Qual é a diferença entre cavaquinho e ukulele

Qual é a diferença entre cavaquinho e ukulele

Quer aprender a tocar cavaquinho ou ukulele? Então, entenda a diferença entre eles!

Mesmo que você seja um leigo em termos musicais, possivelmente, já viu ou ouviu um músico tocando um instrumento que se assemelha a um violão em miniatura, embora produza sons bem diferentes do violão.

Se a performance à qual você teve a oportunidade de assistir foi uma roda de samba ou a execução de uma música havaiana, tudo indica que você viu um cavaquinho ou um ukulele. Mas como identificar um ou outro? Afinal, qual a diferença entre cavaquinho e ukulele?

Estrutura dos instrumentos

A primeira diferença está nos formatos e nos materiais que compõem cada um dos instrumentos, embora ambos sejam feitos de madeira. O cavaquinho, por exemplo, tem o braço maior e uma distância menor entre as cordas. Como as cordas são feitas de aço, geralmente, os cavaquinhos são tocados com auxílio de uma palheta e produzem sons mais estridentes.

Já o ukulele é encontrado em quatro tamanhos diferentes (soprano, tenor, barítono e concert) e tem o braço proporcionalmente menor. As cordas são mais afastadas entre si e feitas de nylon, o que produz um som mais aveludado.

Onde surgiram o cavaquinho e o ukulele?

Os dois instrumentos têm origem portuguesa, porém, suas histórias são bem diferentes. O cavaquinho surgiu na cidade de Minho, no norte de Portugal, onde é tradicionalmente usado para tocar o fado, um ritmo muito popular e característico do país.

Já a história do ukulele é um pouco mais curiosa. Acredita-se que ele tenha sido criado na Ilha de Madeira, que pertence a Portugal. Mas o instrumento começou a ganhar popularidade ao chegar ao Havaí a bordo de um navio madeirense. Conta-se que lá um líder local ficou encantado com o som e batizou o instrumento como ukulele que, em seu dialeto, significa “pulga saltitante”.

Estilos musicais diferentes

A mais notável diferença entre cavaquinho e ukulele está nos estilos musicais de cada um.

No Brasil, você vai encontrar o cavaquinho principalmente nas rodas de samba e pagode, de modo que ele ganhou um “jeitinho brasileiro” na forma de ser tocado. Os cavaquinhos também estão presentes no choro – esse, sim, um estilo musical genuinamente brasileiro.

Embora esteja fortemente associado à música havaiana, o ukulele não se limita a esse estilo musical. Suas notas também estão presentes em ritmos como reggae, pop, indie e até jazz. A versatilidade do instrumento varia de acordo com as preferências e as necessidades do músico.

Como escolher entre os dois instrumentos?

Agora que você já sabe a diferença entre cavaquinho e ukulele, que tal aprender a tocar um deles? Ou, quem sabe, os dois? Aprender um instrumento e estudar música de forma geral traz diversos benefícios para a sua qualidade de vida.

Na dúvida, agende sua aula experimental e conheça mais profundamente cada instrumento antes de se decidir.

Dê o próximo passo – fale conosco.

Qual a diferença entre cavaquinho e ukulele?

Mais Diferenças Enquanto o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas! O Ukulele também é feito geralmente em koa, madeira bem típica do Hawaii, e isso que dá um timbre diferente no instrumento, viu?

Qual e maior cavaquinho ou ukulele?

Pela sua própria história de fabricação, o ukulele ganhou diversos tamanhos e formas. Os mais conhecidos são: o soprano, o concert, o tenor e o barítono, que apresentam diferenças no bojo e na sua proporção com o braço. Já o cavaquinho apresenta um tamanho padrão, o mesmo do ukulele tenor, que é de 43 cm.

Onde e usado o ukulele?

Além de ser utilizado na música tradicional havaiana, o ukulele foi bastante utilizado na música popular norte-americana.

O que e mais fácil violão ou ukulele?

A vantagem é que ele é mais simples de aprender que um violão. Finalmente, os sons do ukulele parecem exóticos comparados aos sons dos violões.