Qual é o primeiro mês do calendário judaico

O Calendário Judaico segundo a qual são realizadas as atividades do cotidiano de todos nós foi adotado para orientar a população judaica principalmente quando estava no cativeiro após a expulsão por parte dos romanos. A maioria dos habitantes de Israel vivem de acordo com o calendário internacional, Gregoriano, e em parte de acordo com o calendário Judaico. Esta convivência hoje com o calendário cristão-gregoriano não é prejudicial, é uma adaptação a realidade internacional, porém os ciclos de festas e memoriais, dias santos e meses judaicos continuam sendo observado principalmente pela população mais religiosa do país.

A fonte de todos os nomes dos meses do calendário judaico é do idioma Acádio, um antigo idioma da Babilônia babilônica. O acadiano era a língua falada e escrita pelos judeus na Babilônia durante o exílio logo após a destruição do Primeiro. Os nomes dos meses foram trazidos para Israel em Israel por Shavei Zion, ou seja, pelos judeus que voltaram da Babilônia para Israel Israel com Esdras e Neemias.

Os nomes dos meses que eram comuns em Israel antes do exílio babilônico não foram preservadas. O calendário de Gezer do século X AC não menciona os nomes dos meses, mas foi nomeado para o trabalho feito nos campos e vinhas, a fim de dar aplicabilidade do volume de negócios anual de como funcionava a agricultura. Os nomes de alguns meses do ano estão mencionados nos livros de Reis, mas não são aplicáveis no dia a ​​dia na rotina judaica como eram “Mês robusto” = Tishrei; “Mês do sêlo” = Cheshvan, no calendário dos cananeus estes eram nomes de sacrifícios mensais que ocorriam a cada lua nova.

Segue abaixo os nomes dos meses judaicos

  • Mês de Tishrei
  • Mês de Cheshvan
  • Mês de Kislev
  • Mês de Tevet
  • Mês de Shivat
  • Mês de Adar
  • Mês de Nissan
  • Mês de Yar
  • Mês de Sivan
  • Mês de Tamuz
  • Mês de Av
  • Mês de Elul

Mês de Tishrei

Acadiano Tishrei = Iniciar. Este mês é mencionado em I Reis 8:2 chamado Lua robusta ou Mês robusto. Há apenas um mês do resto dos nomes babilônicos, que também é Ugarit (3) = lua vai servir.
Tishri

Mês de Cheshvan

Acadiano, Lua ou Mes de selo ou completa = oitavo mês. Mencionado no I Livro dos Reis 6:38 chamada Yareach Bull.

Mês de Kislev

Assírio, Lua espessa ou Mês espesso. Acadianas – micelas = óleo espesso. palavra hipotética significando lombo expectativa de chuva. É mencionado duas vezes na Bíblia – o livro de Zacarias 7:1 e em Neemias 1:1.

Mês de Tevet

Acadiano, afundamento. Aparentemente, a lama que se acumula por causa das chuvas. Mencionado no livro de Ester 2:16.

Mês de Shivat

Acadiano, tribo – o mês com chuva. Mencionado no livro de Zacarias 1:7.

Mês de Adar

Acadiano, o significado não é claro. Sugerem que a interpretação que é um mês cinzento, chuvoso, mal iluminado (nublado). Mencionado no livro de Ester, 3:7.
azevinho

Mês de Nissan

Acadiano, brotos, rebentos, mencionado em Neemias, 2:1, Livro de Ester, 3:7.
Nissan

Mês de Yar

Acadiano, significa que a luz. Mencionado no Talmud, Tratado Rosh Hashaná.

Mês de Sivan

Acadiano: Uma data fixa.

Mês de Tamuz

Acadiano, Tamuz é o nome de um deus babilônico antigo.
Tamuz

Mês de Av

Acadiano: Abu = Canas, juncos. Nele fazia-se o corte de cana. Também chamado Av Menachem segundo uma lenda nele teria nascido o Messias, em Tishá be’Áv.

Mês de Elul

Acadiano,colheita, eu seja, neste mês fazia-se a colheita.

Principalmente no Pentateuco, temos claras referências ao calendário judaico. No livro do Êxodo, por exemplo, vemos que a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos foram instituídas no primeiro mês, também chamado de “Abibe” (Êxodo 12:1-20; 3:4; 23:15). Outra referência a esse mesmo período está no livro de Deuteronômio:

Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite.
(Deuteronômio 16:1)

Passagens bíblicas como estas acabam gerando algumas dúvidas e curiosidades em muitos cristãos sobre como funcionava o calendário judaico. Para esclarecer um pouco dessas dúvidas, vejamos nesse texto os pontos principais para entendermos o calendário judaico.

Qual é o primeiro mês do calendário judaico

A divisão do Calendário Judaico

Primeiramente é importante saber que os judeus usavam dois tipos de calendários:

  1. Calendário Civil: era o calendário oficial de reis, nascimentos e contratos;
  2. Calendário Sagrado: calendário utilizado para computar as festas.

Os meses do Calendário Judaico alternavam-se entre 29 e 30 dias. Isso resultava em um ano mais curto que o nosso, no caso com 354 dias. A cada três anos aproximadamente, um mês extra de 29 dias, o mês chamado Veadar, era acrescentado entre Adar e Nisã.

Vejamos a distribuição dos meses no quadro abaixo:

Nomes de Meses Número de Dias Equivalência Mês do Ano Civil Mês do Ano Sagrado
Etanim 30 Setembro\Outubro
Bul 29 ou 30 Outubro\Novembro
Quisleu 29 ou 30 Novembro\Dezembro
Tabete 29 Dezembro\Janeiro 10º
Sebate 30 Janeiro\Fevereiro 11º
Adar 29 ou 30 Fevereiro\Março 12º
Abibe* 30 Março\Abril
Zive 29 Abril\Maio
Sivã 30 Maio\Junho
Tamuz 29 Junho\Julho 10º
Abe 30 Julho\Agosto 11º
Elul 29 Agosto\Setembro 12º

*O nome babilônico do primeiro mês do ano era Nisã, e os nomes babilônicos dos meses aparecem nos livros do Antigo Testamento nos períodos exílico e pós-exílico (ex.: Ester 3:7). O mesmo ocorre principalmente com os meses Zive (pós-exílio Iyar), Etanim (pós-exílio Tishrei) e Bul (pós-exílio Heshvan), onde são citados seus correspondentes correspondentes babilônicos.

Qual o início do calendário judaico?

De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão. Em 2022, as comemorações do ano 5783 do calendário judaico iniciaram no pôr do sol do dia 25 de setembro, ano cujo término ocorrerá em 15 de setembro de 2023 do calendário gregoriano.

Qual o primeiro mês no calendário judaico?

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Qual é o primeiro dia do calendário judaico?

Os dias da semana.

Quais são os meses do calendário judaico?

Calendário judaico: como funciona.
Nissan (março/abril).
Iyar (abril/maio).
Sivan (maio/junho).
Tamuz (junho/julho).
Av (julho/agosto).
Elul (agosto/setembro).
Tishrei (setembro/outubro).
Chesvan (outubro/novembro).