Qual a posição que o ser humano ocupa na cadeia alimentar?

Também chamada de cadeia trófica, é a seqüência de seres vivos na qual um é alimento do outro de acordo com a ordem hierárquica.

Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.

Os organismos que possuem a mesma alimentação formam um nível trófico diferente, onde o primeiro nível classifica os produtores, o segundo nível classifica os animais herbívoros, o terceiro nível classifica os animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros, o quarto nível classifica os animais carnívoros que se alimentam de outros animais carnívoros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há ainda, organismos que participam de várias cadeias alimentares ocupando assim, vários níveis tróficos.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

A cadeia alimentar é a representação das relações alimentares entre os organismos de um ecossistema. Ela é formada por uma sequência linear de diferentes organismos que servem de alimento uns para os outros. Nas teias alimentares, observamos várias cadeias alimentares interligadas, o que representa melhor as relações de alimentação nos ecossistemas.

Leia também: Como funciona a alimentação dos animais?

Resumo sobre cadeia alimentar

  • Cadeia alimentar é uma sequência linear que mostra as relações de alimentação entre os seres vivos.

  • As cadeias alimentares são compostas por produtores, consumidores e decompositores.

  • Produtores são organismos que produzem seu próprio alimento e ocupam o primeiro nível trófico em uma cadeia alimentar.

  • Consumidores conseguem as moléculas orgânicas de que necessitam se alimentando de outros seres vivos.

  • Decompositores degradam a matéria orgânica morta e resíduos. Esse grupo nem sempre é representado nas cadeias alimentares.

  • Teias alimentares são várias cadeias alimentares conectadas.

O que é cadeia alimentar?

A cadeia alimentar é a representação das interações alimentares existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Quando analisamos uma cadeia alimentar, podemos observar a sequência linear em que os seres vivos servem de alimento para outro.

Componentes da cadeia alimentar

As cadeias alimentares são compostas por produtores, consumidores e decompositores.

→ Produtores

    Organismos produtores são osaqueles capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, os organismos autotróficos. A maioria dos organismos produtores realiza o processo de fotossíntese. Na fotossíntese, os organismos utilizam água e gás carbônico na presença de energia luminosa para produzir seu alimento. Algas, cianobactérias e plantas são organismos que realizam esse processo.

    → Consumidores

      Os organismos consumidores são seres vivos heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu próprio alimento. Os consumidores, de forma distinta dos produtores, devem, obrigatoriamente, se alimentar de outros seres vivos ou de parte deles. Esse é o caso, por exemplo, de uma zebra, que precisa se alimentar de vegetais. Outro exemplo é o leão, que precisa se alimentar de outro animal, como a zebra.

      Denominam-se consumidores primários aqueles que se alimentam de produtores, como a zebra. Os organismos que se alimentam dos consumidores primários recebem a denominação de consumidores secundários, enquanto aqueles que se alimentam dos consumidores secundários são chamados de consumidores terciários e assim por diante.

      → Decompositores

        Os organismos decompositores são aqueles quedegradam a matéria orgânica. Ao degradar a matéria orgânica, esses organismos liberam nutrientes que podem ser reutilizados, atuando, portanto, na ciclagem de nutrientes. Como exemplos de organismos decompositores podemos citar fungos e bactérias. Vale salientar que os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.

        Níveis tróficos

        Cada posição que um organismo ocupa em uma cadeia alimentar é um nível trófico. Em cada nível trófico há, portanto, organismos que apresentam um mesmo tipo de nutrição. Assim sendo, os produtores de uma cadeia alimentar ocupam o mesmo nível trófico, os consumidores ocupam outro nível e os decompositores, outro.

        • O primeiro nível trófico é sempre ocupado pelos produtores.

        • O segundo nível trófico é ocupado pelos consumidores primários.

        • O terceiro nível trófico é ocupado pelos consumidores secundários e assim sucessivamente.

        Exemplo de cadeia alimentar

        Qual a posição que o ser humano ocupa na cadeia alimentar?
        Observe o exemplo de cadeia alimentar acima e acompanhe a explicação a seguir.

        A cadeia alimentar representada acima nos mostra as relações de alimentação existentes entre alguns seres vivos, sendo possível perceber que um ser vivo serve de alimento para outro em uma sequência linear. Entre um organismo e outro, observamos a presença de uma seta. A seta pode ser lida como “serve de alimento para”.

        Na cadeia alimentar ilustrada, há cinco níveis tróficos. O primeiro nível trófico é representado pelos produtores, que no caso da cadeia em questão são vegetais. O segundo nível trófico é representado pelo consumidor primário (gafanhoto), o qual se alimenta do produtor. O sapo representa o terceiro nível trófico e trata-se de um consumidor secundário, uma vez que se alimentou do gafanhoto.

        A serpente se alimenta do sapo, ocupando, desse modo, o quarto nível trófico e a posição de consumidor terciário. Por fim, a ave se alimenta da serpente e ocupa o quinto nível trófico, o dos consumidores quartenários.

        É importante salientar que decompositores não estão representados nessa cadeia. Entretanto, como dito anteriormente, eles atuam em todos os níveis, garantindo a decomposição da matéria orgânica.

        Veja também: Qual é a importância da decomposição?

        Diferença entre cadeia e teia alimentar

        Quando analisamos uma cadeia alimentar, observamos uma sequência linear das relações de alimentação entre os seres vivos, de modo que um organismo serve de alimento para apenas um outro ser vivo.

        Nos ecossistemas, no entanto, não é isso o que ocorre, sendo possível observar diversas cadeias alimentares conectadas entre si, formando uma verdadeira rede. As cadeias alimentares conectadas formam o que conhecemos como teia alimentar.

        Qual a posição que o ser humano ocupa na cadeia alimentar?
        As teias alimentares mostram diferentes cadeias alimentares se interligando.

        A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação em um ecossistema do que a cadeia alimentar, uma vez que um único organismo pode se alimentar de diferentes organismos. É importante salientar que devido a essa característica, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos, a depender da cadeia que está sendo analisada.

        Que posição o ser humano fica na cadeia alimentar?

        Paris - O Homem é tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar.

        Qual é o nível trófico que o Homem ocupa em cada cadeia?

        Se o homem alimentou-se de organismos produtores, ele é considerado um consumidor primário. Ao alimentar-se do homem, o tigre passa a ser um consumidor secundário. O abutre, ao alimentar-se do tigre, é considerado um consumidor terciário.

        Em que posição o ser humano fica?

        Resposta verificada por especialistas. A posição que o ser humano fica, de maneira normal, em relação aos outros animais é no topo da cadeia alimentar com uma determinação diferenciada da sua dinâmica de funcionamento.

        Porque o ser humano não está no topo da cadeia alimentar?

        A verdade é que não estamos no topo de uma cadeia que há muito tempo já não estamos mais inseridos. A crença de que temos o direito de comer outros animais não partiu de algo natural, e sim de algo estabelecido pelos próprios seres humanos.