Qual é a principal diferença entre a teoria de classe de Weber e Karl Marx?

Hoje, nosso estudo se voltará aos principais sociólogos e suas diferentes visões e maneiras para compreender a sociedade. Vamos lá?

Indice

Karl Marx

Para Marx, a base para entender a sociedade é a economia. As maneiras como os homens produzem, trabalham e transformam o mundo moldam as relações sociais. Dessa forma, o foco do estudo social é a relação dos homens com os meios de produção.

Marx viveu no século XIX e suas ideias foram influenciadas pelo sistema e contexto histórico da época, isto é, o sistema capitalista e a Revolução Industrial. Analisando a sociedade dessa forma, as relações de produção se caracterizam pela propriedade privada dos meios de produção (máquinas, capital, etc), os detentores dos meios de produção (burguesia) e aqueles que vendem sua força de trabalho por um salário (proletariado).

Ou seja, os burgueses possuem máquinas e capital e contratam funcionários para trabalhar nessas máquinas para produzir produtos que geram mais capital. Mas quanto vale o produto produzido? E qual o salário do trabalhador? Com certeza, esses valores não são iguais!

A diferença entre o valor que o burguês vende um produto e o salário que o burguês paga ao proletariado é chamado de mais-valia. Isso garante que o capital do burguês aumente e que o sistema permanece existindo da mesma forma.

Logo, Marx defende que qualquer mudança na sociedade provém de alterações dos meios de produção e isso acontece através do conflito entre classes, ou seja, conflito entre proletariado e burguesia.

Atualmente, os meios de produção são diferentes dos da época de Marx. Existem mais classes, formas de trabalho, etc. Apesar disso, as mesmas concepções da sociologia de Marx, conhecida como Materialismo Histórico, podem ser utilizadas para interpretar a sociedade.

Émile Durkheim

A preocupação de Durkheim era desenvolver uma teoria geral da sociologia, com grande rigor científico, ou seja, entender as regras, as normas e as instituições que padronizam a sociedade. Para entender isso, vamos fazer uma analogia. Para entender o funcionamento da natureza, estudamos as leis da natureza, certo? Por exemplo, as leis da física. Sabemos que um corpo permanece imóvel se uma força externa não age sobre ele e isso é explicado pela lei da inércia.

Da mesma forma, para entender como funciona a relação entre os homens, devem existir leis sociais. As regras, valores e leis da sociedade existem para manter a ordem. Para Durkheim, existem dois tipos de organização da sociedade: através de solidariedade mecânica ou solidariedade orgânica.

A solidariedade mecânica é caracterizada pelas sociedades primitivas (tribos, clãs). Nesse tipo, a sociedade se mantém coesa, isto é, unida, porque todos os indivíduos compartilham dos mesmos valores, crenças e tradições.

Já na solidariedade orgânica, a sociedade funciona como um organismo humano, onde cada órgão tem uma função diferente e não funciona independente dos outros, ou seja, é necessário que um órgão dependa do outro e que todos funcionem adequadamente para que o organismo, isto é, a sociedade, funcione bem. Caso contrário, ocorrem anomalias sociais.

Max Weber

O foco da sociedade, para Weber, são os indivíduos. Como vimos, Durkheim defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais. Para Weber, ocorre o contrário: as estruturas da sociedade são moldadas pelas motivações dos indivíduos.

Tudo que é coletivo, por exemplo, leis, valores morais, cultura, religião, economia, etc, é da forma que é porque os indivíduos agem e orientam suas ações dessa maneira. Caso as pessoas alterem suas condutas e deem outro sentido às suas ações, a estrutura atual se desfaz e uma nova estrutura social é montada, ou seja, a sociedade muda.

Por ser centrada no indivíduo, para interpretar a sociedade de acordo com a visão de Weber, é necessário criar tipos ideias, que é um modelo simplificado da realidade, elaborado através de traços essenciais das ações. Isso é feito para guiar o cientista social devido a alta diversidade de ações individuais existentes.

Fique de olho que continuaremos publicando explicações e resumos de estudo para você mandar bem no Enem!

Nesta revisão veremos que as nomenclaturas das classes se transformaram ao longo do tempo e entenderemos como estas transformações são o reflexo de mudanças sociais e também da manutenção do poder das classes dominantes.

A divisão da sociedade em classes, estratos ou grupos sociais não é algo recente, já que remonta os primórdios da civilização ocidental. Porém o termo classe social surge na modernidade, com o desenvolvimento do capitalismo industrial, por volta do século XIX.

Os diferentes conceitos de classes sociais

Na história da Sociologia, diversos autores de debruçaram sobre o estudo das classes sociais. Assim como em outros temas, neste destacam-se as contribuições de Max Weber e Karl Marx.

As classes sociais para Max Weber

Max Weber foi um dos primeiros a identificar o fenômeno da estratificação social. Para ele, isto que nada mais é do que a divisão da sociedade a partir de três elementos fundamentais: prestígio social, econômico e político.

Publicidade

Para este autor, o termo classe refere-se a qualquer grupo de pessoas que se encontram em uma mesma situação econômica. Weber acreditava, no entanto, que o status de uma pessoa, ou seja, sua posição social definida a partir de seu estilo de vida e instrução formal, não necessariamente estaria vinculado a sua posição de classe, pois a posse de uma propriedade ou o acúmulo de capital nem sempre é suficiente para garantir uma posição social de prestígio.

Classes sociais para Marx e Engels

Outros autores, como Karl Marx e Friedrich Engels, tomarão o termo classe social como central para a análise da sociedade capitalista e suas contribuições foram fundamentais para entendermos a divisão de classes hoje.

