Qual é a lógica da configuração da produção industrial global?

 “No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: EdUSP, 2006. p.39.)

Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:

a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.

b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.

c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.

d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.

e) O espaço geográfico social, atualmente, resume-se à construção das cidades e moradias.

A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que:

a) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.

b) os países centrais abandonam completamente a fabricação de produtos secundários, destinando os seus esforços apenas ao setor terciário.

c) a expressão do capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos dominantes da economia global.

d) a industrialização manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um indicativo do avanço tecnológico regional ou nacional. 

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:

a) Urbanização

b) Industrialização

c) Mecanização do campo

d) Extrativismo mineral e vegetal

e) Delimitação de Unidades de Conservação.

(UEMG)

A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.

a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.

b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.

c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.

d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

a) Falso – O espaço geográfico é construído por elementos da natureza que, em maior parte, são organizados a partir da transformação destes em mercadorias e objetos técnicos.

b) Falso – A produção do espaço não pode ser considerada homogênea e igualitária, visto que ela se manifesta com diferenças no tempo, nas condições sociais e no desenvolvimento técnico.

c) Verdadeiro – O espaço geográfico é o meio produzido pelo homem no sentido de construir o seu próprio ambiente através das transformações da natureza, que passa a ser considerada como uma natureza humanizada.

d) Falso – O uso das técnicas é um dos elementos primordiais na constituição do espaço geográfico.

e) Falso – O espaço geográfico vai além do meio urbano, estendendo-se também para o meio rural, onde também se constituem formas e ações sociais.

A produção industrial, em nível mundial, organiza-se espacialmente com base na Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em que os países centrais produzem mercadorias industriais e dominam tecnologias de ponta, enquanto os países periféricos fornecem, em geral, matérias-primas e produtos industriais com baixo valor tecnológico.

Alternativa correta: letra A

A construção do espaço econômico envolve todo e qualquer processo de transformação da natureza pelas atividades humanas, no sentido de atender aos seus interesses para a constituição de suas sociedades. Essa dinâmica envolve elementos como a urbanização, a transformação do meio rural, a propalação de indústrias e a extração de elementos naturais. Dessa forma, apenas aqueles espaços conservados e não afetados diretamente pela ação antrópica não se constituem como instâncias participativas dessa categoria.

Alternativa a ser assinalada: letra E. 

As empresas multinacionais caracterizam-se por serem, em geral, altamente tecnológicas, combinando uma série de ações e técnicas para diminuir quantitativamente as unidades de produção e o uso de matérias-primas e elevar qualitativamente a otimização do processo produtivo. Além disso, essas empresas descentralizam-se por várias partes do globo e organizam, por essa razão, grandes investimentos publicitários para alcançar o maior mercado consumidor possível.

Alternativa a ser assinalada: letra D

Qual a lógica da produção industrial?

Da perspectiva da Industria Cultural, é possivel perceber que a lógica da produção industrial capitalista é a) produzir artisticamente mercadorias voltadas para as diferenças culturais entre os povos.

Como funciona a produção industrial na globalização?

O aumento da produtividade – Automação industrial, a robótica e a informação transformará a produção industrial. Robôs e máquinas substituem antigas funções exercidas pelos trabalhadores, acelerando o processo de fabricação. Com isso houve um aumento significativo da produtividade. A produção global cresceu.

Quais são as principais características de uma produção industrial?

A produção industrial exige a combinação de quatro factores fundamentais: o emprego sistemático e intensivo de máquinas accionadas por uma força motriz; o emprego de processos tecnológicos direccionados para a produção de bens para o mercado; a utilização duma quota crescente de capital constante; a concentração dos ...

Como podemos definir o modo de produção industrial?

Os modelos de produção industrial são técnicas utilizadas no sistema fabril para melhor conduzir as operações realizadas em suas linhas de montagens.