ela se encontra entre a Linha do Equador e os polos. Em baixas altitudes, o ar se movimenta em sentido dos polos;
  • Célula Polar: o ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos, devido à baixa temperatura, exerce alta pressão.
Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica
Circulação Geral da Atmosfera

O movimento de rotação e de translação é fundamenta para a circulação de ar, pois o vento possui uma trajetória mais curva do que linear (Efeito Coriolis). Além das células citadas, existem os ventos alísios e contra-alísios:

  • Alísios: são os ventos que sopram constantemente dos trópicos para o Equador em baixas altitudes. Os alísios são ventos úmidos que provocam chuvas nas imediações do Equador, onde ocorre o encontro e ascensão desses ventos. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas;
  • Contra-alísios: sopram do Equador para os trópicos em altitudes elevadas. Os contra-alísios são ventos secose os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.
Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica
Dinâmica dos Ventos Alísios e Contra-alísios

A área que recebe os ventos alísios é chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracteriza-se pela baixa pressão e por convergir os alísios na superfície terrestre ao longo da Linha do Equador. No Brasil, ela é responsável pela maior parte da pluviosidade na Região Norte e Nordeste.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode atuar por até 10 dias, sendo responsável por chuva volumosa e prolongada no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Apesar da ZCAS ocorrer em todo verão, sua intensidade pode variar, ou seja, ao invés de chover, o tempo fica apenas nublado.

Além da ZCIT e da ZCAS, que atuam no Brasil, temos a Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS) que atua no Sudeste Asiático, sendo caracterizada pelas elevadas temperaturas. E a Zona de Convergência do Índico Sul (ZCIS), que é uma área de precipitação.

O vento pode se expressar de várias maneiras, seja como uma simples brisa marítima ou um tornado, podendo causar chuva torrencial ou estiagem severa.

  • Tempestade ou temporal: chuva torrencial marcada por raio (descarga elétrica entre a nuvem e a superfície), relâmpago (descarga elétrica visível em forma de luz), trovão (ondas sonoras do relâmpago) e ventos fortes;
  • Tempestade tropical, ciclone, furacão ou tufão: são redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão, podendo durar 1 semana e ter 400 km de diâmetro. Iniciam nas águas quentes litorâneas e podem ir para o continente, provocando chuvas e ventos fortes de 119 km/h ou mais;
  • Diferenças:
    • O furacão é um ciclone tropical originado no Atlântico Norte ou no Centro ou Leste do Pacífico Norte. A escala Saffir-Simpson só pode ser aplicada a ele;
    • Caso o fenômeno aconteça no Pacífico Noroeste, recebe o nome de tufão;

Se ocorrer no Oceano Índico ou no Pacífico Sul, mantém o nome de ciclone tropical.

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica
A escala Saffir-Simpson classifica os furacões de acordo com a velocidade dos ventos
Fonte: CETESB

  • Tornado
  • Caiu no vestibular – circulação do ar
  • Veja também:

Tornado

Origina-se pelo encontro de correntes de ar com temperaturas e direções opostas dentro de uma nuvem, formando um funil. Conforme aumenta a velocidade dessas correntes, pode formar uma coluna giratória que se dirige ao solo.

Os tornados duram menos (cerca de 15 minutos) e são menores (aproximadamente 2 km de diâmetro) que os furacões, mas são mais destrutivos. Quando se forma na água, o tornado é chamado de tromba d’água.

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica
Escala Fujita para Tornados e Ventos Fortes Fonte: Laboratório de Hidrometeorologia – IAG/USP
Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica
Velho e Novo Corredor dos Tornados

Questão UNICAMP 2016

A figura a seguir exibe a imagem de um ciclone.

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica

É correto afirmar que o ciclone em questão:

a) ocorreu no Hemisfério Sul e corresponde a uma área de alta pressão atmosférica.
b) pode ocorrer em qualquer hemisfério, independentemente da pressão atmosférica.
c) ocorreu no Hemisfério Norte, em zonas tropicais e de baixa pressão atmosférica.
d) ocorreu no Hemisfério Sul e corresponde a uma área de baixa pressão atmosférica.

Resolução

  • a) Incorreto. Os ciclones se formam em áreas de baixa pressão.
  • b) Incorreto. Os ciclones se formam em áreas de baixa pressão.
  • c) Incorreto. No Hemisfério Norte, os ventos se deslocam no sentido anti-horário.
  • d) Correto. No Hemisfério Sul, os ventos se deslocam no sentido horário.

Gabarito: d

Questão UNICAMP 2012

Observe o esquema abaixo, que indica a circulação atmosférica sobre a superfície terrestre, e indique a alternativa correta.

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica

a) Os ventos alísios dirigem-se das áreas tropicais para as equatoriais, em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis, associada à movimentação da Terra.
b) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao equador, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério norte e em sentido horário no hemisfério sul.
c) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos trópicos em direção ao equador, movimentando-se em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis.
d) Os ventos contra-alísios dirigem-se da área tropical em direção aos polos, provocando quedas bruscas de temperatura e eventualmente queda de neve, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério sul e em sentido horário no hemisfério norte.

Resolução

  • a) Correto. Os ventos alísios se originam nos trópicos e vão até a Linha do Equador.
  • b) Incorreto. Em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul.
  • c) Incorreto. Os ventos contra-alísios dirigem-se do Equador em direção aos trópicos.
  • d) Incorreto. Os ventos contra-alísios dirigem-se do Equador em direção aos trópicos.

Gabarito: a

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido essa aula sobre a Circulação do Ar. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

Qual é a influência da força de Coriolis sobre a circulação atmosférica

Veja também:

  • Troposfera: tudo sobre essa camada
  • Fenômenos Climáticos
  • Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas 
  • Climatologia no Enem: o que é e tópicos 
  • Clima Equatorial: principais características 
  • Climas do Brasil: quais são, tipos e características

Amante de histórias e caçadora de belezas escondidas. Jornalista de profissão e coração. Desenhista e escritora de ficção nas horas vagas. Acredito no potencial transformador de todo trabalho feito com dedicação.

Como o efeito Coriolis influência no clima?

O desenvolvimento de padrões de tempo e clima são exemplos do impacto do efeito Coriolis. O ar quente sobe perto do Equador, por exemplo, ele ascende e flui em direção aos pólos. No Hemisfério Norte, essas correntes de ar quente são desviadas para a direita (leste) à medida que se movem para o norte.

Qual o efeito de Coriolis?

O efeito Coriolis ou Pseudoforça de Coriolis é uma força inercial que age sobre corpos que estão em movimento em um referencial não inercial que, em relação a um referencial inercial, possuí movimento de rotação.

Como a força de Coriolis modifica o movimento do ar?

Força de Coriolis: desvia os ventos para a direita de sua direção de movimento não Hemisfério Norte, e para a esquerda no Hemisfério Sul. Força de Atrito: desacelera os ventos próximos à superfície.

Qual a importância do efeito de Coriolis na circulação oceânica?

Como os ventos tendem a se deslocar circularmente por causa das força de Coriolis, que deflete seu movimento original, ao soprarem na superfície oceânica ocasionam um acúmulo de água na proção central dos grandes cinturões de vento em latitudes médias de cada hemisfério.