Qual é a importância de utilizar o Equipamento correto e de acordo com a atividade?

Qual é a importância de utilizar o Equipamento correto e de acordo com a atividade?

Os Equipamentos de Prote��o Individual (EPI), como o pr�prio nome j� diz, s�o feitos para proteger o trabalhador durante atividades que oferecem algum tipo de risco, como o trabalho em altura, soldagem, ambientes com ru�do ou produtos qu�micos, por exemplo, entre diversos outros.

Al�m de proporcionarem um ambiente mais seguro para os trabalhadores, eles tamb�m oferecem uma melhor qualidade de vida no dia a dia dos usu�rios, colaborando, inclusive, para a produtividade de cada um.

Mas, nem sempre, o simples fato de estar utilizando os equipamentos � garantia de prote��o, isso porque eles precisam ser usados corretamente para a m�xima efici�ncia.

Por isso, hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre o uso correto de alguns equipamentos.

Mas, antes, vamos explicar o que � um EPI e quais as suas fun��es.

PARA QUE SERVE O EPI?

De acordo com a Normal Regulamentadora n�mero 6 (NR 6), Equipamento de Prote��o Individual (EPI) � �todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade proteg�-lo de riscos ou amea�as � seguran�a e � sa�de�.

Eles s�o usados para a prote��o auditiva, respirat�ria, visual, da cabe�a, das m�os e prote��o antiqueda, por exemplo.

S�o �culos de prote��o, luvas, cintur�es de seguran�a, abafadores de ru�do, m�scaras, capacetes, entre diversos outros.

OS RISCOS DE N�O USAR O EPI CORRETAMENTE

Sempre ouvimos muito falar sobre a n�o utiliza��o do EPI, que pode resultar em acidentes ocupacionais e at� levar os trabalhadores a morte. Mas pouco se fala sobre um assunto t�o importante quanto: a utiliza��o errada dos Equipamentos de Prote��o Individual, o que tamb�m pode oferecer riscos � sa�de dos usu�rios.

Por isso, separamos aqui alguns passos para voc� n�o errar na utiliza��o do seu EPI:

� Identifique os riscos da sua atividade

O primeiro passo para evitar acidentes � identificar os riscos da sua atividade. A an�lise de risco deve ser feita pelo t�cnico/engenheiro de seguran�a do trabalho, respons�vel pelo trabalho que ser� executado. Utilizar o equipamento que n�o condiz com a realidade do seu trabalho pode provocar acidentes.

Por exemplo, se na sua atividade h� o manuseio de objetos cortantes, n�o vai adiantar utilizar luvas feitas para manusear produtos qu�micos. � preciso utilizar o EPI espec�fico para essa atividade. O que inclui ficar atento tamb�m ao material que cada EPI foi fabricado.

Leia mais sobre como escolher suas luvas de prote��o clicando aqui.

Qual é a importância de utilizar o Equipamento correto e de acordo com a atividade?

� Utilize os equipamentos do tamanho e regulagem corretos

Depois de escolhido o EPI para o tipo de atividade espec�fica, � importante que o usu�rio utilize o produto com o tamanho correto para o bom desempenho no trabalho e a correta prote��o. Atualmente, no mercado, os EPIs contam com diferentes tamanhos n�o s� para garantir a m�xima seguran�a, como tamb�m dar mais conforto ao usu�rio.

� fundamental tamb�m que o trabalhador ajuste os EPIs corretamente. Os capacetes, abafadores de ru�do, cintur�es de seguran�a, m�scaras, etc, precisam estar perfeitamente encaixados ao corpo para evitar acidentes.

Qual é a importância de utilizar o Equipamento correto e de acordo com a atividade?

� Siga as orienta��es do fabricante

Para o bom funcionamento dos EPIs � essencial seguir a recomenda��o dos fabricantes, n�o s� relacionadas ao prazo de validade, ou orienta��es de conserva��o, armazenamento/guarda, como tamb�m as especificidades de cada um.

Por exemplo, os cintur�es de seguran�a, utilizados no trabalho em altura para evitar a queda dos usu�rios, contam com modelos com tr�s tipos de pontos de conex�o: ancoragem (A), suspens�o (S) e posicionamento (P). Cada ponto tem a sua fun��o espec�fica e jamais pode ser utilizada de outra forma. A ancoragem n�o pode ser usada no posicionamento, por exemplo, pois o usu�rio, mesmo com todos os equipamentos, n�o vai estar protegido contra queda. Para que o usu�rio esteja protegido, o cintur�o obrigatoriamente precisa estar conectado ao ponto de ancoragem.

Leia mais sobre como escolher o cintur�o de seguran�a clicando aqui.

Qual é a importância de utilizar o Equipamento correto e de acordo com a atividade?

� S� compre EPI com CA

Vale a pena lembrar que, em todos os casos, os EPIs precisam ter o Certificado de Aprova��o (CA), emitido pelo Minist�rio do Trabalho e Previd�ncia. � o CA que indica a conformidade e legalidade do produto comercializado. � a garantia de que eles foram aprovados nos ensaios comprobat�rios de prote��o.

Entender o que é EPI e qual sua importância é vital para manter a saúde e segurança do trabalho na empresa.

