Qual é a finalidade do planejamento integrado de recursos energéticos?

A EPE tem como competência elaborar estudos e análises que nortearão as escolhas do Estado com vistas à promoção da prestação eficiente do serviço público e do desenvolvimento eficaz de todo o setor de energia, para melhor atender o bem-estar social, o interesse coletivo e o desenvolvimento sustentável.

A partir das definições das diretrizes de política energética, se desenvolvem os estudos e as pesquisas que irão efetivamente nortear o desenvolvimento do setor energético. Esse conjunto de estudos e pesquisas, quando sistematizados e continuados, constitui o ciclo de planejamento energético integrado e produzem instrumentos importantes para ações e monitoramento, como os planos decenais, planos de longo prazo, boletins e resenhas periódicas, análises de conjuntura e estudos específicos.

Os resultados desses estudos e pesquisas são utilizados diretamente no outro grupamento de análises, com ênfase na formulação e na avaliação de alternativas para atendimento dos serviços energéticos do país, em especial, no elenco de projetos e na elaboração de um plano de ação comercial – por exemplo, através dos leilões de geração e transmissão de energia elétrica- para a viabilização da expansão da oferta de energia, conforme as diretrizes, princípios e metas definidos, em geral, pela União através dos órgãos competentes, como o Conselho Nacional de Política Energética e o Ministério de Minas e Energia.

Os estudos e pesquisas associados às etapas de planejamento energético podem ser divididos, para fins didáticos, em metodologias e estudos de planejamento.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 


Últimas Notícias da área de atuação

Leilão de transmissão nº 2/2022 é realizado com sucesso

16/12/2022 - Foi realizado hoje, dia 16 de dezembro de 2022, na Bolsa de Valores de São Paulo, o Leilão de Transmissão nº 2/2022. O certame contou com 6 lotes, em 8 estados do Brasil e investimentos estimados em R$3,3 bilhões. O leilão teve todos os lotes arrematados, dando sequência à série de leilões com 100% de sucesso desde 2017.

Últimas publicações da área de atuação

Elétrico PIRse entre 2000 e 2003. Neles buscou-se analisar de forma objetiva problemas de natureza diversa, como questões ambientais, demandas sociais, barreiras econômicas e fatores políticos, levando-os a um denominador comum e integrando-os em busca das melhores respostas para o fornecimento de Energia a todos os setores da sociedade. Para isso utilizaram-se e aprimoraram-se ferramentas como a Avaliação de Custos Completos, Criação de Cenários, Sistemas de Informações Geo-referenciadas e outras, assim como métodos de integração dessas ferramentas. A maior parte desses estudos foi realizada em parceria com prefeituras da região do Médio Paranapanema, localizada no Estado de São Paulo, resultando em sugestões para alterações nas políticas públicas adotadas pela região. 1. INTRODUÇÃO O Planejamento Integrado de Recursos PIR é uma abordagem voltada para possibilitar que o planejamento energético atendesse aos interesses dos atores envolvidos e as necessidades da sociedade como um...

Qual é a finalidade do planejamento integrado de recursos energéticos?

Qual é a finalidade do planejamento integrado de recursos energéticos?

Já estão disponíveis para download gratuito o primeiro e o segundo capítulo da nova edição do livro “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces”.  A publicação foi escrita pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, autor deste blog e diretor da IEI Brasil, e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.

A nova edição, que contém atualização de termos, conceitos e bibliografias, será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento. No total serão quatro capítulos que serão consolidados em um livro digital.

O objetivo é que estudantes, pesquisadores e demais interessados na área já tenham acesso ao conteúdo, composto também por apêndices, exercícios práticos e suas respostas. O livro tem sido revisado por estudantes e colaboradores do professor Gilberto Jannuzzi. Faça o download e saiba mais sobre a edição clicando aqui. 

Para que serve o planejamento energético?

Podemos entender ainda como “prever, antecipar ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar”. Ou seja, o planejamento energético deve considerar as necessidades futuras de energia e como o país poderá atendê-las (relembre o conceito de energia em O que é energia).

Qual é o objetivo do planejamento do setor energético no Brasil?

Planejar estrategicamente o setor energético nacional é condição essencial para que o país possa posicionar-se de maneira competitiva no contexto econômico internacional e, ao mesmo tempo, atender as enormes necessidades sociais e ambientais inerentes a uma nação emergente e continental como o Brasil.

O que significa dizer planejamento Integrado de Recursos?

O planejamento integrado de recursos compreende é um processo de planejamento direcionado a otimização da disposição de recursos, que considera aspectos como o uso racional de insumos energéticos, a determinação da capacidade de conservação, custos e benefícios, entre outros aspectos.

Qual a importância dos recursos energéticos na sociedade?

São considerados inesgotáveis à escala humana, ajudam a reduzir as emissões de CO2, reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis e conduzem à investigação tecnológica baseada em energias limpas e mais eficientes.