Qual a ideologia positivista é porque o positivismo influenciou tanto o início da República no Brasil?

Mestrado em Sociologia Política (UFSC, 2014)
Graduação em Ciências Sociais (UFSC, 2011)

Ouça este artigo:

No início do século XIX, a Europa vivia um momento de transição para a modernidade, tornando-se cada vez mais urbana e industrial. É nesse contexto que nasce a corrente filosófica do positivismo, formulada pelo francês Auguste Comte.

Ainda que a ciência, a indústria e o capitalismo ganhassem cada vez mais espaço, seria equivocado pensar que as ligações com o antigo regime estavam completamente rompidas. Apesar das reformas políticas e econômicas, no campo das ideias o iluminismo ainda não era hegemônico e a Igreja continuava detendo imenso poder em definir o entendimento dos homens sobre o mundo. Comte vivia em Paris e, portanto, observava essas transformações desde de um ponto de vista privilegiado. Enquanto uma parte dos filósofos se empenhava em colaborar com a reformulação das instituições modernas, Comte estava convencido de que antes disso era necessária uma completa reforma intelectual dos homens, que fosse capaz de imputá-los uma nova forma de pensar condizente com o progresso científico. A essa nova forma de pensar, Comte deu o nome de positivismo.

Em 1830, Comte publica o Curso de Filosofia Positiva. Segundo ele, a visão positiva era aquela buscava explicar os fenômenos – naturais ou humanos – através de sua observação e da elaboração das leis imutáveis que os regiam. Para Comte, a perspectiva positivista vinha se estabelecendo em diferentes campos de conhecimento, cada qual em seu próprio ritmo. A procura de leis imutáveis teria acontecido pela primeira vez na Grécia Antiga, com a criação da astronomia e da matemática. Alguns séculos depois o mesmo aconteceria com outras disciplinas, como a biologia e a química.

Em um último estágio, Comte acreditava que era possível elaborar uma ciência capaz de estudar o comportamento humano coletivo seguindo os mesmos métodos das ciências naturais. O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso). Não é coincidência que sejam exatamente estes os termos que aparecem hoje na bandeira do Brasil. Comte teve grande influência no mundo todo e suas ideias ganharam muitos seguidores no Brasil, especialmente entre intelectuais e militares, como Benjamin Constant e Luís Pereira Barreto. A presença dos positivista brasileiros foi notável no movimento republicano e na elaboração da Constituição de 1891. Nosso sistema de ensino também teve influências positivista.

Resumidamente, podemos dizer que o pensamento positivista fundado por Comte estabelece a ciência como o estudo das leis, do que é invariável, determinado e útil para o progresso humano. O positivismo trazia consigo um projeto político, que pretendia colocar a gestão da sociedade nas mãos de sábios e cientistas. Ainda que tenha entrado em decadência no século XX, o positivismo influenciou obras importantes, como as de Émile Durkheim e John Stuart Mill.

A título de curiosidade, vale lembrar que nos últimos anos de sua vida Comte se dedicou a elaborar uma religião positivista. Com a razão e o conhecimento em seu centro, essa religião buscaria a unidade humana em nome da ordem e do progresso. Comte chegou a elaborar um calendário próprio, onde os meses ganhariam o nome de pensadores notáveis, que também seriam celebrados em feriados comemorativas. No Brasil, a Igreja Positivista ainda possui uma sede no Rio de Janeiro.

Referência bibliográfica:

COMTE, Auguste. Comte, vida e obra; seleção de textos de José Arthur Giannotti. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sociologia/positivismo/

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG

Resumo

As ideias que serviram de base para o positivismo surgiram na França e na Inglaterra, durante o século XVIII. Esse movimento caracterizou-se pela aversão à religião e à metafísica, pelo empirismo e pela busca de simplicidade, clareza, representações exatas e precisas e uniformidade na metodologia de estudo de todas as ciências. O positivismo como filosofia surgiu ligado às transformações da sociedade europeia ocidental, na implantação de sua industrialização e influenciou de forma considerável a sociedade nos séculos XIX e XX. E, que a Educação é a área onde essa influência foi mais marcante, sendo que nas escolas, tal influência se fez sentir, devido às ciências auxiliares da Educação, a exemplo da Psicologia e da Sociologia. Essa influência se prolongou até o final da segunda década do século XX. No caso do Brasil, a influência do positivismo se espalhou na organização da sociedade republicana, ainda no século XIX, estimulando o culto ao cientificismo, desafiando a dominação católica ao mesmo tempo em que pregava a necessidade de uma Igreja da Humanidade, que primava pela religião positiva, pelo o culto à ciência. É importante ainda destacar que a Reforma Constant de 1890, baseada nos fatos e na demonstração científica, foi uma das principais consequências do positivismo no Brasil.