Como você já deve saber, segundo Marx, a dinâmica social capitalista está centrada na propriedade privada. Com base nela se constituem as classes sociais e todas as relações de troca.

Qual é a principal diferença entre a teoria de classe de Weber e Karl Marx?
Burguesia x proletariado
Fonte: http://www.viverdeeducar.net/2014/08/karl-marx-individuo-e-classes-sociais.html

Assim, a sociedade será estruturada a partir de duas classes antagônicas, uma que tem os meios de produção e, por isso, tem o poder de explorar – a burguesia – e outra que precisa vender sua força de trabalho e, por isso, é explorada – o proletariado.

Para Marx, o poder econômico da burguesia é determinante sobre os outros poderes – político, social, etc –, logo, quem tem a propriedade privada automaticamente tem acesso aos outros poderes, tornando-se parte da classe dominante.

A divisão de classes na sociedade contemporânea

Marx e Weber, cada um a seu modo, estavam corretos em suas análises, porém, hoje, com a chegada do capitalismo pós industrial e as transformações provocadas pela globalização, o buraco é mais embaixo.

A complexidade das sociedades contemporâneas não cabe em duas classes sociais e vai muito além das condições de status e prestígio político.

Questões como raça e gênero passaram a ser fundamentais para entender a divisão da sociedade em classes, assim como para perceber as nuances da dominação, exclusão e discriminação de alguns grupos sociais.

Em meados do século XX, surgiu a nomenclatura classe baixa, classe média e classe alta. A emergência da classe média como classe que vem crescendo em tamanho e importância social nos países capitalistas em desenvolvimento, como o Brasil, a Índia e a África do Sul, fez com que muitas pessoas concluíssem que estamos nos encaminhando para uma vida em sociedade mais justa, com menos desigualdade, dominação e exclusão social.

Porém, os índices de desemprego, violência e discriminação por raça, classe e gênero vêm crescendo na maior parte dos países, fazendo com que essa teoria das supostas melhorias sociais caia por terra.

Em relação às classes baixas e altas sabemos, por exemplo, que a questão de raça é determinante, já que vemos uma grande porcentagem de indígenas e negros nas classes baixas e uma grande porcentagem de brancos nas classes altas.

Essas classes correspondem também à divisão “pobres” e “ricos”, que é frequentemente utilizada no cotidiano, mostrando como as sociedades de hoje, em alguns aspectos, continuam parecidas com a sociedade analisada por Marx.

Qual é a principal diferença entre a teoria de classe de Weber e Karl Marx?
Classes sociais no mundo contemporâneo
Fonte: http://jarbasmuvucado.blogspot.com.br/2010/05/camadas-sociais.html

Recentemente, surgiu uma nova nomenclatura para diferenciar as classes a partir de letras: A, B, C, D e E. Essa nova divisão, embora possa parecer mais desenvolvida e menos preconceituosa, invisibiliza as desigualdades sociais que definem a divisão da sociedade em classes.

Ou seja, essa divisão acaba por mascarar a dominação das classes A e B sobre as classes C, D e E.

Por outro lado, esta nova divisão dá conta da complexidade das sociedades contemporâneas, mostrando que numa mesma classe podem estar uma mulher branca com apenas ensino médio completo e um homem negro com nível superior, já que fatores como raça e gênero, juntamente com a instrução escolar e o poder aquisitivo (dinheiro), serão preponderantes para definir a classe social de uma pessoa atualmente.

Videoaula

Para saber mais sobre este tema, assista à videoaula a seguir, com a professora Anna, de Sociologia!

Questões sobre classes sociais

Agora que você já estudou as principais teorias sobre as classes sociais, responda às questões a seguir, selecionadas pela professora Juliana.

1. (UEL – 2006) Contardo Calligaris publicou um artigo em que aborda a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles mé-dicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a so-ciedade de castas. A questão levantada por Contardo Calligaris aborda aspectos relacionados à estratificação social, estudada, entre outros, pelo sociólogo alemão Max Weber.

De acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é correto afirmar:

a) As sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social multidimensional, articulando critérios de renda, status e poder.
b) Médicos, engenheiros e advogados são designados de doutores porque suas profissões beneficiam mais a sociedade que as demais.
c) A titulação acadêmica objetiva a intimidação social e a demarcação de hierarquias que culmi-nem em uma sociedade de castas.
d) A intimidação social perante os subalternos expressa a materialização das castas nas sociedades modernas ocidentais.
e) Nas sociedades modernas ocidentais, a diversidade das origens, das funções sociais e das condições econômicas são critérios anacrônicos de estratificação.

2. (UEM – Inverno 2008) Em termos sociológicos, assinale a alternativa que não for correta sobre o conceito de classes sociais:

a) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
b) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
c) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
d) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a clas-se opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
e) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

3) A sociedade capitalista é divida em classes desde seu surgimento, porém, os critérios para definir os membros de uma classe foram se transformando e se complexificando ao longo do tempo. Que aspectos são considerados fundamentais para o pertencimento de uma pessoa a uma determinada classe hoje?

a) apenas raça e gênero
b) raça, idade e preferência política
c) apenas raça e poder aquisitivo
d) apenas gênero e preferência política
e) raça, gênero, instrução escolar e poder aquisitivo

Gabarito:

1) a
2) c
3) e

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Ben para o Blog do Enem. Juliana é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela mesma universidade. Atua como professora de sociologia no RS e em SC desde 2010. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.ben.brizola

Quais as principais diferenças entre as teorias de Karl Marx e Max Weber?

Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.

O que diferencia as classes sociais para Max Weber?

Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que não é medido somente pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho (ocupação), pelo consumo e pelo estilo de vida.