Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes

A Deriva Continental e as teorias sobre a "movimentação" das Placas Tectônicas fazem parte dos conteúdos clássicos da Geografia e da história do planeta Terra. Veja resumo & simulado

“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva Continental. Veja o resumo e responda ao Simulado.

O que é a Deriva Continental?

Segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener

Mas afinal quem foi Alfred Wegener? – Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta.  Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”.

Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria pioneira sobre a Deriva Continental foi esquecida por muitos anos.

Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes
Figura 1 – Alfred Wegener (meteorologista, cientista alemão) 1880-1930.

Veja aula gratuita sobre as Placas Tectônicas para começar bem esta revisão:

Evidências da Deriva Continental

Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros.

  • As principais evidências da Deriva Continental são:
  • O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
  • A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
  • A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
  • E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)
    Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes
    Figura 2– Representação da movimentação dos continentes: Deriva Continental. 

Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes?

O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?

Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes

Afinal, se não fosse a ousadia e curiosidade desse meteorologista, será que alguém pararia para pensar que os continentes tinham uma ligação? Suas evidências foram resultado de muita investigação e estudos.

Ao examinar essas evidências chegou à conclusão que todos os continentes já foram um só: a Pangéia.

Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes
Figura 3 – Fósseis encontrados no estudo de Wegener. Infelizmente somente após a sua morte que sua teoria foi aceita e entendida.

Aula Gratuita: A Deriva Continental

Confira agora com o professor Raphael Carrieri o resumo online sobre a Deriva Continental.

Responda agora as questões do Simulado Enem de Geografia:

Simulado Deriva Continental

.

===

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá.

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Qual era a justificativa apresentada por Wegener para o movimento dos continentes pesquise?

De acordo com Wegener, as extensas massas emersas flutuavam sobre as águas oceânicas, e era o que causava a movimentação dos continentes e a sua consequente fragmentação.

Quais são as evidências que levaram Wegener propor a teoria da deriva continental?

Distribuição geográfica dos fósseis gondwânicos. A distribuição de fósseis terrestres idênticos em locais atualmente isolados entre si, como Austrália, Índia, África e América do Sul foi um dos argumentos de Wegener para o lançamento de sua teoria da Deriva Continental.

O que é a teoria da deriva continental é a teoria da tectónica de placas?

A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.

Como se deu o processo de formação dos continentes?

Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia. Daí em diante, as partes foram sendo fragmentadas, até assumirem a forma atual.