Palavras-chave: Positivismo. Transformações da sociedade. Influência no Brasil.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Qual a ideologia positivista é porque o positivismo influenciou tanto o início da República no Brasil?

  • PDF

Como Citar

Santos, R. M. de S., & Santos, J. O. dos. (2013). O positivismo e sua influência no Brasil. Revista Brasileira De Filosofia E História, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/2482

Seção

Revisão de Literatura

Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.

Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:

O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

  • José Ozildo dos Santos, Rosélia Maria de Sousa Santos, O serviço social no Brasil e sua evolução histórica , Revista Brasileira de Filosofia e História: v. 1 n. 1 (2012)
  • José Ozildo dos Santos, Rosélia Maria de Sousa Santos, O uso do celular como ferramenta de aprendizagem , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 4 n. 4 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
  • Maria do Socorro Moraes Nascimento Salustino, José Ozildo dos Santos, As relações interpessoais na adolescência numa visão psicopedagógica , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 5 n. 3 (2015)
  • Ivanize Couto de Oliveira Barros, José Ozildo dos Santos, A importância da parceria família-escola no processo de ensino aprendizagem , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 5 n. 2 (2015)
  • Rosélia Maria de Sousa Santos, Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá, José Ozildo dos Santos, Almair de Albuquerque Fernandes, Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, Rafael Chateaubriand de Miranda, Patrício Borges Maracajá, Aspectos históricos e geográficos do município de Emas, Estado da Paraíba , Informativo Técnico do Semiárido: v. 8 n. 1 (2014)
  • José Ozildo dos Santos, Rosélia Maria de Sousa Santos, Marcos Antônio Durvirgens Gomes, Rafael Chateaubriand de Miranda, Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, A qualidade da água para o consumo humano: Uma discussão necessária , Revista Brasileira de Gestão Ambiental: v. 7 n. 2 (2013)
  • Clemilda Maria dos Santos, José Ozildo dos Santos, A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 5 n. 2 (2015)
  • Damiana Gonçalves Nóbrega, José Ozildo dos Santos, A importância da literatura infantil para o aprendizado da leitura nos anos iniciais , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 5 n. 2 (2015)
  • Maria do Socorro Medeiros Nóbrega, José Ozildo dos Santos, Como lidar com o comportamento do aluno em sala de aula numa visão psicopedagoga , Revista Brasileira de Educação e Saúde: v. 5 n. 3 (2015)
  • José Ozildo dos Santos, Rosélia Maria de Sousa Santos, Maria Elidiana Lucas de Andrade, Debora Ferraz Moura Alves de Sousa, Debora Cristina Coelho, Agricultura orgânica e a sustentabilidade , Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável: v. 7 n. 5 (2012): Edicao Especial

Como o positivismo influenciou a República no Brasil?

No Brasil, o positivismo influenciou fortemente os militares e políticos ligados ao marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 depôs o imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, implantando uma tentativa de se fazer uma política baseada no positivismo, com o cultivo e a imposição da ordem ...

O que foi o positivismo e o que influenciou seu surgimento?

O positivismo foi uma corrente teórica criada por Auguste Comte que influenciou a política praticada nos primeiros anos do período republicano no Brasil. O contexto da Europa do século XIX impulsionou a busca pelo conhecimento. Isso resultou no surgimento do positivismo e da Sociologia.

Como o positivismo foi introduzido no Brasil?

O Positivismo chegou ao Brasil na passagem do século XIX para o século XX. Foi trazido da Europa por jovens estudantes brasileiros que iam para o velho continente completar sua formação acadêmica. As ideias positivistas logo se espalharam entre os abolicionistas e republicanos.

Qual é o principal objetivo do positivismo no Brasil?

Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.