Qual e a diferença entre sociedade da informação e sociedade do conhecimento?

O seu baixo custo tem permitido o acesso, cada vez mais generalizado, das pessoas à informação, ao conhecimento. A influência das TIC está a transformar significativamente as economias e a sociedade em geral, mas as tecnologias por si só não produzem novas ideias, pois isso depende essencialmente das pessoas.

Numa sociedade baseada no conhecimento torna-se fundamental investir em intangíveis, em capital humano e social como base do conhecimento, da criatividade e da inovação. Estima-se que nas economias mais desenvolvidas que o crescimento económico se deve, em grande parte, ao novo e melhor conhecimento, tornando assim a sua prosperidade fortemente dependente de políticas que permitam gerar conhecimento de forma sustentada. Foi neste contexto que o Conselho Europeu de Lisboa, em Março de 2000, definiu como objectivo estratégico para a Europa, tornar-se em 2010 a mais dinâmica e competitiva Sociedade do Conhecimento do mundo, com crescimento económico sustentado e com melhor emprego e maior coesão social.

Se muitos progressos foram já feitos, muitos há ainda para fazer se quisermos cumprir tal objectivo, ainda que num horizonte temporal mais alargado. Se existe um conjunto de reformas estruturais importantes a fazer, existe também uma mudança de paradigma, ou cultural se quisermos, que é fundamental realizar: investir no conhecimento e com uma estratégia de médio/longo prazo. É um caminho que qualquer Nação pode percorrer e as mais audazes vão com certeza prosperar entre os seus competidores e num mundo cada vez mais global. É uma lógica que parece óbvia, mas que amaioria dos governos teima em não adoptar, revelando enormes dificuldades em romper com a utilização de métodos antigos para tentar construir sociedades modernas.

Ter acesso à informação não chega, pois até há muita a circular, mas é preciso ter acesso à informação de qualidade e saber usá-la em benefício próprio e de forma consequente e produtiva. Isto requer recursos humanos qualificados e com o «vício» de aprender ao longo da vida: conhecimento produz mais conhecimento.

Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. Após o "boom" das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.

Na década de 1990, os debates se aprofundam e surge o termo "sociedade do conhecimento" como uma alternativa ao termo "sociedade da informação". De toda forma, os tomadores de decisões em todo o mundo notaram que a informação estava desempenhando um papel cada vez mais central na vida social, cultural e política.

Tendo como objetivo promover a inovação tecnológica, a sociedade da informação visa tornar os processos de comunicação mais ágeis e eficientes para auxiliar no desenvolvimento das organizações e instituições de ensino unindo pesquisa e informação.

A informação assume atualmente uma importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, onde a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades.

A sociedade da informação traz consigo certos benefícios culturais, sociais, econômicos e, acima de tudo, liberdade de expressão e comunicação.

Surgida no contexto da pós-modernidade, a sociedade da informação é essencialmente informática e comunicacional, constituída principalmente pelos avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. Adquirir, armazenar, processar e disseminar informações são as metas básicas do novo sistema.

Os principais desafios à compreensão e à ação social e política apresentados pela chamada "sociedade da informação" dizem respeito a novas instabilidades e incertezas. Essas instabilidades criam, por um lado, insegurança ocupacional, econômica, financeira, política e social.

A internet democratizou a informação fazendo com que a sociedade se informe e participe das questões ambientais. A interação entre a sociedade e a tecnologia resulta em sites, como o da Avaaz, onde é possível observar a relação entre a sociedade e a tecnologia visando, assim, à proteção ambiental e a sustentabilidade.

É comum o conceito de sociedade do conhecimento ser confundido com o conceito de sociedade de informação, porém a diferença é grande, porque não podemos dizer que informação seja conhecimento. Uma informação deve ser analisada, compreendida e depois validada ou pelo menos aceita como hipótese.

O termo 'informação' é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja. Dados significa fatos e números brutos relativos a pessoas, lugares ou qualquer outra coisa, que é expressa na forma de números, letras ou símbolos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, ideias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de conhecer algo com conhecimento através da compreensão de conceitos, estudo e experiência.

Informação significa dados processados ​​sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência.

A informação serve para divulgação/compartilhamento e assimilação de conhecimentos, emoções e intensões. A capacidade de processar informações e transmiti-la entre os seus semelhantes é o que distingue o homem dos outros seres habitantes da Terra.

É extremamente importante ao gestor ter as informações necessárias sobre o que necessita decidir, diminuindo dessa forma a possibilidade de erros, e consequentemente, deixando a organização bastante competitiva. A informação na quantidade adequada reduz as incertezas geradas durante o processo decisório.

A informação é responsável por diversas coisas na sociedade como religião, cultura, ciência, política, economia e muitos outros. A informação é uma das maiores formas de obtenção de conhecimento, através de dados e a tecnologia. Por conta dela, temos mais facilidade de aprendizado e tempo disponível.

É desejável promover a sociedade da informação porque o novo paradigma oferece a perspectiva de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da diversidade e deslocando o eixo da atividade econômica em direção mais condizente com o respeito ao meio ambiente.

Referências bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? In: Revista Educação, Sociedade e Culturas, n.º 23, 2005. p.43-57. Acesso em:. Acesso em: 14 mar 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34,1999.

TAKAHASHI, T. (org.). Livro verde da Sociedade da Informação no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia,2000. 

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Qual e a diferença entre sociedade da informação e sociedade do conhecimento?

O conceito de “sociedade da informação”, a meu ver, está relacionado à idéia da “inovação tecnológica”, enquanto o conceito de “sociedades do conhecimento” inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento.

O que e a sociedade da informação e do conhecimento?

A expressão Sociedade da Informação e do Conhecimento é utilizada para caracterizar o novo padrão de acumulação capitalista que assume maior relevância e significado a partir dos anos 90.

Quais as características da sociedade da informação e do conhecimento?

A nova estrutura, decorrente da “sociedade da informação” apresenta outras características, sendo as principais: o uso das tecnologias de informação e comunicação como as grandes mediadoras das relações sociais e a possibilidade de adquirir e produzir conhecimento.

O que e a sociedade do conhecimento?

A sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação, é o tema do relatório lançado em novembro pela Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.