Qual dos gases abaixo não e considerado como um dos gases do efeito estufa?

Entenda rapidamente as divergências entre ambos

Publicado em maio de 2022

Embora muitas vezes as fontes emissoras sejam as mesmas, gases de efeito estufa (GEE) são diferentes de poluentes atmosféricos. Os gases de efeito estufa são os causadores do aquecimento global. Já os gases (e materiais particulados) poluentes são tóxicos e, portanto, diretamente responsáveis por danos à saúde humana e ambiental.

Os GEE contribuem para a manutenção da Terra em temperaturas habitáveis, pois possibilitam que se mantenha no planeta parcela importante da energia proveniente dos raios solares que aqui incidem. Mas, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), as atividades humanas estão emitindo GEE em demasia, desequilibrando essa quantidade de energia mantida no planeta, o que causa mudanças climáticas e seus eventos extremos como chuvas em excesso.

Os principais GEE emitidos por atividades humanas são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), mas também existem outros como os hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6). O dióxido de carbono (CO2) é emitido, por exemplo, pela queima de combustíveis ou pelo desmatamento. Já mais da metade das emissões brasileiras de metano (CH4) são decorrentes do arroto de bois e vacas, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). 

Vale lembrar que uma tonelada de metano possui potencial de aquecimento do planeta 28 vezes maior do que uma tonelada de dióxido de carbono. Já uma tonelada de óxido nitroso (N2O) é 265 mais “aquecedora” que a mesma quantidade de CO2. Por isso, usa-se o termo dióxido de carbono equivalente (CO2e) para quantificar em uma medida única as emissões de diferentes gases de efeito estufa. 

Já os gases e partículas poluentes são aqueles que, ao serem respirados, causam mal diretamente para nossa saúde, além de outros problemas ambientais. Atualmente, sete poluentes atmosféricos são regulados no Brasil: partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), fumaça, dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3). Alguns desses poluentes também podem ter efeitos climáticos, sendo considerados gases de efeito estufa indiretos, como o CO, o NO2 e o O3.

Nas grandes cidades brasileiras, a maior parte desses poluentes é emitida devido ao uso de combustíveis pelos transportes. Cidades onde há predomínio do transporte individual motorizado, por exemplo, costumam emitir mais poluentes atmosféricos do que cidades equivalentes que priorizam a mobilidade coletiva. Isso porque, por passageiro transportado, um ônibus emite menos do que um automóvel. Os poluentes também podem ser emitidos pelas queimadas, como as que têm ocorrido na Amazônia, ou pelas indústrias e usinas termelétricas.

Por fim, vale ressaltar que os poluentes permanecem menos tempo na atmosfera do que os gases de efeito estufa, uma vez que podem ser dissipados após chuvas ou reagindo quimicamente na atmosfera.

Qual dos gases abaixo não e considerado como um dos gases do efeito estufa?

Os gases de estufa são os constituintes gasosos da atmosfera, de origem natural, que absorvem e emitem radiação a comprimentos de onda específicos do espectro da radiação emitida pela superfície da Terra, a própria atmosfera, e por nuvens.

Esta propriedade faz com que estes gases tenham um efeito estufa. O vapor d'água (H2O), Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Metano (CH4) e Ozônio (O3) são gases de efeito estufa primários na atmosfera da Terra.

No entanto, estes gases também podem ser lançados na atmosfera por meio de atividades humanas. Há ainda gases de efeito estufa lançados na atmosfera exclusivamente pelo homem, tal como os hidrofluorcanatos (HFC).

Gases poluentes são gases cuja concentração das substâncias tem o poder de acarretar mal à saúde humana e a natureza. Os principais gases poluentes são: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e aldeído (RCHO).

A confusão entre os dois vem do fato de que, com frequência, as fontes de emissões para um e outro são as mesmas. Por exemplo, um carro emite gás de efeito estufa e gás poluente.

Porém, as consequências causadas e as soluções para cada um podem ser muito diferentes.

Embora sejam gases diferentes, os gases de efeito estufa e os gases poluentes possuem fontes de emissão comuns e forte interação entre si, quando na atmosfera. Uma estratégia visando a redução do uso de combustíveis fósseis, é capaz de diminuir emissões de ambos gases, gerando benefícios.

Já parou para pensar quais gases poluentes e gases de efeito estufa a sua atividade está emitindo? É importante caracterizar e controlas esses gases, conforme os limites máximos de emissão permitidos pela legislação ambiental.

Quer saber mais sobre gestão ambiental e sustentabilidade? Clique AQUI e fale com a nossa consultoria ambiental.

Quais são os gases de efeito estufa?

Quais são os principais gases de efeito de estufa? O dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os principais GEEs. O CO2 perdura na atmosfera por até mil anos, o metano por cerca de uma década e o óxido nitroso por aproximadamente 120 anos.

Qual composto abaixo é um dos gases do efeito estufa?

Os principais gases do efeito estufa são o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso.

Quais são os gases que formam o efeito estufa Brainly?

Os principais gases responsáveis pelo Efeito Estufa são:.
Dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico. Ex: Combustíveis fósseis, desmatamento..
Metano (CH4). ... .
Óxido nitroso (N2O) ou protóxido de nitrogênio e também conhecido como gás hilariante. ... .
Clorofluorcarbonos, Clorofluorocarboneto ou (CFCs). ... .
Ozônio (O3)..

Quais são os gases?

Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.