Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

O movimento de rotação da Terra é essencial para que a vida ocorra e sua precisão é responsável pela alternância exata entre dias e noites.

Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

No movimento de rotação, a Terra gira sobre o próprio eixo, de Oeste para Leste. Isso é o que determina a ocorrência dos dias e das noites sucessivamente.

Se a Terra ficasse paralisada, a face voltada para o Sol se queimaria, enquanto que a outra ficaria congelada.

O movimento de rotação ocorre de forma precisa e por isso a vida no nosso planeta pôde se desenvolver. A quantidade de luz solar é precisa, balanceando a temperatura e a exposição radioativa.

Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

O movimento de rotação

Denomina-se de movimento de rotação o deslocamento da Terra no seu próprio eixo. Isso demora o tempo exato, balanceado a radiação solar diária. A parte do planeta que fica voltada para o Sol é chamada dia, enquanto que a outra parte, noite.

O dia sideral é obtido quando se toma por referência uma estrela qualquer. A partir daí a Terra levará 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação. Já o dia solar é obtido usando o Sol como referencial, momento em que o planeta levará em média 24 horas para concluir o mesmo movimento.

Os quatro minutos que separam o dia solar do sideral tem uma explicação lógica. É que, ao mesmo tempo em que a Terra faz o movimento de translação, o Sol também se desloca.

Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

Um giro muito rápido

A Terra gira a uma altíssima velocidade, calculada em 1.675 km/h, sendo que equivale a 465 m/s. Por essa razão, se o planeta desacelerasse abruptamente, tudo que está em sua superfície seria arremessado ao espaço.

Essa velocidade toda foi auferida tendo o Equador por base, sendo que, se calculada sobre outro ponto, será menor. Só que, embora o planeta gire tão rápido, seus habitantes não percebem nada. E por muitos séculos prevaleceu a Teoria Geocêntrica, que defendia ser a Terra o centro do universo.

Posteriormente, cientistas comprovaram que, na verdade, nosso planeta é que gira em torno do sol. A Teoria Heliocêntrica foi de encontro à crença inclusive do que pregava a Igreja Católica.

O resultado do movimento de rotação

Estando a Terra em constante movimento de rotação, apenas uma parte de sua superfície é iluminada pelo sol. Por isso os horários em algumas partes do planeta são diferenciados, o que levou aos fusos horários.

Isso foi uma forma encontrada para regulamentar o tempo, que se tornou padrão em toda a orla terrestre. Foi preciso dividir o ângulo da circunferência da Terra (360º) pelas aproximadas 24 horas diárias.

No cálculo chegou-se ao resultado de 15º para 24 fusos horários, principiado a base no Meridiano de Greenwich.

Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

Outros movimentos da Terra

Embora o movimento de rotação seja o mais conhecido, o planeta tem muito outros, como a traslação e a nutação. Mas há também a precessão dos equinócios, a obliquidade da eclíptica e a variação da excentricidade da órbita.

Importante destacar o movimento de translação, ou revolução, que é a volta em torno do Sol. O tempo exato dessa volta completa é de 365,2422 dias.

Por conta dessa fração, que à primeira vista parece insignificante, é que existe o ano bissexto. Isso quer dizer que, a cada quatro anos, tem um ano com 366 dias, para corrigir o calendário.

As quatro estações do ano são originadas no movimento de translação somado à forma como o eixo planetário se inclina.

Você curtiu ler sobre o movimento de rotação da Terra? Pois então lei também sobre o que são pontos Cardeais e como eles ajudam na orientação geográfica.

Fonte: Educação, Toda Matéria, Brasil Escola, Só Geografia, Mundo Educação, Info Escola, Colégio Web, Mega Curioso, Escola Kids, Alunos Online.

Fonte das imagens: Geografia e Anarquia, Wikipédia, Science, Geo Conceição.

Qual é o movimento da Terra responsável pela alternância entre o dia é a noite?

A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.

Qual é o movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

O que é o movimento de rotação é translação?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Qual é o astro responsável por determinar o dia é a noite?

Mas, se ficarmos atentos, percebemos devido à movimentação do sol. Este astro parece movimentar-se no céu, mas na verdade é a Terra que gira! Veja na figura a 'rotação'. A principal consequência desse movimento são os dias e as noites.