Qual é a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade o que poderá acontecer caso elas sejam destruídas *?

As florestas cobrem cerca de 31% da área terrestre, armazenam mais de um trilhão de toneladas de carbono e fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 milhões de pessoas, segundo o Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), o ECOSOC. Ainda segundo a ONU, servem de abrigo para aproximadamente 750 milhões de pessoas.

Todos nós temos noção da importância das florestas. Além da sua importância natural, pelo seu valor intrínseco, abrigam grande parte da biodiversidade do planeta, tanto da fauna quanto da flora. Elas concentram, de acordo com a ONU, 75% da água doce do planeta. Contribuem para a integridade dos rios, por fornecerem proteção através das matas ciliares, protegem os solos de erosões, reduzem a saída de nutrientes dos ecossistemas, quando em equilíbrio; entre outros inúmeros aspectos de importância biológica.

As florestas também são de grande importância para o ser humano, não só por garantir os processos biológicos, mas também por trazerem diversos benefícios à sociedade. Dentre esses benefícios podemos citar a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais, tais como recursos madeireiros, plantas medicinais e produtos destinados a nossa alimentação; são fonte de recursos genéticos e locais de pesquisa, turismo e recreação.

O planeta já perdeu muito de sua cobertura vegetal devido à urbanização e à expansão das culturas agrícolas e agropecuárias. As florestas têm sido destruídas através dos desmatamentos e das queimadas, o que já levou muitas espécies da fauna e da flora à extinção e tem ameaçado muitas outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A destruição das florestas tem causado grande impacto nas mudanças climáticas do nosso planeta. Como elas são responsáveis pelo armazenamento de grande parte do carbono disponível no ambiente, a sua destruição afeta esse seu papel, contribuindo para o aumento de carbono na atmosfera, na forma de gases, como o dióxido de carbono. Além disso, o desmatamento é responsável por 12 a 20% das emissões globais de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, ainda segundo o ECOSOC.

Para mantermos a integridade das florestas, dos rios, dos ciclos da natureza e a biodiversidade, bem como desacelerarmos o aquecimento global, devemos acabar com as queimadas e os desmatamentos ilegais.

De 2003 a 2013 foi registrada uma queda de 20% nos desmatamentos, de acordo com a ONU. E como forma de preservar as florestas e erradicar os desmatamentos ilegais, a Instituição tem proposto que os países apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.

A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.

As florestas tropicais localizam-se em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do equador, e em zonas situadas próximas aos trópicos. Sua ocorrência se dá nos continentes americano, africano e asiático, mas, no Brasil, elas recebem o nome de Floresta Amazônica, Mata Atlântica, além de alguns grupos vegetacionais do sul do país, como a Mata de Araucária. No mapa a seguir podemos observar a distribuição geográfica da floresta tropical pelo planeta:

Qual é a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade o que poderá acontecer caso elas sejam destruídas *?

Mapa da distribuição da floresta tropical pelo mundo

Como podemos perceber, as florestas tropicais não recobrem volumosas áreas sobre o planeta. No entanto, elas são responsáveis por dois terços de toda a biodiversidade do mundo, de forma que todas as medidas de preservação do meio natural da Terra perpassam pela conservação e controle do desmatamento dessas unidades de vegetação.

Em razão da elevada umidade e das constantes chuvas, a amplitude térmica não costuma ser muito elevada nessas localidades, além de haver uma maior presença de espécies hidrófilas e latifoliadas, com solos, em muitos casos, saturados ou ricos em recursos hídricos. As principais espécies de árvores alcançam os 60 metros de altura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da altura média elevada das árvores, a umidade, as chuvas e a luz solar abundante favorecem o alargamento da copa das árvores, formando um “forro” que confere a densidade desse bioma. Com isso, as áreas mais baixas da floresta não recebem luz solar, dificultando o crescimento de novas espécies circundantes, exceto as epífitas, as árvores que crescem envolvendo o tronco de outras já existentes.

Durante muito tempo, pensou-se erroneamente que as florestas tropicais consistiam no “pulmão do mundo” por supostamente emitirem as maiores quantidades de oxigênio na atmosfera. Atualmente, no entanto, sabe-se que essa função pertence aos plânctons e algas marinhas, haja vista que nas florestas pluviais tropicais o oxigênio produzido é utilizado pelos seres vivos locais e, principalmente, pela decomposição do material orgânico gerado pela floresta.

No que diz respeito à atmosfera, a importância das florestas tropicais encontra-se na sua função de atenuar as temperaturas, funcionando como uma espécie de ar-condicionado. Além disso, esse bioma tem a propriedade de “bombear” as águas das chuvas e do subsolo para a atmosfera, em um processo conhecido como “evapotranspiração”, que gera algumas frentes de umidade que se deslocam para outras áreas.

Qual a importância das florestas tropicais em termos de biodiversidade e o que poderá acontecer caso elas sejam destruídas?

Florestas tropicais primárias degradadas nunca recuperam sua biodiversidade. Graças às florestas tropicais, as grandes nuvens de chuva se formam, a maioria das nascentes consegue produzir água e a maior parte das espécies animais do mundo encontra abrigo e alimento.

O que pode acontecer caso as florestas tropicais sejam destruídas?

O desaparecimento dos mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que compreendem a região amazônica implicaria consequências sem precedentes: 20% da quantidade de água doce na Terra, presente nos rios amazônicos, sumiria do mapa, além da extinção de quase metade das espécies de plantas e animais do planeta, muitas ...

Qual é a importância das florestas tropicais em termos de?

As florestas tropicais têm um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta, abrigando aproximadamente 50% das espécies de plantas e animais. Elas ajudam na regulação do clima global produzindo uma quantidade significativa de oxigênio e removendo gás carbônico atmosférico.

Qual a importância das florestas na biodiversidade?

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas.