Qual e o principal fator climático que atua na região da Ásia?

A Ásia, maior continente do mundo, tem cerca de 44,5 milhões de km2. Seus pontos extremos no eixo leste-oeste são, ao leste, o estreito de Bering, e ao oeste a cadeia do Cáucaso e os montes Urais que o separam da Europa, além dos mares Cáspio, Egeu, Negro e Mediterrâneo. Ao norte, a Ásia é banhada pelo oceano Glacial Ártico e ao sul pelos oceanos Índico e Pacífico. As terras da Ásia estão compreendidas entre as zonas tropical, subtropical, temperada e polar. Por sua imensa extensão no sentido longitudinal, a Ásia apresenta enormes diferenças de fuso horário em seu território. Os altos planaltos asiáticos compreendem as maiores altitudes do mundo: localizados na zona central da Ásia, os do Tibete, por exemplo, apresentam altitude máxima em cerca de 5.000 metros.

Esse planalto é cercado de um cinturão de cadeias montanhosas como o Himalaia, que contorna o Tibete, apresentando altitude máxima de 8.840 metros, no monte Everest. O Himalaia apresenta cerca de 3.000 quilômetros em sua extensão. Acredita-se que o território correspondente à Índia, outrora separado do restante da Ásia, aproximou-se da área continental, ocorrendo um choque que teria resultado nos dobramentos terciários de que o Himalaia é formado.

A Ásia pode ser dividida em grandes áreas geográfico-culturais: Ásia Central, Caúcaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.

Relevo

Dois grandes conjuntos de cordilheiras podem ser destacados: o primeiro estende-se de Anatólia até o Pamir, compreendendo as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o Himalaia. A outra linha de cordilheiras é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla. Ao sul, existem planaltos e planícies importantes, como os planaltos da Arábia, do Irã e do Deccan; e as planícies da Mesopotâmia e os vales do Indo e do Mekong.

A região central é ocupada pelos planaltos do Tibete e da Mongólia, as estepes do Casaquistão e do Quirguistão, o deserto de Gobi e as planícies do norte da China.

Ao norte, a região é composta pela planície siberiana e pelo planalto de Kolima.

Hidrografia

O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia Central, encontram-se bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria, que desembocam no mar de Aral.

Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.

Clima

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite. O regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais.

Flora e fauna

A cobertura vegetal do continental ao norte é constituída pela tundra. Ao sul encontra-se a região coberta por bosques de coníferas. Estepes e grandes regiões desérticas predominam no sul da Sibéria e na Ásia central. As chuvas periódicas na Índia, China, Indochina e Indonésia favorecem o desenvolvimento de florestas tropicais e da vegetação de savana.

A vida animal do continente asiático é muito rica. Ursos-brancos, renas e diversos animais de peles raras como as focas, martas, lontras e arminhos deslocam-se para a região no verão, vindos da zona da taiga onde vivem alces, cervos, ursos-pardos, linces e lebres. Nas estepes e nos desertos habitam antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e vários tipos de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras altas da Ásia Central, enquanto aves tropicais e diversas espécies de ursos e de tigres habitam a área de monções. Na Índia, vivem também elefantes, crocodilos e cobras.

Composição étnica

A população asiática pertence a três grandes grupos étnicos: o caucasiano (brancos), o mongolóide (amarelos) e o negróide ou melanóide.

Línguas

Os mais importantes grupos lingüísticos são o eslavo (russo), o japonês, o coreano, as línguas semíticas, o iraniano, as línguas indo-arianas do Hindustão, as dravídicas do sul da Índia, as sino-tibeteanas (chinês), as malaio-polinésias, e as austro-asiáticas (vietnamita).

O clima de monções manifesta-se de forma mais incisiva no continente asiático e opõe duas estações com extremos meteorológicos opostos.

O clima de monções é um tipo de clima tropical que se manifesta de maneira mais visível nas regiões do sul e do sudeste asiático, que também são conhecidas como Ásia das Monções. A principal característica dessa composição climática é a sua variação em duas fases bem definidas, uma com um inverno extremamente seco e outra com um verão muito chuvoso.

Para entender a causa das monções, é preciso compreender algumas propriedades atmosféricas principais:

a) o ar tende a se deslocar das áreas de maior pressão atmosférica para as áreas de menor pressão;

b) a água, em razão de seu calor específico, leva mais tempo para se aquecer ou se resfriar do que as superfícies continentais;

c) o ar quente é menos denso e sobe, ao passo que o ar frio é mais denso e desce. Essa diferença gera a movimentação atmosférica e, muitas vezes, o deslocamento das massas de ar.

Durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região asiática e forma uma zona de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas, que, nesse momento, estão mais quentes, levando consigo toda a umidade do ar e nuvens de chuva. Por esse motivo, estabelece-se um longo período de seca, que é conhecido como monções continentais.

Já durante o verão, com o aumento intensivo das temperaturas, a relação inverte-se. A pressão atmosférica fica maior nas áreas oceânicas, que passam a apresentar, em média, 20ºC a menos de temperatura em relação às áreas continentais. Com isso, forma-se um grande fluxo de ar para as áreas povoadas e um grande volume de umidade e, portanto, de chuvas que passam a assolar a região, caracterizando, assim, as monções marítimas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira o mapa explicativo a seguir:

Qual e o principal fator climático que atua na região da Ásia?

Mapa explicativo do clima de monções na Ásia

As monções colocam em oposição dois extremos climáticos em uma mesma região ao longo do ano. Em muitos lugares, chuvas intensas no verão provocam alagamentos e prejuízos para a população, ao mesmo tempo em que o calor extremo chega a gerar, em alguns anos, até a perda de vidas. No outro período, a estiagem provoca uma condição de seca que pode acarretar a ausência de recursos hídricos ao longo do ano, havendo casos em que uma monção continental seca é sucedida por uma monção marítima irregular e de poucas chuvas, trazendo muitos prejuízos sociais. Esses problemas, em muitos casos, são agravados pela baixa qualidade de vida que se encontra em muitos dos países atingidos, notadamente na Índia, Paquistão, Bangladesh e até na Indonésia.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Qual e o principal fator climático que atua na região da Ásia?

O extremo norte da Ásia é dominado por climas polares. O norte da Sibéria é atravessado pelo Círculo Polar Ártico, onde podemos encontrar temperaturas médias muito baixas durante todo o ano. Isso se deve à inclinação da Terra, que limita a insolação na área.

Quais os principais fatores climáticos da Ásia?

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.

Qual fator que influencia no clima da Europa e da Ásia?

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.