Diariamente, inúmeros trabalhadores estão expostos a situações de risco, seja ele mínimo, moderado ou alto.

Uma das principais formas de mitigar esses riscos e contribuir com a segurança em ambiente de trabalho é a utilização de EPIs.

No post de hoje, você verá o que são EPIs, qual sua importância e por que devem ser utilizados.

O que é EPI?

EPI significa Equipamento de Proteção Individual. São equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger uma parte do corpo ou o indivíduo todo contra riscos específicos.

De acordo com a NR 6, a definição de EPI seria: “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde”.

Dessa forma, entram na lista dos EPIs itens como:

  • Óculos de proteção;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Protetores auriculares;
  • Máscaras;
  • Abafadores de som;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para alturas.

Há ainda outros EPIs, sendo que cada função ou cada tipo de risco necessita de equipamentos próprios.

Qual a importância dos EPIs?

Depois de entender o que é EPI, também é preciso entender sua importância. Os Equipamentos de Proteção Individual são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Eles tornam a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores, já que, dentro do local de trabalho, acidentes podem acontecer com qualquer pessoa.

Além disso, a empresa que não fornece e não fiscaliza a utilização de EPIs, está descumprindo os termos da NR 6, ficando sujeita a multas e processos judiciais.

Preocupar-se com a saúde e segurança das pessoas é a melhor forma de garantir que o trabalho continuará acontecendo com o mínimo possível de imprevistos.

O que é EPI: principais tipos

Entre os principais tipos de EPIs, temos:

Proteção auditiva

Utilizado por trabalhadores que estão expostos a ruídos altos ou constantes.

Proteção respiratória

Para quem trabalha com agentes químicos ou orgânicos que sejam prejudiciais à saúde se inalados.

Proteção visual

Para evitar que qualquer partícula machuque os olhos ou cause cegueira.

Proteção facial

Para proteger a face como um todo, em situações onde há risco generalizado em direção à face.

Proteção da cabeça

Para proteger contra contusões, traumas e pancadas na cabeça.

Proteção antiqueda

Para evitar a queda de trabalhadores de locais altos ou instáveis.

Quem deve arcar com o fornecimento de EPIs?

É a própria empresa que deve arcar com o fornecimento dos EPIs aos trabalhadores.

É dever da empresa garantir que todos os equipamentos estejam em boas condições de uso e que desempenhem sua função corretamente.

Também é um papel da empresa fiscalizar o uso dos EPIs por parte dos colaboradores, garantindo que todos estejam devidamente protegidos.

O fornecimento é obrigatório sempre que as medidas de ordem geral e a implementação de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) não forem suficientes para a proteção contra riscos e acidentes, ou para situações de emergência.

Quais os riscos de não utilizar EPIs?

Em primeiro lugar, o principal risco da não utilização de EPIs é a abertura que se dá aos acidentes de trabalho.

Acidentes de trabalho podem incapacitar o colaborador temporária ou permanentemente, gerando afastamento ou, nos casos mais graves, aposentadoria por invalidez.

Além disso, diversas empresas possuem riscos que agravam a saúde dos colaboradores gradativamente.

É o caso de empresas onde há muito ruído (que pode levar à surdez) ou agentes químicos (que podem causar problemas respiratórios e várias outras doenças).

Somente a utilização de EPIs pode minimizar o risco de o colaborador desenvolver uma doença em decorrência do trabalho.

Por isso, entender o que é EPI e quais os riscos de não utilizá-los é primordial para todo gestor.

Então, quais as vantagens de utilizar EPIs?

Além da empresa se tornar mais segura com a utilização de EPIs, ela também está cumprindo a NR 6, ficando nos conformes da legislação.

O ambiente de trabalho se torna mais saudável para todos os envolvidos, e o número de acidentes diminui drasticamente.

Além disso, também aumenta a satisfação dos colaboradores, que se sentem mais aptos e têm menos reclamações.

Por fim, a qualidade de vida melhora de forma geral, trazendo bem-estar, saúde e segurança a todos os setores da empresa.

Tem dúvidas? Fale conosco!

Qual a importância de usarmos os equipamentos corretos?

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

Qual a importância do uso adequado do EPI na realização das atividades profissionais?

Como já mencionamos, o EPI é importante pois protege o profissional, reduzindo os riscos e as ameaças ao trabalhador na sua atividade laboral. Aliás, o seu uso é determinado pela NR 6, norma técnica que estabelece o fornecimento de equipamentos de proteção ao trabalhador.

Qual a importância do uso do equipamento de proteção individual EPI?

Isso porque, além de proporcionar conforto aos colaboradores, os EPIs garantem ao corpo humano isolamento físico (evitando cortes, torções, pancadas etc.), químico (protegendo de intoxicação por fluidos corrosivos, por exemplo) e biológico (impedindo contaminações virais e bacterianas).

Qual a importância dos equipamentos de segurança no laboratório?

Sua principal função é proteger o trabalhador contra contaminações que se iniciam pelo sistema respiratório, tanto no que diz respeito a substâncias químicas como também agentes biológicos. O material da máscara pode variar e alguns modelos também são diferenciados, contando com filtros, inclusive.