Qual é a diferença entre capitalismo socialismo e comunismo?

Qual é a diferença entre capitalismo socialismo e comunismo?

Capitalismo, socialismo e comunismo são diferentes sistemas político-econômicos. Durante a guerra fria, Capitalismo e Socialismo dividiram o mundo, cada um representado por uma grande potência, os EUA, do lado capitalista, e a União Soviética, no lado socialista. Isto acentuou ainda mais as diferenças entre os dois países.

O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.

O comunismo é uma fase avançada do socialismo. Diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.

Atualmente, o grupo dos países socialistas são vistos como mais fechados. Obviamente, por adotarem outro sistema (como Cuba, por exemplo), tais nações tendem a se interligarem mais entre si. O bloco dos países capitalistas hoje são intensa maioria. São comuns a existência de blocos econômicos que ajudam as nações incluídas a um maior crescimento.

Fernando Soares de Jesus

Meu nome é Fernando Soares de Jesus, natural de Imbituba/SC, geógrafo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando na área de Desenvolvimento Regional e Urbano na mesma instituição. Criei este blog ainda no Ensino Médio, em meados de 2013, com o objetivo de compartilhar e democratizar o conhecimento geográfico, desde o campo físico até o campo humano, permitindo seu acesso de maneira clara e descomplicada.

Capitalismo e Socialismo foram dois sistemas econômicos que disputaram a hegemonia no mundo ao longo do século XX.

Neste texto, vamos focar principalmente nas diferenças entre os dois sistemas.

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico baseado nas trocas de bem por dinheiro e onde as algumas pessoas são donas das propriedades e dos meios de produção.

É difícil precisar a origem no tempo e no espaço do capitalismo, pois este foi se desenvolvendo ao longo de séculos.

No entanto, observamos sua gênese no século XVI quando a Europa Ocidental passava do Feudalismo para o Mercantilismo e a valorizar o dinheiro como principal meio de troca por serviços e produtos.

Socialismo

O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia.

Desta maneira, um grupo de intelectuais de diversas nacionalidades como Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels, Saint-Simon, Robert Owen, idealizaram uma sociedade diferente da capitalista. Ali, a propriedade e os meios de produção estariam nas mãos do Estado ou pertenceria à coletividade.

Alguns países tentaram implementar o socialismo como sistema econômico e coletivizaram os meios de produção como Cuba, a União Soviética, China e Vietnã, após a Guerra do Vietnã. .

Abaixo listamos as principais divergências entre esses dois sistemas econômicos:

Capitalismo

Socialismo

Os meios de produção pertencem aos investidores e capitalistas.

Os meios de produção pertencem ao Estado.

A produção visa ao lucro.

A produção visa à satisfação das necessidades básicas da comunidade.

Há concorrência e pressão para que se trabalhe sempre mais.

A concorrência e a pressão para aumentar a produção são para mostrar que os países socialistas são eficientes.

Existem classes sociais.

As classes sociais são reduzidas até desaparecer.

Há liberdade de religiosa.

A religião é vista como um instrumento a mais do capitalismo e, muitas vezes, os praticantes são perseguidos.

O mercado dita as prioridades econômicas da sociedade.

O Estado planifica a economia em ciclos.

O motor que move a sociedade é a acumulação de bens.

O grande estímulo social seria a garantia de felicidade com o mínimo para sobreviver para todos, sem que nada falte.

O livre-arbítrio e o individualismo consistem o pilar político. Desta maneira, o indivíduo participa das decisões políticas.

O indivíduo deve levar em conta as necessidades da coletividade antes de tomar uma decisão como a escolha da profissão, por exemplo.

Não deixe de ver esses textos:

  • Modo de produção capitalista
  • Socialismo Científico
  • Economia de Mercado
  • Nova Ordem Mundial
  • Questões sobre capitalismo

Qual é a diferença entre capitalismo socialismo e comunismo?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual a diferença entre o capitalismo o socialismo e o comunismo?

No socialismo podem existir resquícios de propriedade privada, enquanto no comunismo a propriedade privada é extinta e todos os bens são coletivos. O socialismo permite que alguns traços do capitalismo existam no meio de si, enquanto o comunismo, como fase posterior, é uma nova forma de organização da sociedade.

Qual é a diferença entre o capitalismo e socialismo?

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada.

Qual é a diferença entre o comunismo e socialismo?

Diferenças entre comunismo e socialismo O comunismo prevê o total desaparecimento do governo. O socialismo não prevê o fim do governo. A produção é distribuída de acordo com as necessidades de cada um. A produção é distribuída de acordo com a contribuição de cada um.

Qual país é socialista?

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.