Qual a importância da bacia Sedimentar do Paraná?

Por Priscila Melo em 01/07/2014

Quando falamos de hidrografia lembramos logo das bacias hidrográficas. Mas você sabe o que é uma bacia hidrográfica e quais são as regiões hidrográficas que existem em nosso país? Veja agora um pouco mais sobre a Bacia do Parnaíba, que é uma das três grandes bacias sedimentares do nosso país.

Qual a importância da bacia Sedimentar do Paraná?

Foto: Reprodução

Bacia hidrográfica

Uma bacia hidrográfica, que também pode ser chamada de bacia de drenagem, é o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

Em nosso país, segundo o CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hidrográficos), que é o órgão responsável pelo planejamento e uso consciente da água em nosso país, existem12 regiões hidrográficas.

Características da Bacia do Parnaíba

A Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, isso significa que cerca de 4% da área total do nosso país é ocupada por essa Bacia. Mas mesmo possuindo uma grande extensão do rio Parnaíba e seus afluentes, essa região é caracterizada pelos índices críticos de abastecimento de água, rede de saneamento básico e tratamento de esgoto.

É importante lembrar que essa região da Bacia do Parnaíba possui grandes reservatórios de água subterrânea (também conhecidos como aquíferos), que se forem explorados podem fornecer água para a população.

Onde se encontra e seus afluentes?

A bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí, Maranhão e ainda em alguns trechos do estado do Ceará. O sei bioma e bem variado, se inicia com a Caatinga, passa pela floresta tropical e termina na área de vegetação litorânea.

O principal rio desta bacia é o Parnaíba, que possui extensão de mil e quatrocentos quilômetros. Entre os maiores afluentes desta bacia e outros mais.

Bacia sedimentar

Como já foi dito anteriormente, a Bacia do Parnaíba é uma das três maiores bacias sedimentares que existem no Brasil. Mas o que seria uma bacia sedimentar? Você sabe?

A área marginal se precipita, indo depositar-se no fundo do rio, a medida em que as pedras, a areia e os demais corpos vão se juntando e sendo soterrados, sofrem um aumento de pressão e de temperatura, formando assim, conjuntos de rochas sedimentares.

A importância da Bacia do Parnaíba

A bacia do Parnaíba fornece água para uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas. Os rios que compõem essa bacia também são muito importantes para a realização de atividades econômica, principalmente para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).

*Texto originalmente publicado em 16 de dezembro de 2015 e atualizado em 2019.

Qual a importância da bacia Sedimentar do Paraná?
– Mais de 60 milhões de brasileiros vivem nela.

É o centro da economia brasileira.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a região hidrográfica do rio Paraná [no Brasil] tem uma área de 879,86 mil Km² ou quase 88 milhões de hectares – 10,3% do território brasileiro -,  fazendo parte os estados de São Paulo (25% da região); Paraná (21%); Mato Grosso do Sul (20%); Minas Gerais (18%); Goiás (14%); Santa Catarina (1,5%) e o Distrito Federal (0,5%).

Faz parte da bacia a cidade de São Paulo – a mais populosa da América do Sul – e outros importantes centros urbanos como Brasília, Ribeirão Preto, Goiânia, Campinas, Campo Grande e Uberlândia. A população ultrapassa os 60 milhões. A maior parte se concentra nas unidades hidrográficas dos rios Tietê e Grande, as quais, juntas, correspondem a aproximadamente 40%.

É uma das bacias sedimentares do País, as quais, em termos hidrogeológicos, “têm alta favorabilidade para o armazenamento de água subterrânea e constituem os mais importantes reservatórios, em decorrência da grande espessura de sedimentos e da alta porosidade de grande parte de suas litologias, o que permite a exploração de vazões significativas”. Mais especificamente, a maior parte da bacia do Paraná tem de “muito alta a média favorabilidade hidrogeológica”, incluindo as “principais unidades aquíferas representadas pelas formações Botucatu, Pirambóia, Guará, Bauru, Furnas, entre outras. São aquíferos de alta vazão e grande importância regional, que apresentam, no geral, água de boa qualidade química”.

Qual a importância da bacia Sedimentar do Paraná?
Seu relevo é formado basicamente por um dos planaltos brasileiros e que toma o nome da própria região: o planalto da Bacia do Paraná. É importante registrar que os planaltos, em geral, são terrenos mais antigos, relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.

Quanto aos solos, ocorre a predominância da classe dos Latossolos, que são solos profundos, bem drenados, homogêneos e altamente interperizados e lixiviados. Segundo o professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, João Carlos Ker: “O sucesso da agricultura nas áreas de domínio dos Latossolos Roxos (Planalto Rio-Grandense, Norte-Paranaense, áreas de São Paulo com destaque para a região de Ribeirão Preto, Guaíra, Sudoeste Goiano, região de Dourados-MS e Tangará da Serra – MT), parece confirmar a grande potencialidade agrícola destes solos, quer pela fertilidade natural, facilidade e resposta à correção da fertilidade quando for o caso e, ainda, pela possibilidade ampla de mecanização e mesmo de irrigação em alguns locais”. Das regiões citadas pelo autor, somente o Planalto Rio-Grandense e Tangará da Serra não estão na região hidrográfica do rio Paraná. A figura que segue mostra a distribuição dos tipos de solos da região hidrográfica do rio Paraná, conforme a classificação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos realizada pela Embrapa Solos.

Qual a importância da bacia Sedimentar do Paraná?

O clima também tem especial importância para a agricultura regional. Na região, ocorrem dois tipos climáticos: Tropical Brasil Central, o qual abrange a maior parte da área, com estação chuvosa no verão e seca no inverno – características essenciais para a cana -, e o Temperado na parte sul, podem ser observados os tipos de clima específicos do território.

Qual a importância da Bacia do Paraná e do Prata?

A Bacia do Paraná se destaca pelo seu intenso aproveitamento para geração de energia, inclusive, nessa bacia, está localizada a maior usina hidrelétrica do Brasil: a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Além disso, a Bacia do Paraná possui vários trechos navegáveis, o que facilita o comércio entre os países da região.

Qual a principal característica da Bacia do Paraná?

Principais características A Bacia do Paraná possui grande potencial hidrelétrico decorrente do grande volume de água e do relevo acidentado que apresenta, do qual se destaca a Usina Binacional de Itaipu, uma das maiores do mundo.

Por que a Bacia do Paraná é a mais utilizada no Brasil para a construção de usinas hidrelétricas?

Bacia Hidrográfica do Paraná A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.

O que favorece a bacia hidrográfica do Paraná?

Resposta verificada por especialistas. Essas ricas características naturais da bacia hidrográfica do Paraná favorece, principalmente, a construção de Hidrelétricas, sendo que as maiores e mais potentes de todo o Brasil encontram-se nas Bacias do Rio Paraná.