Qual é a artéria mais utilizada na verificação da frequência cardíaca?

A frequência cardíaca é representada pelo número de vezes que o coração bate por minuto, seria um indicador do trabalho cardíaco. É controlada pelo nódulo sinoatrial (SA) também conhecido como o marca-passo natural do coração.

O valor de referência da frequência cardíaca pode variar com a idade do paciente. Sendo assim, em um adulto sedentário o valor normal é de 70 a 80 batimentos por minuto, em atletas a frequência cardíaca é de 50 batimentos por minuto. Em crianças de 2 a 6 anos é de 100 a 110 batimentos por minuto, crianças acima de 8 anos até adolescência é de 80 a 100 batimentos por minuto. Em recém-nascidos até 23 meses é de 120 a 140 batimentos por minutos.

Como mensurar a frequência cardíaca?

A frequência cardíaca em geral é mensurada por palpação manual da artéria radial, um pouco acima do punho, por um período de um minuto. Pode também ser mensurada pelo pulso carotídeo, este é mais utilizado quando não se é possível sentir o pulso radial, ou em casos de parada cardiorrespiratória, onde somente o pulso carotídeo é aferido.

Ao se examinar o pulso, é importante além da frequência e ritmo, estar atento a forma de onda do pulso e a característica do próprio vaso.

Cuidados de Enfermagem

A verificação do pulso deve ser realizada apenas pelo dedo indicador e médio, não encostando o seu polegar no braço do paciente, pois o polegar é o único dedo que possui pulso, e isso pode interferir na contagem da frequência de pulso do paciente.

Também não se deve apertar demais o braço do paciente, esta ação pode causar o garroteamento da artéria radial e ulnar, diminuindo o fluxo sanguíneo no local e permitindo a contagem errônea.

Em casos de PCR, ou instabilidade do quadro do paciente o pulso de escolha para verificação da frequência é o pulso carotídeo.

Deve-se estar atenta a pacientes com irregularidade vascular, pois o pulso será diminuído e pode confundir a contagem da frequência de pulso.

Em pacientes com arritmia a verificação da frequências cardíaca deve ser realizada através da ausculta cardíaca por um minuto, uma vez que, algumas arritmias produzem valor de pulso irregular e consequentemente a mensuração da frequência cárdica pelo pulso pode gerar um valor errôneo.

Ao encontrar valores alterados deve-se comunicar imediatamente ao médico e/ou a enfermeira, prevenindo possíveis complicações

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Enfermagem em Cardiologia e Enfermagem em Cardiologia e Eletrocardiograma, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Conceito: PULSO é a expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo.

Localização e palpação do pulso radial

Pulso radial: 

  • Localizado medialmente ao processo estilóide do rádio;
  • Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio
  • Polegar se fixa ao dorso do punho
  • Antebraço apoiado e em supinação 

                                                                            

Qual é a artéria mais utilizada na verificação da frequência cardíaca?

• Procedimento para verificação da frequência de pulso:

1. Lavar as mãos

2. Orientar o paciente quanto ao procedimento

3. Colocar o paciente em posição confortável, sentado ou deitado, porém sempre com o braço apoiado

4.Identificar e palpar o pulso radial

5. Observar:

- Estado da parede da artéria (lisa, endurecida, tortuosa);

- Ritmo (regular, irregular);

- Amplitude ou Magnitude (ampla, mediana, pequena);

- Tensão ou dureza (mole, duro);

- Tipos de onda (normal, paradoxal, filiforme);

6. Comparar com o lado homólogo (igualdade, desigualdade).

7. Contar o número de pulsações durante 1 minuto inteiro

8. Anotar

9. Lavar as mãos ao término

Descrição do exame normal: pulsos palpáveis, simétricos e sem anormalidades. FP = ... ppm (pulsações por minuto).

Acima de 100 ppm = taquisfigmia
- Abaixo de 60 ppm = bradisfigmia

1. LÓPEZ, Mario; LAURENTYS-MEDEIROS, José de. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clínico . 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 1233 p. 
2. PORTO, Celmo Celeno. Exame clínico: bases para a prática médica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Quais são as artérias mais utilizadas para verificação de frequência cardíaca?

As artérias em que com frequência são verificados os pulsos: artéria radial, carótidas, facial, braquial, femorais, pediosas, temporal, poplítea e tibial posterior. Nessas artérias pode ser avaliado: o estado da parede arterial, a frequência, o ritmo, a amplitude, a tensão e a comparação com a artéria contralateral.

É artéria comumente utilizada para aferição do pulso do paciente?

para aferir o pulso periférico, a artéria comumente utilizada é a radial.

Quais as artérias mais utilizadas?

Normalmente medimos a pressão através da artéria braquial nos braços. Quando usamos aqueles aparelhos de pulso, usamos a artéria radial. Algumas vezes usamos as artérias da perna, como a tibial anterior em pacientes muito obesos e para aqueles que fazem diálise ou quem já fez esvaziamento linfático por câncer.

Como se chama a artéria do pulso?

Artéria radial
Nome em Latim
A. Radialis
Gray's
subject # 592
Origem
artéria braquial
Veia
veia radial
Artéria radial – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Artéria_radialnull